6 mins read

O que foi a literatura dos jesuítas?

O que foi a literatura de catequese literatura jesuítica?

O que foi a Literatura de Catequese? A literatura de catequese se tratava da conversão dos índios para a cultura do homem branco. Ou seja, fazer com que os índios fossem catequizados à religião e a cultura do cristianismo, predominante em Portugal. A literatura de catequese vigorou do ano de 1549 até o ano de 1601.
Em cache

Quais são as principais características da literatura jesuítica?

No que se refere à literatura jesuítica, as formas mais marcantes de sua prática eram: poesia devota, teatro pedagógico baseado em passagens da Bíblia e documentos sobre os avanços e dificuldades na catequese dos nativos.
Em cache

Como surgiu a literatura jesuítica?

A Literatura Jesuítica foi criada pelos Jesuítas, isto é, os membros da organização católica Companhia de Jesus e era voltada principalmente para o trabalho de catequese.

Qual foi a contribuição da literatura jesuítica para o Brasil?

No que diz respeito aos aspectos ideológicos da literatura jesuítica, temos como principal preocupação dos padres a catequização, ou seja, impor uma religião, uma forma de vida com valores, culturas, ideais diferentes do que se vivia aqui antes da sua chegada.

Quais são os principais autores e obras da literatura jesuítica?

No que se refere aos nomes de maior relevância na Literatura Jesuítica, eles são:

  1. 1 – Padre José de Anchieta. …
  2. 2 – Padre Manuel da Nóbrega. …
  3. 3 – Fernão Cardim.

Qual foi o papel dos jesuítas no Quinhentismo?

Os jesuítas chegaram ao Brasil Colônia em 1549, sendo liderados por Manuel da Nóbrega. Fundaram inúmeras missões jesuíticas em diferentes partes do território brasileiro e procuraram catequizar os nativos, tornando-os verdadeiros católicos, mas sem os vícios presentes entre os europeus.

Quem são os autores da literatura jesuíta?

No que se refere aos nomes de maior relevância na Literatura Jesuítica, eles são:

  1. 1 – Padre José de Anchieta. …
  2. 2 – Padre Manuel da Nóbrega. …
  3. 3 – Fernão Cardim.

Quem foi o maior representante da literatura jesuítica?

Padre Manuel da Nóbrega

Padre Manuel da Nóbrega foi um dos nomes mais representativos da literatura de jesuítica do Quinhentismo.

Qual era o objetivo da educação dos jesuítas?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

Quais são as principais funções da literatura?

O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.

Como era a literatura do Quinhentismo?

O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.

Qual foi o papel dos jesuítas?

Os jesuítas são os padres da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola em 1534. Têm um papel evangelizador e procuram expandir a fé católica para todos os cantos do planeta. Na Europa, cumpriram um importante papel na reação católica perante o avanço do protestantismo.

Quando surgiu a literatura jesuítica?

A Literatura Jesuítica, também chamada de Literatura de Catequese, é uma categoria de textos que foram produzidos durante o período Quinhentista, movimento literário que começou em 1550 e terminou em 1601.

Qual foi o método educacional utilizado pelos jesuítas?

expositivo

O método de ensino utilizado pelos jesuítas era principalmente expositivo, livresco, com pouco ou nenhum sentido prático. O cul- tivo da língua nativa e das Humanidades contrastava com o, nem sempre, ajustado, mas inevitável Latim.

Como os jesuítas ensinavam?

A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.

Qual é o conceito de literatura?

Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo.

Qual é a principal característica da literatura?

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

O que foi o Quinhentismo no Brasil Resumo?

O Quinhentismo, no Brasil e em Portugal, designa uma importante fase da história da literatura desses países, apesar de ter se expressado de modo diferente em um e outro. No Brasil, designa o conjunto de textos e autores do período colonial, compreendendo os três primeiros séculos desde a conquista portuguesa.