5 mins read

O que falar sobre Cecília Meireles?

Quais são as principais características de Cecília Meireles?

Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.
Em cache

Como Cecília Meireles era conhecida?

Dessa vinculação herdou a tendência espiritualista que percorre seus trabalhos com frequência. Embora mais conhecida como poetisa, deixou contribuições no domínio do conto, da crônica, da literatura infantil e do folclore. Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro no dia 7 de novembro de 1901.

Quais as curiosidades de Cecília Meireles?

Cecília Meireles: conheça sete curiosidades sobre a vida da…

  • Órfã e viúva muito cedo. …
  • Prêmio aos 9 anos. …
  • Encontro frustrado com Fernando Pessoa. …
  • Centro cultural é fechado por Vargas. …
  • Vida mais leve. …
  • Valor monetário. …
  • Poeta, não poetisa.

Em cache

O que seria Meireles defendia?

Sua tese, chamada de O Espírito Vitorioso, discursava acerca da liberdade individual na sociedade e defendia a modernização do ensino no Brasil.

Que mensagem Cecília Meireles quis transmitir com o poema?

Que mensagem Cecília Meireles quis transmitir com este poema? ( ) A mensagem transmitida, é uma crítica, por estar sendo destruídos parques e jardins. ( ) A mensagem transmitida é somente observar a natureza sem ter nenhuma preocupação com ela. 09. Quantos versos há na primeira estrofe?

Qual foi o legado de Cecília Meireles?

Ela deixou vasta obra jornalística e literária, o legado de sua atuação como educadora e o trabalho de interlocução da poesia brasileira com a portuguesa, israelense, indiana, entre outras territorialidades. Todas essas ações estão a exigir contextualização atualizada.

Que temas Cecília Meireles abordava?

Assim, a autora de Romanceiro da Inconfidência, falecida em 9 de novembro de 1964, fez parte da segunda geração do modernismo brasileiro, com livros marcados pela melancolia, sensorialidade e reflexão sobre o mundo contemporâneo, obras que trabalham temas como o amor, a solidão, o tempo, a eternidade, a saudade, o

Que mensagem Cecília Meireles quis transmitir?

Que mensagem Cecília Meireles quis transmitir com este poema? ( ) A mensagem transmitida, é uma crítica, por estar sendo destruídos parques e jardins. ( ) A mensagem transmitida é somente observar a natureza sem ter nenhuma preocupação com ela. 09. Quantos versos há na primeira estrofe?

Qual o poema mais bonito de Cecília Meireles?

10 poemas imperdíveis de Cecília Meireles analisados e comentados

  1. Motivo. Eu canto porque o instante existe. …
  2. Ou isto ou aquilo. Ou se tem chuva e não se tem sol, …
  3. Despedida. Por mim, e por vós, e por mais aquilo. …
  4. Retrato. Eu não tinha este rosto de hoje, …
  5. Encomenda. Desejo uma fotografia. …
  6. Reinvenção. …
  7. A bailarina. …
  8. Elegia.

Qual foi a importância de Cecília Meireles para a sociedade?

Muito ligada ao tema, a escritora fundou a primeira biblioteca infantil do país. Mesmo depois de aposentada, Cecília trabalhou ainda na Rádio Ministério da Educação. Pelo conjunto da obra, ganhou o prêmio Machado de Assis em 1965 e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras pelo livro “Viagem”.

Qual a importância da obra de Cecília Meireles?

Importância para Cultura Brasileira

Como herança, a escritora deixou mais de 50 obras publicadas. Todas são de suma importância para o estudo da literatura brasileira, para conhecer e entender a cultura do Brasil que, de alguma forma, está representada nos traços de Cecília.

Qual o estilo de Cecília Meireles?

Cecília Meireles é tradicionalmente classificada como uma autora modernista, mais especificamente da 2ª fase do movimento, mas sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas. É possível perceber a musicalidade nos escritos de Cecília.

Qual foi o impacto das obras de Cecília Meireles?

Assim, a autora é a principal representante feminina da segunda geração do modernismo brasileiro. Suas obras trazem reflexões sobre o seu tempo, marcado por movimentos ultranacionalistas, na Europa e no Brasil, e pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O que é liberdade para Cecília Meireles?

Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda. Liberdade de voar num horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser. Nota: Autoria não confirmada.

Qual estilo literário de Cecília Meireles?

modernismo brasileiro

Cecília Meireles é uma poetisa da segunda geração do modernismo brasileiro. Sua obra mais conhecida é Romanceiro da Inconfidência. Cecília Meireles, poetisa brasileira, nasceu em 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro.

Qual o estilo literario de Cecília Meireles?

geração modernista

Estilo literário de Cecília Meireles

Cecília Meireles integra a segunda geração modernista (1930-1945), cujas obras possuem as seguintes características: Crítica sociopolítica marcada pelo contexto do Estado Novo (no Brasil) e dos movimentos ultranacionalistas, como fascismo e nazismo (na Europa).