5 mins read

O que fazer quando machuca o dedo e fica roxo?

Quando o dedo fica roxo e inchado?

“Na maioria dos casos, basta o repouso e compressas de gelo nas mãos para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo. Se não melhorar, o ortopedista deve ser consultado. Ele pode prescrever desde analgésicos a anti-inflamatórios. Casos mais graves são tratados com fisioterapia ou cirurgia”, explica.

Quando o dedo tá roxo?

As áreas azuladas (cianose) nas pontas dos dedos das mãos são causadas pela diminuição de oxigênio no sangue decorrente de fluxo sanguíneo lento devido ao estreitamento parcial dos vasos sanguíneos.

O que fazer quando leva uma pancada no dedo?

Deve-se colocar gelo imediatamente após a pancada e a mão deve ser elevada (dedos voltados para o teto). Deve-se buscar atendimento médico dentro do período de uma semana da lesão. É de extrema importância que se busque atendimento médico imediato se houver sangue sob a unha ou soltura da mesma.

Como saber se houve fratura no dedo?

De um modo geral, as fraturas dos dedos ocorrem como resultado de um trauma da mão, num impacto directo ou numa queda. Mesmo uma bola pode causar a fratura de um dedo. Os sintomas são um inchaço e deformação na zona da fratura, dor, formação de hematoma, incapacidade de mover o dedo.

É normal o dedo ficar roxo depois de uma pancada?

Na verdade, uma pancada pode deixar vários tons na pele. Imediatamente após o trauma, a mancha é avermelhada, mas logo depois já fica roxa (chamamos também de equimose).

O que é bom para dedo inchado e roxo por pancada?

As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização. Já os traumas indiretos ou entorses provocam ruptura de grau variável dos ligamentos que estabilizam as articulações.

Como cuidar do dedo roxo?

Primeiramente deve-se limpar o ferimento e cobri-lo com um pano ou uma toalha limpa. Não se deve colocar garrote, cinto ou torniquete para diminuir o sangramento, pois isso aumenta o dano aos tecidos. Quando existe um sangramento considerável, se pode fazer um curativo compressivo.

Quanto tempo demora para sair o roxo do dedo?

O tempo necessário para uma marca roxa desaparecer varia, mas geralmente leva de uma a duas semanas.

Qual pomada para pancada no dedo?

Hirudoid Pomada 500mg – PanVel Farmácias.

É possível mexer um dedo quebrado?

Se tivesse quebrado, você não conseguiria se mexer.

Mas muitas vezes, é possível mover um osso quebrado, então isso não é um fator indicativo de fratura. Os três principais sintomas de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade.

Como saber se é fratura ou luxação?

O que é entorse e estiramento? Uma fratura é um osso quebrado. Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões.

Como desinchar o dedo roxo?

Gelo. Deixar sua mão submersa em água com gelo, para que ela vá desinchando aos poucos. No entanto, não deixe sua mão submersa muito tempo seguido. O gelo facilita a diminuição do inchaço, por isso, quando você retirar a mão a imersão, provavelmente o anel saíra com maior facilidade.

Quando a mancha roxa é preocupante?

O médico deve ser consultado quando surgem hematomas de forma simultânea em várias áreas do corpo. Também é preciso se atentar caso apareçam outros sintomas, como dor, febre, anemia, palidez, fadiga ou outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva, nariz ou urina).

Qual o remédio caseiro para pancada no dedo?

Lave o ferimento com água e sabão durante 5 minutos. Depois contenha a hemorragia pressionando-a durante 10 minutos com um pano limpo (ou gazes estéril se possível). Proteja o ferimento com um curativo.

Qual pomada é boa para tirar roxo de pancada?

Hirudoid Pomada está indicado para processos inflamatórios localizados como: – Manchas roxas, hematomas, que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; – Inflamação nas veias superficiais, após injeção de medicamentos numa veia ou punção de uma veia para colher exames de sangue.

O que acontece se não tratar dedo quebrado?

O dedo pode ficar arroxeado e apresentar inchaço. Em alguns casos o paciente pode apresentar um hematoma subunguial, que é o sangramento embaixo da unha. Na grande maioria dos casos o paciente apresenta dificuldades para caminhar e para calçar sapatos fechados. Pode ocorrer também uma deformidade no dedo afetado.

O que acontece se quebrar o dedo e não tratar?

É preciso buscar o médico especialista assim que a lesão acontece, pois em casos de tratamento não realizado de forma correta, pode haver deformidade e até possível perda do movimento do dedo afetado.

O que é uma luxação no dedo?

As luxações dos dedos ocorrem quando os ossos do dedo saem de sua posição normal. A maioria das luxações de dedos das mãos ocorre na articulação do meio, geralmente quando o dedo é dobrado para trás.