6 mins read

O que fazer quando perde o prazo de prorrogação do INSS?

Como remarcar perícia de prorrogação?

Confira o passo a passo:

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Clique em “Agendar perícia” e após “Novo Requerimento”;
  3. Clique em “Remarcar Perícia” e “Selecionar”;
  4. Siga as orientações do sistema e informe seus dados para remarcar.

Quantas vezes pode pedir prorrogação no INSS?

Agora, quem aguarda uma nova perícia médica por mais de 30 dias pode ter o benefício prorrogado automaticamente, sem precisar agendar previamente. Essa facilidade pode ser utilizada até duas vezes seguidas. Depois disso, o segurado precisará agendar uma nova perícia médica para renovar o benefício.

Como fica a prorrogação do auxílio-doença 2023?

Para facilitar a vida dos segurados, o INSS implementou um serviço de prorrogação automática do auxílio-doença. Quando a espera por uma nova perícia médica ultrapassar 30 dias, o benefício poderá ser prorrogado automaticamente, sem a necessidade de agendamento prévio.

O que acontece se eu perder a perícia do INSS?

Passo a passo para reagendar perícia médica no INSS

  1. Acesse aplicativo ou site meu.inss.gov.br;
  2. Informe CPF e senha;
  3. Clique em SERVIÇOS;
  4. Na aba BENEFÍCIOS, clique em auxílio-doença;
  5. Clique em PERÍCIA e depois marque REMARCAR PERÍCIA;
  6. Informe o número de documento;

Como funciona a perícia de prorrogação?

A perícia de prorrogação é o exame médico necessário para comprovar a necessidade de estender o auxílio por incapacidade temporária, como o auxílio-doença, por um tempo maior do que o definido na perícia inicial.

Quanto tempo demora uma perícia de prorrogação?

30 minutos

A perícia de prorrogação leva o mesmo tempo que uma perícia médica usual, cerca de 30 minutos.

Até quando posso pedir prorrogação do auxílio-doença?

15 dias

Assim, ele pode pedir a prorrogação nos 15 dias anteriores à data de cessação do benefício, ou seja, 15 dias antes que o auxílio-doença termine.

Qual o prazo para pedir prorrogação do auxílio-doença?

Quando o INSS concede o auxíliodoença, a data final é informada no próprio documento da Carta de Concessão e estabelecido o prazo de 30 dias para o recurso de prorrogação, caso haja necessidade. Fique antenado, pois o prazo passa a contar a partir do dia em que houve a comunicação da concessão.

Quanto tempo tenho para pedir prorrogação do auxílio-doença?

Assim, ele pode pedir a prorrogação nos 15 dias anteriores à data de cessação do benefício, ou seja, 15 dias antes que o auxíliodoença termine.

Quando pedir perícia de prorrogação auxílio-doença?

O pedido deve ser feito nos últimos 15 dias antes do encerramento do auxílio-doença. Importante! Durante a perícia médica será avaliado o benefício devido, temporário (auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez). Este pedido é iniciado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

Quantas vezes uma perícia pode ser remarcada?

Vale lembrar que só é possível realizar no máximo três pedidos de prorrogação de um benefício. Após isso, só é possível fazer um novo pedido de benefício previdenciário após 30 dias.

Até quando vai a prorrogação do auxílio-doença?

O seu benefício por incapacidade temporária não tem limites para ser prorrogado. Essa previsão não existe em lei: o auxílio-doença pode durar 1 ano, 2 anos, 5 anos ou até mais. Quem decide o tempo que será necessário para sua recuperação é o perito do INSS ou o juiz, caso você leve seu caso à Justiça.

Como saber se meu auxílio-doença foi prorrogado?

O seu benefício por incapacidade temporária não tem limites para ser prorrogado. Essa previsão não existe em lei: o auxílio-doença pode durar 1 ano, 2 anos, 5 anos ou até mais. Quem decide o tempo que será necessário para sua recuperação é o perito do INSS ou o juiz, caso você leve seu caso à Justiça.

Como saber se meu auxílio-doença foi prorrogado automaticamente?

Quando o INSS concede o auxílio-doença, a data final é informada no próprio documento de concessão e estabelecido o prazo de 30 dias para o recurso de prorrogação. O prazo passa a contar a partir do dia em que foi comunicada a concessão.

É dispensável o pedido de prorrogação de auxílio-doença?

Decidiu a 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que é desnecessário o pedido administrativo de prorrogação para restabelecimento de auxílio previdenciário decorrente da mesma moléstia que deu origem ao benefício e que a ausência do pedido não configura falta de interesse de agir da parte autora, …

Como pedir continuidade do auxílio-doença?

O pedido de reconsideração é a possibilidade do cidadão solicitar a realização de uma nova perícia-médica de auxíliodoença, caso não concorde com um parecer contrário que tenha recebido. O pedido de reconsideração deve ser solicitado até 30 dias depois da perícia contrária.

Como funciona o pedido de prorrogação do auxílio-doença?

O pedido de prorrogação é um direito do beneficiário quando: – o resultado da última avaliação médica realizada pelo INSS tiver sido favorável e, ao final do período estabelecido pela perícia, o segurado não se sentir em condições de voltar ao trabalho.

Quando o auxílio-doença é prorrogado automaticamente?

Para reduzir o fluxo de pessoas nas agências, o INSS disponibilizou aos segurados o serviço de prorrogação automática do auxíliodoença, sem necessidade de agendamento. Essa condição é concedida ao beneficiário quando o tempo de espera para uma nova perícia médica é superior ao prazo de 30 dias.