6 mins read

O que foi a Reação Termidoriana E o que ela gerou?

O que foi a chamada Reação Termidoriana?

A reação termidoriana, ou golpe de 9 de Termidor, foi um golpe organizado pelos girondinos contra os jacobinos, em julho de 1794. Ele foi organizado pela alta burguesia e por grupos mais conservadores da revolução, que desejavam retirar os jacobinos do poder francês.
Em cache

O que aconteceu com a Reação Termidoriana?

Em 1795, a Convenção foi substituída pelo Diretório. Com a Reação Termidoriana, vários jacobinos, incluindo Robespierre, foram guilhotinados.
Em cache

Que mudanças a Reação Termidoriana trouxe?

A Lei do Máximo, que regulava os preços de cereais, foi revogada, gerando inflação, e a escravidão foi restaurada nas colônias. Além disso, uma nova Constituição foi promulgada em 1795, instaurando um modelo de voto indireto e censitário que restringia consideravelmente a participação popular.
Em cache

Qual foi o golpe 9 Termidor?

Em 28 de julho de 1794, o líder jacobino Maximilien de Robespierre e grande parte de seus aliados são executados na guilhotina. Presos na Convenção no dia anterior, o chamado golpe de 9 de termidor do ano II, foram rapidamente julgados e condenados ao mesmo destino de Luís XVI.
Em cache

Qual foi a reação desencadeada contra a Revolução Francesa?

Resposta verificada por especialistas

Quando o Rei Luís XVI foi para a guilhotina na França, caiu o absolutismo no país, a dinastia dos Bourbon, o que fez com que os países vizinhos se revoltassem contra essa revolução, já que o absolutismo era dominante na Europa.

Qual a diferença do período do Terror e a Reação Termidoriana?

O período do Terror na revolução francesa foi o período mais radical e devido ao predomínio da ação popular, recebeu essa denominação. A Reação Termidoriana foi quando os representantes do partido "Pântano", representando a alta burguesia sem ideologia definida, tomou o poder dos jacobinos através de um golpe.

Qual foi a principal causa da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa, iniciada em 1789, com a queda da Bastilha, foi motivada pela desigualdade social, pela crise econômica e pela fome, sendo inspirada nos ideais do Iluminismo. Em 14 de julho de 1789, a população parisiense rebelada atacou a Bastilha, antiga prisão e símbolo do absolutismo francês.

O que foi a Reação Termidoriana Brainly?

Durante a Reação Termidoriana a alta burguesia passa a controlar, temporariamente, os destinos políticos da França revolucionária, organizando as bases daquilo que viria a ser a Primeira República da França.

O que foi o 9 Termidor Brainly?

O 9 de termidor é o ápice de uma série de eventos que marca o fim do chamado regime do Terror, com a queda de Robespierre e seus seguidores.

Qual era o objetivo de Robespierre?

Robespierre tornou-se famoso como político sério e "incorruptível". Seu objetivo era eliminar oa privilégios e instituições do Antigo Regime. Ele propagou ideias revolucionárias para a época, como o sufrágio universal, eleições diretas, educação gratuita e obrigatória, e imposto progressivo segundo a renda.

Qual foi a causa e as consequências da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa foi um marco para a humanidade e causou uma série de mudanças, a curto prazo e a longo prazo, na França e no mundo. Entre as várias consequências, podem-se destacar algumas: Universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais.

Quais as consequências que a Revolução Francesa trouxe?

Consequências da Revolução Francesa

Em dez anos, de 1789 a 1799, a França passou por profundas modificações políticas, sociais e econômicas. A aristocracia do Antigo Regime perdeu seus privilégios, libertando os camponeses dos laços que os prendiam aos nobres e ao clero.

Qual foi a conclusão da Revolução Francesa?

5 de maio de 1789 – 9 de novembro de 1799Revolução Francesa / Período

Qual foi o fato que marcou o fim da Revolução Francesa?

Em 18 de Brumário do ano VIII (9 de Novembro de 1799), Napoleão toma o poder por meio de um golpe militar e se declara cônsul da França. Esse golpe tem o apoio da burguesia, que enxerga em Napoleão um aliado de seus interesses econômicos. Nesse momento termina a Revolução Francesa.

Qual a diferença entre o período do terror e a Reação Termidoriana?

Durante o período do terror, os jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, guilhotinaram milhares de opositores. Os girondinos derrubaram os jacobinos do poder por meio de um golpe conhecido como Reação Termidoriana.

O que foi o governo do Diretório?

O período do Diretório representou o estabelecimento pela burguesia francesa de uma República moderada, que acabava com as instituições do Antigo Regime, mas limitava a participação política, com a volta do voto censitário e o combate ao igualitarismo defendido pelos jacobinos.

Quais são as principais consequências da Revolução Francesa?

Entre as várias consequências, podem-se destacar algumas: Universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais. Fim dos privilégios e dos resquícios do feudalismo na França. Início da queda do absolutismo na Europa.

Quem criou a lei do máximo?

Nesse caso, o excesso limita ou mesmo prejudica a produção. Foi com base nisso que André Voisin enunciou a lei do máximo. Os excessos de um nutriente reduzem não só a eficácia de outros, mas também atrapalha o rendimento das colheitas.