6 mins read

O quê filósofos falam sobre educação?

Quais filósofos falam sobre educação?

  • “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. …
  • “O ser humano é aquilo que a educação faz dele” – Immanuel Kant. …
  • “A boa educação é moeda de ouro. …
  • “A educação é a chave para abrir outros direitos humanos” – Katarina Tomasevski. …
  • Educação não transforma o mundo.

Qual filósofo defende a educação?

Platão, aluno de Sócrates, defendeu a afirmação de seu mestre, apoiando a ideia de que a tarefa fundamental da educação é ajudar os alunos a valorizar a razão. Sendo assim, afirmava que a sabedoria deveria estar acima do prazer, da honra e de outras atividades consideradas menos dignas.
Em cache

Qual a frase de Paulo Freire sobre educação?

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor." "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

Quais são os filósofos da educação brasileira?

Confira quem são eles:

  • Paulo Freire: Nasceu em 19 de setembro de 1921, em Recife (PE) | Morreu em 2 de maio de 1997, em São Paulo (SP)
  • Anísio Teixeira: Nasceu em 12 de julho de 1900, em Caetité (BA) | Morreu em 11 de março de 1971, no Rio de Janeiro (RJ)

Em cache

O que é educação segundo filósofos?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

O que falar na redação sobre educação?

Possíveis temas de Redação Sobre Educação

  • Homeschooling: educação domiciliar. …
  • Preconceito linguístico. …
  • Bullying e cyberbullying. …
  • Influência dos meios de comunicação na educação. …
  • Papel da escola no combate ao preconceito com as minorias. …
  • Inclusão de crianças neurodivergentes no processo educacional.

O que o Vygotsky defende?

Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.

O que Milton Santos fala sobre a educação?

Com relação à educação, Milton Santos afirmou que a escola deveria ser um espaço de formação crítica e reflexiva, capaz de desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a realidade em sua complexidade.

O que citar em uma redação sobre educação?

O que citar na redação sobre educação? Veja as 11 sugestões

  1. 1 – “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.” …
  2. 2 – “A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado.” …
  3. 3 – “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Quem é o pai da educação?

O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.

O que reflete a filosofia da educação?

A filosofia da educação é o campo da filosofia que se ocupa da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a pedagogia.

O que é a educação para Platão?

Platão tem uma proposta educacional bem clara e que esta ligada ao Estado Ideal. Para ele a educação ideal deve estar atrelada a forma de governo, que ele mesmo vai conceber e idealizar. A concepção de educação deve estar no processo educativo feito a partir das etapas ou como ele mesmo propõem em períodos.

Como Sócrates defendia a educação?

Ensino pelo diálogo

Defensor do diálogo como método de Educação, Sócrates considerava muito importante o contato direto com os interlocutores – o que é uma das possíveis razões para o fato de não ter deixado nenhum texto escrito.

Que filósofos influenciaram a educação?

As contribuições de John Dewey, Maria Montessori, Célestin Freinet, Jean Piaget, Lev Vigotski, Carl Rogers e Paulo Freire continuam inspirando quem pensa e produz conhecimento sobre o campo da inovação em educação.

Como usar a frase de Nelson Mandela na redação?

A frase de Nelson Mandela faz alusão ao importante papel da educação como mecanismo de mudança na sociedade. Nessa perspectiva, a disciplina concedida a população, indubitavelmente, torna possível uma sociedade mais honesta, menos violenta e que busca o conhecimento.

O que é educação na visão de Piaget?

Para Piaget, o principal objetivo da educação é criar indivíduos que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir aquilo que outras gerações já fizeram.

O que diz a teoria de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Qual a teoria de Milton Santos?

Santos entende que o desenvolvimento desigual é combinado é resultado de "uma ordem, cuja inteligência é apenas mediante o processo de totalização, isto é, o processo de transformação de uma totalidade em outra totalidade" (1996:101).