6 mins read

O que fazer quando a cesárea fica inchada?

Porque a cesárea fica inchada?

Em primeiro lugar, saiba que a ocorrência de inchaço (edema) das pernas (membros inferiores) é uma situação bastante comum após o parto, principalmente após a cesariana. É causada basicamente pelo extravasamento de líquidos para a camada superficial da pele.

Quais os sinais de que a cesárea está inflamada por dentro?

Vermelhidão no local. Cicatriz quente e endurecida. Dor ou ardência na região. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.

Pode fazer compressa de gelo na cesárea?

Colocar gelo para diminuir a dor e o inchaço: pode ser útil colocar compressas de gelo sobre a cicatriz da cesária, desde que esta não fique molhada.

Qual a melhor posição para dormir depois de uma cesárea?

Durma em uma posição confortável

Para algumas seria de lado, para outras com a barriga para cima. Nenhuma é proibida e você pode dormir até mesmo de bruços, se não sentir dor.
Em cache

Quando é que o inchaço é preocupante?

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Quanto tempo dura o inchaço da cesárea?

Mas, em menor ou maior intensidade, a maioria deve enfrentar o incômodo. A boa notícia é que ele desaparece entre 4 e 20 dias, em média, depois de dar à luz.

É normal ficar inchado em cima do corte da cesárea?

No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

O que não pode fazer depois do parto cesárea?

Tempo de repouso pós cesárea

Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

Pode ficar sentada depois da cesárea?

Para as mães de parto normal, o levante poderá ser realizado com 4 a 6 horas do parto. Já as mães de cesárea deverão permanecer na cama de 8 a 12 horas após o parto, ou conforme orientação médica. Em seguida, é estimulada a andar, para contribuir na recuperação e evitar o acúmulo de gases.

O que não pode fazer depois de uma cesária?

Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

O que ajuda a diminuir o inchaço?

Pegue uma bolsa de gelo e coloque sobre o inchaço ou contusão por 15 minutos até oito vezes por dia durante dois dias para ajudar a controlar o inchaço. Se a pele estiver rompida ou houver arranhões, lave com água e sabão e aplique um curativo.

Como saber se o inchaço é normal?

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

O que fazer para diminuir a barriga depois de uma cesária?

Seguir direitinho essas dicas é importante, mas a principal forma de recuperar uma barriga que veio do parto é mesmo fazendo atividade física. Mesmo mulheres magras, caso não façam exercícios após a gravidez podem aparentemente até voltar a ter a barriga de antes, mas sua musculatura ficará diferente.

Como desinchar local da cesárea?

Colocar gelo na região

O gelo vai te ajudar bastante a evitar o inchaço e garantir que a cicatrização esteja acontecendo da melhor forma possível. Por isso, é recomendado colocar compressas de gelo no local da cesárea.

Como deitar e levantar após cesárea?

Levantar da cama: Não levante com a barriga para cima. Você deve virar-se de lado e utilizando os braços, levando as pernas para fora da cama. Amamentar o bebê: A cadeira deverá ter encosto e braço de apoio, colocar um travesseiro nas costas e outro sob o braço que irá apoiar o bebê.

O que fazer para se recuperar mais rápido da cesárea?

Faça repouso

Todo pós-operatório requer repouso e com a cesárea não poderia ser diferente. Aconselhamos que você evite ao máximo realizar esforços por, pelo menos, 15 dias. Assim, peça ajuda para realizar tarefas domésticas e até para fazer atividades mais simples, como tomar banho ou ir ao banheiro.

Que remédio caseiro é bom para tirar inchaço?

Chá de cavalinha

Esse chá também tem ação diurética e é útil no processo de alívio do inchaço. Pelo seu poder anti-inflamatório, a erva estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos. Além disso, os flavonoides presentes na planta ajudam a combater o substâncias tóxicas no organismo.

O que fazer para diminuir o inchaço após cirurgia?

O que é bom para desinchar após uma cirurgia?

  1. Alimente-se bem.
  2. Use a cinta compressora.
  3. Tome água e chás diuréticos.
  4. Faça drenagem linfática.
  5. Caminhe para desinchar após uma cirurgia.
  6. Mantenha a parte operada mais alta que o corpo.
  7. Faça compressas frias ou geladas.