7 mins read

O que fazer quando a zamioculca fica amarela?

O que fazer quando a folha da zamioculca fica amarela?

Uma zamioculca com folhas amarelas pode simplesmente estar precisando de água. Ou seja, você não está dando umidade suficiente para a planta sustentar seu crescimento. Dê água de forma que o solo fique umedecido uniformemente ao perceber que isso pode ser o causador do amarelamento.
Em cache

O que fazer para salvar zamioculca?

Uma tentativa para salvar a planta é cortar a parte podre e colocar para enraizar na água ou diretamente no solo. Este processo irá demorar pois a Zamioculca é uma planta que tem crescimento muito lento.
Em cache

O que faz as folhas ficam amarelas?

Normalmente, as folhas de uma planta ficam amarelas quando estão perto de morrer e cair. Por isso, a falta de água pode ser uma razão para que isso ocorra. “Quando a planta vive com sede ela economiza a água restante, descartando folhas que, antes de serem derrubadas, apresentam um aspecto amarelado”, explica Mariana.
Em cache

Quantas vezes tem que molhar a zamioculca?

No verão, regue três vezes por semana. E no inverno, duas vezes na semana. Isso porque ela é pouco exigente com as regas. Assim, a quantidade de água para regar tem que ser proporcional ao tamanho do porte da planta, sem deixar o substrato muito encharcado.
Em cache

Por que que a minha zamioculca não desenvolve?

Sua zamioculca não está crescendo do jeito que você imagina pelo simples fato de não estar recebendo nem muito, nem pouca luz. Essa espécie vive bem em quase qualquer lugar que você a colocar, porém, se você deseja estimular seu crescimento, certifique-se de garantir que ela receba luz indireta brilhante.

Qual o melhor vaso para plantar zamioculca?

O vaso ideal para zamioculcas é o primeiro item que você precisa ter em mãos quando for plantar. Ou seja, o vaso ideal para zamioculcas é aquele que é no mínimo três vezes maior que o de mudança. Isso garante o melhor desenvolvimento e condições de crescimento para sua planta.

Como saber se a zamioculca está morrendo?

Manchas nas folhas da zamioculca

Com falta de água, as folhas secam da ponta pra base e, se nada for feito, o caule vai ficando molenga e enrugado. Bora regar e verificar se existe um local melhor pra planta aí na sua casa, se o vilão for o ar condicionado ou o vento.

Como saber se a planta está com excesso de água?

Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos. Estes insetos se alimentam dos fungos que aparecem em ambientes úmidos e se proliferam quando o substrato fica muito úmido por muito tempo.

O que fazer para aumentar a clorofila da planta?

Para melhorar a relação da clorofila a e b na planta, lança mão da utilização de adubação a base fósforo, pois o fósforo é um nutriente essencial no metabolismo das plantas, desempenhando papel importante na transferência de energia da célula, na respiração e na fotossíntese.

O que fazer quando a planta está morrendo?

Mover a sua plantinha “tristonha” pode fazer toda a diferença, confie! Isso porque, às vezes, o vaso está muito pequeno, e as raízes estão se sufocando, precisando de um lugar maior para se desenvolverem. Assim, a dica é replantar a sua plantinha em um vaso maior, com pelo menos três centímetros a mais de largura.

Qual o melhor lugar para colocar a zamioculca?

No seu habitat, a planta zamioculca se desenvolve embaixo das copas das árvores, porque não gosta de sol direto. Logo, após plantar a espécie no vaso da sua casa, deixe-a em locais com luz difusa e indireta. O excesso de luz solar pode provocar queimaduras nas folhas.

Pode borrifar água nas folhas da zamioculca?

Cuidados com as folhas da Zamioculca

Borrifar as folhas ocasionalmente também reduzirá o acúmulo de poeira sobre elas. Procure manter sua planta sempre livre de poeira, pois além de ficar mais bonita e brilhosa isso também é bom para sua saúde, vai facilitar a fotossíntese e as folhas poderão absorver mais luz.

Como estimular o crescimento da zamioculca?

Adubação

Embora não sejam espécies tão exigentes quanto à adubação, esse processo é essencial para estimular o rápido crescimento da planta. Conforme Maria Coelho, em 15 de outubro de 2021, em colaboração com a revista Gazeta do Povo, os adubos de liberação lenta estimulam a brotação da zamioculca.

O que colocar na terra da zamioculca?

Então, qual é a melhor terra para plantar zamioculca? O ideal é sempre procurar por um solo bem drenado e rico em matéria orgânica, além de um pouco de umidade, já que o excesso de água pode gerar o amarelamento das folhas e o apodrecimento das raízes, levando à perda da planta.

Que tipo de solo a zamioculca gosta?

Como cuidar das Zamioculcas

O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado, porém com certa umidade. Evite o acúmulo de água, pois pode ocasionar o amarelamento das folhas e apodrecimento das raízes, culminando na perda da planta.

Como saber se a zamioculca precisa de água?

Manchas nas folhas da zamioculca

Com falta de água, as folhas secam da ponta pra base e, se nada for feito, o caule vai ficando molenga e enrugado. Bora regar e verificar se existe um local melhor pra planta aí na sua casa, se o vilão for o ar condicionado ou o vento.

O que fazer para reviver uma planta?

Não desista ainda! Sua plantinha pode ser salva com algumas dicas

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. …
  2. Alimente-as melhor. …
  3. Com sol, mas nem tanto. …
  4. Não exagere na água. …
  5. Crie o efeito de uma estufa. …
  6. Elimine as pragas.

Como fazer planta voltar ao normal?

Confira algumas dicas simples de como recuperar uma planta seca e evitar sua morte

  1. Apare as folhas mortas.
  2. Apare os galhos e caules mortos.
  3. Troque a sua planta de vaso.
  4. Cheque os níveis de umidade da sua casa.
  5. Controle a luz solar.
  6. Adicione nutrientes.