5 mins read

O que falar da Caatinga?

O que falar sobre o bioma Caatinga?

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, com biodiversidade adaptada às altas temperaturas e à falta de água. Localizado na região Nordeste do Brasil, esse bioma ocupa uma área de 826.411km2 e apresenta uma flora e fauna rica em endemismo.
Em cache

Qual é a importância do bioma Caatinga?

A preservação desse bioma é de extrema importância, pois, além de sequestrar o gás carbônico (CO2) da atmosfera, contribuindo com a redução do aquecimento global, a Caatinga também é uma rica fonte de matérias-primas, como frutos silvestres, forragem, fibras e plantas medicinais, essenciais para o sustento das …

Por que a Caatinga se chama Caatinga?

Mata branca é o significado do nome Caatinga, dado pelos índios tupi-guarani em alusão à aparência que ele toma quando a água se torna escassa.

Quais são as principais características da vegetação da Caatinga?

Vegetação rasteira, com poucas folhas, galhos retorcidos e espinhos; Fauna e flora adaptadas aos longos períodos de estiagem; Apresenta plantas nativas, como facheiro, mandacaru e xique-xique; Seu solo é raso, pedregoso, com pouca matéria orgânica e relativamente fértil.

Qual é o tipo de clima da Caatinga?

O clima da caatinga é o tropical semiárido, com médias de temperaturas anuais elevadas, geralmente superiores a 25°C, em alguns lugares superior a 32°C, e por chuvas escassas e irregulares com longos períodos de seca.

Qual é a principal característica do bioma da Caatinga?

“As principais características da caatinga são: fauna e flora adaptada à seca, exclusividade brasileira, clima semiárido, várias espécies endémicas em extinção. Veja os detalhes!” A Caatinga é um importante bioma brasileiro, principalmente por ser o único bioma exclusivo do nosso país.

Qual é a cultura da Caatinga?

Os povos da Caatinga, conhecidos como catingueiros, são sertanejos, vaqueiros, agricultores, populações indígenas, quilombolas, entre outros. O bioma é o berço de comunidades tradicionais, como os índios Tumbalala, os Xukurus e os Pankararu, e os quilombolas de Conceição das Crioulas.

Qual é a preservação da Caatinga?

Em áreas desprotegidas, o manejo florestal sustentável é a estratégia mais adequada para evitar o desmatamento da Caatinga, conservar a biodiversidade e gerar benefícios socioeconômicos, mediante o fornecimento de matéria-prima para atender às crescentes demandas da sociedade.

O que a Caatinga produz?

No bioma, também são obtidos alimentos importantes para a vida dos catingueiros e para as economias locais, como o umbu, o licuri, o caju, a mangaba, o mandacaru, o maracujá-da-caatinga, o mel extraído de vários tipos de abelhas nativas, entre outros.

Qual é o animal que é o símbolo da Caatinga?

ararinha-azul

Endêmica da Caatinga, o único bioma brasileiro que ocorre de maneira exclusiva no país, a bela ararinha-azul pode ser vista como um símbolo da biodiversidade da região, subestimada ao longo da história.

Qual é a vegetação típica da Caatinga?

A flora da Caatinga é classificada como xerófila, em razão da presença de diversas espécies de plantas que são altamente adaptadas ao clima seco, com estruturas que evitam a perda de água. A presença de cactáceas diversas, por exemplo, é muito comum nessa zona geográfica.

Qual é o tipo de vegetação da Caatinga?

A vegetação da Caatinga apresenta três estratos: arbóreo: com espécies que variam entre 8 e 12 metros de altura; arbustivo: com espécies que variam entre 2 e 5 metros de altura; herbáceo: com espécies com altura abaixo de 2 metros.

Qual é a curiosidade da Caatinga?

· A Caatinga compreende quase 10% da área total do território brasileiro, com aproximadamente 740.000 km2. · Uma área de Caatinga mais conservada pode abrigar cerca de 200 espécies de formigas, enquanto nas mais degradadas há de 30 a 40. · Cerca de metade da paisagem de Caatinga já foi deteriorada pela ação do homem.

O que destrói a Caatinga?

Mesmo diante da sua importância, a Caatinga vem sendo destruída por queimadas e, principalmente, pelo desmatamento causado pela implantação de grandes empreendimentos como os parques de energia solar, energia eólica e mineração, como foi debatido no encontro “Mudanças Climáticas: impactos e perspectiva no bioma …

Que ameaça sofre a Caatinga?

Desde o início das ocupações da Caatinga, foram adotadas práticas agrícolas que contribuíram para acelerar sua degradação, como: a supressão da vegetação nativa, uso indiscriminado do fogo, uso de insumos químicos, plantios em margens de rios e açudes e pastoreio excessivo.

Qual é o tipo de solo da Caatinga?

Conforme os mapeamentos de solos realizados no Nordeste do Brasil, incluindo o norte de Minas, os solos que se destacam em termos de expressão geográfica no contexto do bioma caatinga são os Latossolos, Argissolos, Planossolos, Luvissolos e Neossolos.

Qual o principal animal da Caatinga?

Exemplos dos animais da caatinga são a jaguatirica, a arara-vermelha, a ararinha-azul, a preguiça-comum, o jaguarundi, o bem-te-vi, o carcará, a arara-azul-de-lear, o tiziu, o periquito-de-bochecha-parda, e vários outros.

Qual a característica mais marcante da Caatinga?

A vegetação da Caatinga tem como principal característica a adaptabilidade aos períodos de estiagem. Desse maneira, é um tipo vegetacional extremamente resistente ao clima Semiárido, marcado pela escassez de chuvas na maior parte do ano.