O que fez Paulo Evaristo Arns na ditadura militar?
O que dom Paulo Evaristo Arns defendia?
O 5º arcebispo e 3º cardeal da arquidiocese de São Paulo ficou famoso por lutar pelos direitos humanos, durante a ditadura militar. O cardeal também defendeu os líderes sindicais e apoiou a campanha “diretas já”.
Em cache
Quem foi Dom Evaristo Soares?
Cardeal da resistência, da periferia, do povo da rua, dos operários, dos direitos humanos ou, simplesmente, o cardeal da esperança. Assim era descrito dom Paulo Evaristo Arns, cujo nascimento completa cem anos hoje, em 14 de setembro. Ele viveu até os 95 anos, morrendo em dezembro de 2016.
Em cache
Quem é o autor do livro Brasil Nunca Mais?
Paulo Evaristo ArnsBrasil: Nunca Mais / Autor
Sobre o Autor
Dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016) nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, no dia 14 de setembro de 1921. Filho de Gabriel Arns e Helena Steiner, descendentes de imigrantes alemães, quinto de treze filhos do casal, tem três irmãs freiras e um irmão que faz parte da Ordem dos Frades Menores.
Qual foi a causa da morte de Zilda Arns?
TerremotoZilda Arns / Causa do falecimento
A médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann nasceu em Forquilhinha (SC), no dia 25 de agosto de 1934, e morreu em 12 de janeiro de 2010 em Porto Príncipe (Haiti), durante terremoto ocorrido no local.
Onde nasceu Dom Paulo Evaristo?
Forquilhinha, Santa CatarinaPaulo Evaristo Arns / Local de nascimentoForquilhinha é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localizado na Mesorregião do Sul Catarinense e na Região Metropolitana Carbonífera. Sua população era estimada em 25.988 habitantes conforme dados do IBGE de 2017. Wikipédia
Quais são os três principais objetivos do projeto Brasil Nunca Mais?
O BNM teve três principais objetivos: evitar que os processos judiciais por crimes políticos fossem destruídos com o fim da ditadura militar, tal como ocorreu ao final do Estado Novo; obter e divulgar informações sobre torturas praticadas pela repressão política; e estimular a educação em direitos humanos.
Qual é o primeiro livro do Brasil?
Marília de Dirceu
O Brasil começou a editar livros em de 1808 com a fundação da Imprensa Régia por D. João VI. A primeira obra a ser impressa foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga.
O que Zilda Arns inventou?
A médica Zilda Arns, criadora da Pastoral da Criança, morreu durante um terremoto que devastou o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010. Tudo começou na pequena cidade de Florestópolis, cidade do Norte do Paraná. Por lá, as crianças já nasciam fadadas à morte: a cada 1.000 crianças, 127 morriam logo depois.
Quem criou a multimistura?
A multimistura foi descoberta pela pediatra e nutróloga Clara Terko Takaki Brandão quando se mudou para o Pará, na década de 70. A nutróloga constatou um grau alto de desnutrição das crianças no local, com diarreia, hipovitaminose A e anemia.
Quais são os cardeais do Brasil?
Os brasileiros Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília, e Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, tomaram posse como cardeais da Igreja Católica neste sábado (27).
Quem é Dom Mário Antônio da Silva?
Durante quase seis anos, de 2016 a 2022, o atual arcebispo de Cuiabá (MT), Dom Mário Antônio da Silva, foi bispo da diocese de Roraima (RR). Dom Mário define o período como um tempo de muito aprendizado e partilha entre as comunidades e os povos indígenas.
Quais foram os motivos que levaram o Brasil a executar o projeto em parceria com a China?
Motivações para a Aliança
Com o emprego de novas tecnologias, os chineses emergiram de duas décadas de isolamento para elevar o nível de suas competências científicas e tecnológicas. No Brasil, o avanço nos diversos programas de satélites da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB) incentivava as pesquisas na área.
Qual foi a importância do Brasil Nunca Mais?
O BNM teve três principais objetivos: evitar que os processos judiciais por crimes políticos fossem destruídos com o fim da ditadura militar, tal como ocorreu ao final do Estado Novo; obter e divulgar informações sobre torturas praticadas pela repressão política; e estimular a educação em direitos humanos.
Quem trouxe os livros para o Brasil?
Para inserir-se no contexto da SI, o Brasil trilhou um longo caminho, que se inicia com a chegada dos colonizadores em 1500, sendo que os primeiros livros foram trazidos pelos jesuítas em 1549, com a instalação do Governo Geral em Salvador.
Qual é o nome do livro mais antigo do mundo?
A Epopeia de Gilgamesh
A Epopeia de Gilgamesh (São Paulo: Autêntica, 2017) é uma obra cuja origem, estima-se, em 4 mil anos, já que foi escrita mais ou menos 2 mil anos a.C. O “documento” que deu resultou no livro que hoje conhecemos ficou soterrado desde o incêndio, em 612 a.C., que devastou a Biblioteca de Nínive.
Qual a importância da Zilda Arns para a sociedade?
Com a Pastoral da Criança, que hoje atende a dois milhões de crianças em todo o Brasil, Zilda Arns foi fundamental na popularização do chamado "soro caseiro", remédio simples e barato para combater a desidratação infantil.
Quantas pessoas Zilda Arns salvou?
Estima-se que, no exterior, a Pastoral da Criança já salvou a vida de ao menos 200 mil bebês.
Qual foi o legado de Zilda Arns?
Zilda Arns fez, sim, o milagre da multiplicação dos pães, ou seja, da vida. Aonde a Pastoral da Criança chega, no primeiro ano o índice de mortalidade infantil cai em torno de 20%. Estima-se que, no exterior, a Pastoral da Criança já salvou a vida de ao menos 200 mil bebês.