3 mins read

O que eram as feiras medievais como elas funcionam?

Como funcionam as feiras medievais?

Elas eram caracterizadas pelo encontro periódico de pessoas em algum lugar pré-determinado da cidade (burgos), onde vendiam produtos para a população ou realizavam trocas.
Em cacheSemelhantes

Por que surgiram as feiras nas cidades medievais?

Esse tipo de evento, desde a antiguidade, atraía artistas, que aproveitavam a oportunidade para distrair o público presente, evidenciando, desde muito tempo, uma relação da feira com a cultura popular. Com as cruzadas e a consequente reabertura do Mar Mediterrâneo, o Oriente reconectou-se com a Europa.

Como funcionavam as feiras medievais e quais as diferenças entre as feiras atuais?

As feiras medievais ocorriam em determinados locais, geralmente de grande circulação de pessoas, em algumas épocas do ano. Eram comercializados diferentes tipos de produtos, desde artesanato à gêneros alimentícios. Já as feiras atuais geralmente são semanais e são mais focadas em gêneros alimentícios.

Como se formaram as feiras medievais?

Sobre as feiras medievais é importante salientar aos alunos que esta atividade tornou-se mais frequente a partir do século XI, quando os mercadores deslocavam-se de uma região para outra a fim de comercializar seus produtos.

Quanto dias duravam as feiras medievais?

As feiras medievais duravam de 15 a 60 dias e aconteciam uma ou duas vezes por ano, reunindo mercadores de várias partes da Europa e do Oriente.

Qual é a origem das feiras?

Ainda é meio nebulosa a origem das feiras-livres nas grandes cidades, pois alguns especialistas afirmam que em 500 a.C. já se realizava essa atividade no Oriente Médio e, outros não menos estudiosos, dizem que essas atividades surgiram na Idade Média relacionadas às festividades religiosas.

Quanto tempo duram as feiras medievais?

As feiras medievais reuniam mercadores de várias partes do mundo, e duravam de quinze dias a dois meses e aconteciam uma ou duas veses por ano.

Qual é a importância das feiras?

As feiras livres são um importante espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar, indo muito além disso: é também espaço de socialização, identidade regional e cultural e também de articulação política.

Como foi o surgimento das feiras?

Elas surgiram entre o século X e XI, com as transformações da sociedade feudal europeia que estava em decadência, com isso teve um crescimento urbano e comercial, gerando mudanças no sistema de produção, distribuição e abastecimento alimentar.

Como estavam organizadas as feiras medievais?

As feiras medievais eram organizadas a partir dos excedentes da produção de uma região (um feudo), e atraíam mercadores de outros feudos, que comprariam estes excedentes (vendendo os das suas próprias regiões) e os venderiam em regiões que necessitassem deles.

Qual é a função das feiras?

Barbosa (2008) considera as feiras como um meio de inserir a cidade no contexto global, pois através das diferentes manifestações culturais, diferentes estilos e ritmos de vida, a feira desenvolve uma função importante para a comunidade, oferecendo lazer, comércio, cultura local para a população que dela usufrui.

Quem participava das feiras medievais?

A feira medieval era um grande evento comercial que ocorria na Europa durante a Idade Média reunindo, anualmente, produtores (artesãos, lavradores, criadores), comerciantes e consumidores em um determinado lugar onde as mercadorias eram expostas.