6 mins read

O que foi a guerrilha na ditadura militar?

O que foi a guerrilha durante a ditadura?

As ações guerrilheiras tinham como objetivo arrecadar fundos para custear a estrutura clandestina das organizações e fazer propaganda revolucionária para as amassas. O projeto estratégico a longo prazo, porém, era lançar a guerrilha rural, considerada de fundamental importância na luta contra a ditadura.

O que foi a guerrilha no Brasil?

A Guerrilha do Araguaia foi um movimento de luta armada (guerrilheiro) que ocorreu na região do Araguaia (divisa entre os estados de Tocantins e Pará), entre os anos de 1972 e 1975. Este movimento era contrário à ditadura militar implantada no Brasil, através de golpe, em 1964.
Em cache

Qual o conceito de guerrilha?

A palavra guerrilha vem do espanhol guerrilla, que significa “guerra pequena, de pequeno porte”. Essa expressão passou a ser empregada no contexto de resistência da população espanhola contra a invasão napoleônica entre o fim da década de 1800 e o início da década de 1810.

Qual é o objetivo da guerrilha?

A Guerrilha tem como estratégia submeter o adversário, que pode até ser muito mais poderoso, a condições adversas que causem extrema dificuldade as suas ações. Desta forma, combatentes podem fazer frente a poderios militares superiores.

Qual foi o principal foco guerrilha no Brasil?

A Guerrilha do Araguaia foi uma tentativa de ação revolucionária comunista no Brasil que transcorreu entre 1967 e 1974, na região conhecida como “Bico do Papagaio”, situada na fronteira entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins (então Goiás).

O que causou o fim da ditadura militar?

Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.

Quais foram os movimentos contra a ditadura militar?

O movimento estudantil e sindical buscava agir mesmo com toda a repressão, em várias cidades do Brasil. Escolas e faculdades foram ocupadas, enquanto organizações paramilitares de extrema direita plantavam bombas com o intuito de intimidar a oposição e assustar a população.

Qual a diferença entre guerrilheiros e terroristas?

Enquanto as guerrilhas procuram se aproximar ao máximo da estrutura militar de comando e obediência, as organi- zações terroristas não compartilham de um tipo preferencial de estrutura organizacional. Outra diferenciação comumente apontada para distinguir guer- rilha de terrorismo baseia-se na atuação operacional.

Quais são as principais estratégias usadas pelos guerrilheiros?

Resposta: A guerrilha utiliza como estratégia básica pequenos combates relâmpagos, evitando um combate frontal. Caracteriza-se pela mobilidade de seus guerrilheiros, que ora combatem aqui para depois atacar acolá.

Quem lutou contra a ditadura militar?

Os principais grupos armados durante a ditadura no Brasil foram: Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR- Palmares) e Ação Libertadora Nacional (ALN).

Quanto tempo durou a guerrilha?

Guerrilha do Araguaia
Luta armada contra a ditadura militar brasileira
Data 1967 – 1974
Local região do Araguaia
Desfecho extermínio da guerrilha

Como a guerrilha estava relacionado ao narcotráfico?

R: As guerrilhas vendem proteção aos traficantes para escoamento da cocaína. Em contrapartida o narcotráfico financia as guerrilhas. 5) O que são grupos paramilitares? R: Grupo paramilitar é um grupo clandestino que atua paralelamente ao exército, portanto, às margens da lei.

Quem foi o presidente que acabou com a ditadura militar?

O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República). Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos.

Porque o ai-5 foi criado?

O decreto foi uma vitória da linha-dura, como eram chamados os militares mais radicais, que desde 1964 exigiam do governo poderes para eliminar opositores através de medidas como prisões, punição de dissidentes, suspensão de direitos políticos e cassação de mandatos.

Por que as pessoas foram torturadas durante a Ditadura Militar?

Durante os chamados anos de chumbo, assim como na ditadura Vargas (período denominado Estado Novo ou República Nova, em alusão à República Velha, que findava), houve a prática sistemática da tortura contra presos políticos – aqueles considerados subversivos e que, alegadamente, ameaçavam a segurança nacional.

O que causou o fim da Ditadura Militar?

Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.

Qual é a diferença entre guerra e guerrilha?

Guerrilha (em castelhano: guerrilla , "pequena guerra") é um tipo de guerra não convencional na maior parte das vezes rural no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros, incluindo, mas não limitado a civis armados (ou "irregulares").

Qual a origem da Al Qaeda?

Filho do maior empreiteiro da Arábia Saudita se tornou um grande arrecadador de dinheiro para financiar a luta dos afegãos contra os soviéticos. Lá, em 1988, ele fundou a 'Al Qaeda' (a base, em árabe), a organização terrorista que mudou a história.