5 mins read

O que fala o livro A divina comédia?

Qual é a história da Divina Comédia?

A obra acompanha a jornada de um peregrino pelos três reinos da vida após a morte cristã: inferno, purgatório e paraíso. Lá, ele encontra uma série de personagens, muitos dos quais são baseados em pessoas reais que Dante conheceu ou ouviu falar.
Em cache

O que Dante na Divina Comédia tenta explicar?

Dante analisa a punição para cada um dos pecadores que estão no inferno e no purgatório. De acordo com a gravidade dos pecados cometidos em vida, Dante descreve o castigo para cada grupo: os tiranos, os traidores, os aduladores, os suicidas, os heréticos, dentre outros.
Em cache

Qual é o tema da Divina Comédia?

Escrita nos primeiros anos do século 14, A Divina Comédia permanece até hoje como a mais alta obra poética da Itália e uma das maiores do ocidente. Costuma-se dizer que seu tema principal é a condição das almas após a morte, distribuídas, segundo seus próprios méritos ou culpas, entre Inferno, Purgatório e Paraíso.

Quais são os 7 infernos de Dante?

O Inferno de Dante

  • 1º Círculo: Limbo.
  • 2º Círculo: Vale dos Ventos (luxúria)
  • 3º Círculo: Lago de Lama (gula)
  • 4º Círculo: Colina de Rocha (ganância)
  • 5º Círculo: Rio Estige (ira)
  • 6º Círculo: Cemitério de Fogo (heresia)
  • 7º Círculo: Vale do Flegetonte (violência)
  • 8º Círculo: Malebolge (fraude)

O que significa A Divina Comédia?

Considerada a obra-prima de Dante Alighieri, A Divina Comédia é um poema escrito em tercetos, com três partes fundamentais (o Inferno, o Purgatório e o Paraíso), cada uma com 33 cantos, havendo mais um canto que é considerado a introdução à obra.

Qual o motivo de Dante ter ido ao inferno?

O adjetivo Divina é posterior, talvez atribuído a Boccaccio. Dante, acompanhado por Virgílio (o maior poeta romano) visitou o inferno e o purgatório. Porque não era cristão, Virgílio não entrou no paraíso.

O que defendia Dante?

Dante Alighieri, tanto no Convívio (1304) como no De Monarchia (1312-3), defende o exercício intelectual como um valor que o sujeito deve possuir para exercer uma das duas beatitudes que possui: a beatitude terrestre e a beatitude celeste.

Por que se chama Divina Comédia?

A Comédia foi o título escolhido por Dante, opção que ele justificava, numa epístola endereçada a Cangrande della Scala, por a ação dramática, agitada e terrível no Inferno, tornar-se serena e jubilosa no Paraíso, para além do facto de a obra ser escrita em vernáculo e não em latim.

Como Dante descreve Lúcifer?

O pranto que sai de seus seis olhos, e escorre pelos três queixos juntamente com uma baba sanguinolenta. Segundo Quaglio, o pranto de Lúcifer pode ser definido como “gelido e disperato, misto a bava e sangue, che resta indimenticabile testimonianza di una rabbia sinistra e impotente per il meritato castigo” (381).

Quem Dante colocou no inferno?

Dante vê centauros, o minotauro e o cachorro de três cabeças, Cérbero. Michelangelo inclui Caronte, o barqueiro dos rios Estige e Aqueronte que leva as almas dos pecadores para o inferno.

Por que A Divina Comédia tem esse nome?

A Comédia foi o título escolhido por Dante, opção que ele justificava, numa epístola endereçada a Cangrande della Scala, por a ação dramática, agitada e terrível no Inferno, tornar-se serena e jubilosa no Paraíso, para além do facto de a obra ser escrita em vernáculo e não em latim.

O que diz o Inferno de Dante?

O Inferno descrito por Dante está em forma de um funil, que segue em direção ao centro da terra, onde Lucífer está à espera. Em cada círculo são punidos pecados distintos, de acordo com seu grau de “gravidade” Os pecados menos graves são punidos nos primeiros círculos e os mais graves nos últimos.

Quem leva Dante ao inferno?

No Inferno, Dante, guiado pelo poeta Virgílio, percorre locais onde os pecadores enfrentam punições pelo que fizeram em vida.

O que significa o Inferno de Dante?

O que é o Inferno de Dante? “Inferno” é a primeira parte de uma obra de Dante Alighieri, cujo nome é A Divina Comédia. Ela é considerada a mais famosa parte do livro, abordando temas como a justiça, o pecado, a redenção e a punição. Essa parte narra a viagem de Dante pelo inferno e suas “camadas”.

Como Dante saiu do inferno?

Virgílio, ao qual Dante se agarra, desce pelas costas peludas de Lúcifer até o centro da terra. Dai seguindo o murmúrio de um regato, saem e avistam as estrelas no outro hemisfério. Disse o Mestre, se a vista já discerne”.