6 mins read

O que foi o Consulado na França?

Qual era o principal objetivo do Consulado?

No Consulado, buscou-se alcançar o equilíbrio entre as conquistas militares e questões que afligiam internamente a França. No plano econômico a primeira medida consistiu na criação de um banco nacional (Banco da França) que deveria controlar a emissão de moeda e financiar os negócios da burguesia.
Em cache

Como ocorreu o Consulado francês?

O Consulado (1799-1802)

Napoleão Bonaparte, aclamado pelo povo como herói nacional, no dia 9 de novembro de 1799, promoveu num golpe de Estado o “Golpe do 18 de Brumário”. Nesta data, ele derrubou o Diretório, dissolveu a Assembleia e assumiu o governo. Implantou o regime de Consulado e foi nomeado Primeiro Cônsul.

O que quer dizer o Consulado?

Um consulado é a representação da administração pública de um país fora dele e está diretamente vinculada ao Ministério de Relações Exteriores em todos os assuntos relacionados à promoção e proteção dos interesses do Estado, cidadãos nacionais e imagem de um país no exterior.

Como era o Consulado na Era Napoleônica?

Durante o Consulado, com a concentração do poder nas mãos do Executivo especificamente de Napoleão, o primeiro cônsul, o poder Legislativo não desapareceu, embora seja restrito. Apesar de ter o direito de votar, o Legislativo não podia propor ou discutir projetos de lei enviados pelo Executivo.

O que aconteceu durante o Consulado?

Durante o Consulado, promoveu transformações políticas que concentravam amplos poderes nas mãos do Poder Executivo. Nos primeiros anos de 1800, criou uma nova constituição aprovada pelo voto de mais de 3 milhões de franceses.

Como foi a formação do Consulado?

Golpe do 18 de Brumário e Consulado

O Golpe do 18 de Brumário, de 1799, foi planejado pelo abade Sieyès (1748-1836) e por Napoleão Bonaparte. Napoleão depôs o Diretório usando uma coluna de granadeiros e implantou o regime do Consulado. Assim, três cônsules concentraram o poder: Bonaparte, Sieyès e Ducos.

Quais as consequências do Consulado para a sociedade francesa?

Durante o Consulado, promoveu transformações políticas que concentravam amplos poderes nas mãos do Poder Executivo. Nos primeiros anos de 1800, criou uma nova constituição aprovada pelo voto de mais de 3 milhões de franceses.

Qual a importância do Consulado?

Assim sendo, os consulados tratam, principalmente, dos casos envolvendo cidadãos brasileiros no exterior, como repatriações, prisões, hospitalizações, mas também prestam serviços tanto a brasileiros quanto a estrangeiros, como a emissão de vistos, legalização de documentos, emissão de passaportes, entre outras funções.

O que é um Consulado de um país?

O consulado configura também um espaço de autoridade de um país em território estrangeiro. É chefiado por diplomatas conhecidos como cônsules. A principal função do consulado é proteger e assistir os cidadãos do seu país que estão em território estrangeiro, além de exercer funções como emissão de vistos e passaportes.

Qual foi o documento que instituiu o Consulado?

Após conseguir relativa estabilidade, Napoleão criou a mais importante realização política de todo esse período: o Código Civil Napoleônico.

Quais foram as medidas tomadas durante o Consulado?

Resposta verificada por especialistas. As principais medidas tomadas por Napoleão durante a fase de Consulado foram a criação do Banco da França, adoção do Estado laico, assinatura de paz com os ingleses, criação de escolas públicas e instituição do Código Civil Napoleônico.

Quais foram os principais fatos do período do Consulado?

Consulado (1799-1804)

Para tanto, foi necessário o desenvolvimento do Banco da França, cedendo créditos para indústrias e controlando a inflação do país. Além disso, o período do Consulado marcou a criação do Senado e Tribunal, setor legislativo do território francês. Só que Bonaparte não parou por aí.

Como Napoleão Bonaparte chegou ao poder E o que foi o Consulado?

Em 9 de novembro de 1799, no que ficou conhecido como Golpe do 18 Brumário, Napoleão ascendeu ao poder como cônsul. “As vitórias no campo militar e econômico – e o consequente apoio dos grupos mais abastados – deram a ele a legitimidade para alcançar a condição de imperador”, segundo Carvalho.

O que é o governo do consulado?

O governo do consulado era republicano e controlado por militares, onde três cônsules chefiavam o poder executivo (Napoleão, Roger Ducos e Sieyés), mas como Napoleão foi eleito primeiro-cônsul da república era ele quem realmente governava.

O que o consulado pode fazer?

Dentre as funções do Consulado estão:

  • proteger e prestar assistência aos cidadãos brasileiros em sua jurisdição, respeitando-se os tratados internacionais vigentes e a legislação local;
  • expedir passaportes e outros documentos de viagem;
  • emitir vistos de entrada no território brasileiros para cidadãos estrangeiros;

Quem representa o Consulado?

Funções de uma embaixada e de um consulado

Enquanto embaixadores, que são representantes diplomáticos de alto nível de um país, representam a embaixada, os cônsules representam os consulados.

Como Consulado foi composto?

Consulado (1799-1804)

Após a queda do Diretório, o regime do Consulado é estabelecido como nova forma de governo na França. Inicialmente composto por três cônsules, Napoleão acaba ocupando o principal cargo entre eles, o de primeiro-cônsul.

Quais foram as principais ações de Napoleão durante o Consulado?

Foram criados os liceus, colégios internos responsáveis pela formação de cidadãos que, posteriormente, fossem capazes de ocupar os altos cargos do Exército e do Estado. Paralelamente, o ensino superior também foi incentivado com a criação de faculdades de Política, Direito e Técnica Naval.