5 mins read

O que foi a arte barroca europeia?

Quais são as principais características do barroco europeu?

Abaixo, veja as principais características do barroco europeu:

  • Riqueza de detalhes;
  • Arquitetura com formato oval e esculturas;
  • Esculturas côncavas e convexas (com o intuito de passar a ideia de movimento);;
  • Dualismo (conflito entre o profano e o sagrado);
  • Excessos, luxo e exuberância;
  • Linguagem rebuscada;

Em cache

Quando surgiu a arte barroca na Europa?

A arte barroca foi uma corrente que teve como berço de origem a Itália. Surgido no fim do século XVI, esse movimento artístico foi difundido para outros países da Europa e logo chegou à América Latina.
Em cache

Em que consiste a arte barroca?

As obras barrocas mostram uma constante e angustiante luta entre forças opostas: o bem e o mal, Deus e o Diabo, luz e trevas, etc. Recorrência de temáticas religiosas. Contraste entre luz e sombra, conferindo intensidade dramática e profundidade na arquitetura e, em especial, na pintura (chiaroscuro).

Qual é a origem do barroco europeu?

O barroco surgiu em meio a uma crise relacionada à hegemonia da igreja católica. Esse cenário foi desencadeado pela Reforma Protestante, movimento que questionou muitas práticas do catolicismo. A proporção que a Reforma Protestante alcançou foi muito significativa.
Em cache

Quais eram os principais temas do barroco europeu?

São elas:

  • A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.
  • O realismo: Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.
  • A grandeza: …
  • A sensualidade. …
  • Emoção e encenação. …
  • Valorização das luzes e sombras.

Quais as principais expressões do barroco europeu?

Tendências do Barroco

As duas tendências que predominaram nesse movimento literário foram: Cultismo – É o chamado "jogo de palavras". Nele está presente o formalismo e o vocabulário rebuscado, bem como o emprego frequente das figuras de linguagem. Conceptismo – É o chamado "jogo de ideias".

Quem criou o barroco na Europa?

Michelangelo Caravaggio

O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente, religiosas. Um importante pintor barroco italiano foi Michelangelo Caravaggio (1571-1610).

Quais foram as principais obras do barroco europeu?

Pintura Barroca

  • Vocação de São Mateus (1600), do italiano Caravaggio, é um exemplo da pintura barroca.
  • Pintura da Sacristia da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG), de Manuel da Costa Ataíde.
  • A última ceia (1592-1594), de Tintoretto, é um exemplo de pintura do barroco italiano.

Qual é a principal característica do barroco?

As principais características do Barroco, que é a segunda escola literária no Brasil e compreendeu os anos 1601 a 1767, são: dualismo, como sagrado x profano. cultismo, que é o jogo de palavras. conceptismo, que é o jogo de ideias.

Qual a principal arte barroca?

O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.

Qual o objetivo do barroco europeu?

O movimento surgiu como oposição aos ideais de harmonia e simplicidade apresentados pelo Renascimento. Assim, o barroco buscava conter a Reforma Protestante ao mesmo tempo em que resgatava as ideias teocêntricas. O movimento criou, então, uma estética extravagante, requintada e cheia de representações do Divino.

Quais são os principais artistas do barroco europeu?

Caravaggio (1571-1610): pintor italiano. Rembrandt (1606-1669): pintor holandês. Johannes Vermeer (1632-1675): pintor holandês. Peter Paul Rubens (1577-1640): pintor flamengo.

Qual a importância do barroco europeu?

A pintura barroca expressava o momento enfrentado pela Igreja Católica e a sua necessidade de se reaproximar dos fiéis após a Reforma Protestante. Inicialmente, a pintura era trazida de Portugal, feita em azulejos, e descrevia passagens da Bíblia.

Qual foi o principal artista do barroco europeu?

Dentre os artistas da Arte Barroca que tiveram maior destaque encontram-se, ainda, Artemisia Gentileschi (1597-1653), Nicholas Poussin (1594-1665), Claude Lorrain (1604-1682).

Qual o principal artista do barroco europeu?

Outros nomes que se destacaram no Barroco Europeu foram: Caravaggio (1571-1610): pintor italiano. Rembrandt (1606-1669): pintor holandês. Johannes Vermeer (1632-1675): pintor holandês.

Quais são as 3 características da arte barroca?

As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.

Quais são as 3 características do Barroco?

cultismo, que é o jogo de palavras. conceptismo, que é o jogo de ideias. contraste, como verificamos na utilização de antíteses e paradoxos.

Quais as 4 principais características do Barroco?

Principais características do Barroco: Lista Completa

  • Uso de figuras de linguagem e figuras de sintaxe: antítese, paradoxo, hipérbole, hipérbato, sinestesia, comparação, metáfora;
  • Linguagem Rebuscada;
  • Cultismo: jogo de palavras;
  • Conceptismo: jogo de ideias;
  • Feísmo: imagens exageradas, grotescas, trágicas;