6 mins read

O que faz o Telessaúde?

Para que serve o telessaúde?

Podemos definir telessaúde como atendimento ou uso de serviços dentro de alguma área da saúde, com ajuda da telecomunicação. Os meios tecnológicos facilitam essa prestação, no entanto, nem sempre foram a única forma de fazer a telessaúde acontecer.
Em cache

Qual o objetivo final do Telessaúde Brasil?

Tem como objetivos fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas e tecnologias da informação e da comunicação.

Qual é a diferença entre Telemedicina e telessaúde?

De acordo com o Ministério da Saúde, a telessaúde é a expansão e melhoria dos serviços médicos com a ajuda de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A Telemedicina está inclusa na telessaúde e refere-se apenas ao atendimento a distância através de tecnologia.
Em cache

Como funciona Teleconsultoria?

A Teleconsultoria é uma consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, com respostas …

Quais os princípios da telessaúde?

A telessaúde terá que seguir princípios de autonomia do profissional, consentimento do paciente (incluindo direito de recusa à modalidade e garantia do atendimento presencial), confidencialidade dos dados, responsabilidade digital e promoção da universalização do acesso aos serviços de saúde.

São serviços disponíveis no Programa Telessaúde Brasil Redes?

Serviços do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes

Como destaquei acima, os núcleos que fazem parte do programa oferecem serviços aos profissionais do SUS, os quais estão divididos em quatro frentes: Teleconsultoria, Telediagnóstico, Tele-Educação e Segunda Opinião Formativa.

Como acessar o telessaúde?

Acesse <www.plataformatelessaude.ufrgs.br>. Nesta tela você deverá informar o seu email no campo “Login” e, logo abaixo, a sua senha de acesso.

O que a telemedicina atende?

A Telemedicina é a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações nos diferentes níveis de atenção à saúde, entre profissionais de saúde e entre médicos e pacientes.

Quem criou a telessaúde e qual a sua finalidade?

O Brasil passou a fazer parte dos países que seguiram a resolução em 2007, quando criou o Programa Telessaúde Brasil, uma ação do Ministério da Saúde (MS) com abrangência nacional para melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no SUS, integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação e …

Quais os benefícios que a implantação do telessaúde pode levar para a população?

Evidências têm mostrado que o uso da telessaúde pode trazer benefícios, como a redução de tempo de atendimento, dos custos de deslocamento de pacientes e profissionais de saúde e melhorias na qualidade assistencial, ao possibilitar o acesso a especialistas por profissionais de saúde não especializados de áreas remotas …

Quem criou o telessaúde?

O Telessaúde Brasil Redes é um programa instituído em 2007 pelo Ministério da Saúde sob coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).

Quais as desvantagens da telemedicina?

Desvantagens da teleconsulta

Algumas pessoas podem não ter acesso a dispositivos ou conexões de internet adequadas, dificultando ou até impossibilitando a realização de consultas à distância. Além disso, problemas técnicos podem prejudicar a comunicação entre médico e paciente.

Quais são os tipos de telemedicina?

Conceitos e exemplos de telemedicina

  • Telemonitoramento. O telemonitoramento é um dos principais exemplos de telemedicina. …
  • Telediagnóstico. …
  • Teleconsulta. …
  • Telerradiologia. …
  • Teleneuropsicologia. …
  • Teleenfermaria. …
  • Telefarmacologia. …
  • Telereabilitação.

Como entrar no telessaúde?

Os tutorias de acesso e utilização dessas plataformas estão disponíveis em <www.saude.gov.br/telessaude>.

O que pode ser feito na telemedicina?

A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional.

Quais são os riscos da telemedicina?

Hackers e outros criminosos podem acessar os dados médicos de um paciente, especialmente se o paciente acessa a telemedicina em uma rede pública ou por meio de um canal não criptografado.

Qual a vantagem da telemedicina para o paciente?

A telemedicina aumenta o acesso aos cuidados

A telemedicina permite que você obtenha assistência médica a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que você tenha uma conexão com a Internet. Isso permite que um número maior de pessoas acesse os serviços de saúde com significativamente menos problemas.

Como é feita a consulta online?

Uma consulta online nada mais é do que uma nova forma de ir a um médico ou profissional de saúde, porém sem precisar de fazer os deslocamentos até os consultórios e clínicas. Neste caso, a vantagem pode acontecer para ambos os lados: o profissional pode atender não apenas no consultório, mas onde estiver.