6 mins read

O que fazer quando o umbigo cai e fica estufado?

Por que o umbigo do bebê estufa?

Adria Farias, especialista em cirurgia pediátrica, salienta que devemos sempre ficar atentos quando o umbigo do bebê está estufado ou hérnia umbilical. Ocorre por um não fechamento do anel umbilical (local por onde o cordão umbilical passava), permitindo a passagem de uma parte do intestino ou de tecido gorduroso.

O que fazer para colocar o umbigo para dentro?

Não é preciso fazer nenhum tipo de curativo para colocar o umbigo para dentro. Há quem coloque esparadrapo ou fita de microporo e acredite ver melhora no aspecto do umbigo, mas especialistas afirmam que na verdade o umbigo iria para dentro de qualquer maneira, com ou sem curativo.
Em cache

O que fazer se o umbigo do bebê fica estufado?

O tratamento para hérnia umbilical é exclusivamente cirúrgico, de preferência de modo eletivo, evitando que a cirurgia necessite ser realizada em caráter de urgência, quando o intestino fica preso dentro da hérnia, prejudicando a circulação sanguínea, tornando a cirurgia mais complicada.
Em cache

Quanto tempo leva para o umbigo do bebê entrar para dentro?

21 dias

Normalmente, o coto umbilical leva de 10 a 21 dias para cair. Durante esse processo, vai se tornando seco e preto e, após cair, ainda leva aproximadamente de 7 a 10 dias para cicatrizar por inteiro.
Em cache

É normal o umbigo do bebê fica para fora?

É esperado que a parede abdominal, por onde passava o cordão umbilical, se feche depois que o bebê nasce e que o coto caia. Quando isso demora para ocorrer, esse espaço aberto permite uma projeção do intestino para fora, sobretudo em casos de esforço — é isso que causa um inchaço na região.

Como saber se o bebê está com hérnia umbilical?

Em geral, é possível diagnosticar o problema apenas examinando a criança, identificando um abaulamento na região umbilical. Essa condição fica mais evidente aos esforços.

Como curar hérnia umbilical naturalmente?

Portanto, a única opção para curar a hérnia umbilical consiste na cirurgia e não há como curar hérnia umbilical naturalmente, sendo imprescindível a atenção médica especializada.

Como saber se o bebê tem hérnia no umbigo?

O diagnóstico da hérnia umbilical em bebê é feito por meio de exame físico realizado pelo pediatra, que apalpa a região do umbigo e observa se há aumento do volume na região quando a criança faz esforços.

O que fazer para diminuir a hérnia umbilical?

Atualmente, o procedimento mais utilizado para correção da hérnia umbilical é a videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva. A cirurgia é especialmente indicada nos quadros dolorosos, em hérnias em que a abertura possui mais de 1,5 cm de diâmetro e nos casos de encarceramento ou estrangulamento.

Quando devo me preocupar com o umbigo do bebê?

Caso o bebê apresente algum desconforto durante a limpeza ou haja secreção de cor amarela com mau cheiro ou vermelhidão ao redor da região umbilical, um profissional de saúde deve ser procurado. Cleaning a newborn baby's umbilical cord belly button.

O que significa ter o umbigo para fora?

O que define se o umbigo vai ser projetado para fora ou para dentro costuma ser a quantidade de tecido cicatricial disponível na região. No caso de pessoas com o umbigo para fora, a quantidade de tecido era maior e a forma como ele se fecha condiciona o fato dele ser saltado.

Como tratar hérnia umbilical bebê?

Como é o tratamento – A maioria dos casos de hérnia umbilical não necessita de tratamento, uma vez que a hérnia desaparece espontaneamente até os 3 anos de idade, no entanto é importante que a criança seja acompanhada pelo pediatra para que seja avaliado o desenvolvimento da hérnia ou aparecimento de sinais ou sintomas …

O que fazer quando o bebê tem hérnia umbilical?

A única forma de corrigir a hérnia epigástrica é com tratamento cirúrgico. O procedimento pode ser realizado assim que a hérnia for diagnosticada, não sendo necessário aguardar que a criança atinja determinada idade.

Qual o remédio caseiro bom para hérnia umbilical?

Portanto, a única opção para curar a hérnia umbilical consiste na cirurgia e não há como curar hérnia umbilical naturalmente, sendo imprescindível a atenção médica especializada.

O que colocar no umbigo do bebê para não estufar?

É normal o recém-nascido ter o umbigo mais estufado, não precisamos fazer nada nesse momento quanto a isso. Colocar faixas, moedas ou qualquer outro tipo de coisa aumenta o risco do local ficar úmido e, portanto, aumenta a chance de infecção.

Pode colocar moeda no umbigo do bebê?

“Só que isso é mito e não deve ser feito, pois as moedas circulam livremente por aí e possuem bactérias que podem prejudicar o recém-nascido”, alerta Valério.

Tem como curar hérnia umbilical naturalmente?

Tratamento da hérnia umbilical

A maioria das hérnias umbilicais na criança acaba por encerrar naturalmente até aos 18 meses de idade, podendo em, alguns casos, encerrar de forma mais tardia.

Como saber se o bebê está com hérnia?

Quais os sintomas de hérnia inguinal em crianças e bebês?

  1. Presença de saliência (inchaço) na região inguinal ou proximidades;
  2. Dor no local afetado;
  3. Desconforto para tossir, evacuar ou realizar esforço físico;
  4. Podem ser notados náuseas e vômitos em casos isolados.