6 mins read

O que escrever sobre feminicídio?

O que falar numa redação sobre feminicídio?

A estrutura ideal de uma redação sobre feminicídio

Ou seja, precisa abordar o tema e argumentar as possíveis problemáticas sobre ele. Tudo isso feito em prosa, ou seja, texto corrido. É importante considerar, também, que os argumentos e soluções não podem ir contra os Direitos Humanos.
Em cache

O que é feminicídio texto?

Feminicídio é o assassinato de uma mulher pelo simples fato de ser mulher. Os motivos mais comuns são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, comuns em sociedades marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino, como é o caso brasileiro.

Quais são os principais motivos do feminicídio?

São crimes motivados por ódio ou sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres. Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo, quase sempre elas são vítimas de companheiros ou familiares.

O que falar em uma redação sobre a violência doméstica?

Esclareça o que puder sobre o assunto

Além do conceito, mostre que o seu texto se baseia em conteúdo que pesquisou e que sabe sobre o que está a falar. Explique que a violência doméstica não pressupõe apenas agressão física, que pode levar a vítima à morte, mas outros tipos de agressão.

Como fazer um texto sobre a violência?

Em uma redação sobre violência, o mais importante é conseguir embasar todo o texto sobre argumentos coerentes e que façam sentido entre si. Ao elaborar o seu texto, pense no agente da proposta de intervenção, nos meios que serão utilizados e quais ações serão tomadas. E não se esqueça de nomeá-los!

Como dar início a uma redação?

10 frases para começar uma redação

  1. “Debate-se bastante, assertivamente, que…” …
  2. “Com frequência, discute-se que…” …
  3. “De acordo com a historiografia, percebe-se que…” …
  4. “Analisando o cenário atual…” …
  5. “É de fundamental relevância…” …
  6. “É de conhecimento geral que…” …
  7. “Atualmente, na sociedade brasileira, …”

Qual a importância de falar sobre o feminicídio?

A importância de falar sobre o tema

Então, sabe por que precisamos falar sobre isso? Para que cada mulher tenha acesso a instrumentos de proteção e uma rede de apoio e que seus potenciais agressores possam repensar as suas ações.

Quais são as consequências do feminicídio?

Essas formas de violência podem levar à depressão, estresse pós-traumático e outros transtornos de ansiedade, dificuldades de sono, transtornos alimentares e tentativas de suicídio.

Quais os 3 pilares do feminicídio?

Pelo menos três pilares simbolizam esta data: o fato de que as mulheres são assassinadas por serem mulheres, o de que a sua luta e resistência encontra uma ordem naturalizada e, de certa forma, legitimada, e o de que a violência praticada contra elas é exercida de forma a subjugá-las a um silenciamento coletivo.

Qual a maior causa de feminicídio?

Embora a maioria das vítimas de feminicídio sejam mulheres, as principais causas são fatores culturais e sociais. Estes fatores abrangem a desigualdade de gênero, a discriminação, a opressão e a crença de que os homens têm superioridade sobre as mulheres.

Como escrever um texto sobre a violência?

Em uma redação sobre violência, o mais importante é conseguir embasar todo o texto sobre argumentos coerentes e que façam sentido entre si. Ao elaborar o seu texto, pense no agente da proposta de intervenção, nos meios que serão utilizados e quais ações serão tomadas. E não se esqueça de nomeá-los!

Como iniciar uma boa conclusão?

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Qual a primeira palavra para começar uma redação?

Memorize e use essas frases para iniciar uma redação:

Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”

Quais palavras usar para começar um texto?

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

O que poderia ser feito para evitar o feminicídio?

Fortalecer a rede de apoio, incentivar as mulheres a buscarem ajuda e ampliar denúncias, além de responsabilizar e tratar os agressores, estão entre os aspectos apontados como fundamentais.

Quais as consequências do feminicídio para a sociedade?

Como consequências sociais nós temos a sobrecarga do sistema de saúde, que trata as vítimas de suas sequelas físicas e emocionais, a sobrecarga das forças policiais ostensivas, que têm que atuar na contenção dos agressores, e dos sistemas judiciais, que têm que mover os processos de agressão quando os casos de …

Qual a importância de falar sobre feminicídio?

A importância de falar sobre o tema

Então, sabe por que precisamos falar sobre isso? Para que cada mulher tenha acesso a instrumentos de proteção e uma rede de apoio e que seus potenciais agressores possam repensar as suas ações.

Quais são os 4 tipos de feminicídio?

Os tipos mais comuns de feminicídio reconhecidos são:

  1. Íntimo e Familiar. Denomina-se feminicídio íntimo aquele cometido pelo companheiro ou ex-companheiro da vítima, seja qual for a situação legal entre eles. …
  2. Lesbicídio. …
  3. Feminicidio racial. …
  4. Feminicídio em série.