6 mins read

O que foi o espaço vital na Segunda Guerra Mundial?

O que foi o espaço vital Segunda Guerra Mundial?

O espaço vital seria o espaço necessário para a expansão territorial de um povo, no caso, o povo alemão. Não apenas a restauração das fronteiras de 1914, mas também a conquista da Europa Oriental, espaço onde as necessidades, relativas à dominação territorial e recursos minerais desse povo seriam supridas.

Qual é o conceito de espaço vital?

O espaço vital trata da necessidade de o Estado ter o direito de atuar sobre uma área geográfica (território) que garanta condições de sobrevivência de uma determinada sociedade.

O que era o espaço vital para os alemães?

A Teoria do Espaço Vital é uma ideia que surgiu da revolta pela Alemanha ter perdido territórios depois da Primeira Guerra Mundial. É uma ideia relacionada a todas as outras, de que a raça ariana deveria ter um único território e expandi-lo ao máximo, formando “um guia, um império, um povo”, conforme dizia Hitler.
Em cache

O que era o espaço vital Brainly?

O espaço vital consiste no espaço necessário para a expansão de território de um povo, que para Hitler era o povo alemão. Para ele, era necessário recuperar as fronteiras de 1914 e também dominar a Europa Oriental, pois aí teria o necessário para suprir as necessidades de dominação territorial e recursos naturais.

Quem criou a teoria do espaço vital?

Friedrich Ratzel

O conceito de Lebensraum, ou espaço vital, foi formulado pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844 – 1904) no contexto da unificação alemã e no momento da II Revolução Industrial (século XIX).

O que é espaço vital e Pangermanismo?

O governo da Alemanha seguindo o principio do pangermanismo, buscava que considerava um espaço vital, isto é, terras e recursos suficientes para que a população alemã pudesse se desenvolver.

Quais foram os principais fatores que motivaram a Segunda Guerra Mundial?

As causas que contribuíram para o início da Segunda Guerra Mundial foram muitas. Podemos destacar a Grande Depressão, o descontentamento com o Tratado de Versalhes, as ideologias fascista e nazista, e finalmente, o expansionismo japonês.

Qual o objetivo dos alemães defendendo a ideologia do espaço vital?

Durante toda a Segunda Guerra Mundial, os propagandistas nazistas mascararam a agressão militar alemã contra outros países (com o objetivo de tomar à força seus territórios) como atos de auto-defesa étnica, necessários à sobrevivência da "civilização ariana" (idéia do “Espaço Vital”) .

Quem foi o criador da teoria do espaço vital?

Para tanto, considerou-se viável fazer uma conexão entre a compreensão de desenvolvimento sustentável, na perspectiva da região, e a concepção de Lebensraun, espaço vital, idealizado por Friedrich Ratzel (1844-1904), levando-se em consideração os contextos de época.

Qual foi o principal motivo que desencadeou a Segunda Guerra Mundial?

A causa imediata desse conflito foi o expansionismo territorial germânico, e o estopim do conflito foi a invasão na Polônia, em 1º de setembro de 1939. A blitzkrieg foi fundamental para os sucessos dos exércitos alemães na primeira fase da guerra.

O que foi a Liga Pangermanica?

Alldeutscher Verband (em português: "União de Todos os Alemães"; "Liga Pangermânica") foi uma organização alemã de extrema-direita criada em 1891 que promovia o pangermanismo e o imperialismo. Seu primeiro presidente foi Ernst Hasse, sucedido por Heinrich Class em 1908.

Quais as 3 fases da Segunda Guerra Mundial e suas características?

Fases da Segunda Guerra

O conflito pode ser dividido em três fases: As vitórias do Eixo (1939-1941); O equilíbrio das forças (1941-1943); A vitória dos Aliados (1943-1945).

Qual foi o resultado da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial. As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.

Qual foi o estopim para o início da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939.

Qual foi o país que ganhou a Segunda Guerra Mundial?

soviéticas

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.

Qual foi o país que iniciou a Segunda Guerra Mundial?

A Alemanha iniciou a Segunda Guerra Mundial ao invadir a Polônia, no dia 1 de setembro de 1939. Nos anos seguintes, a Alemanha invadiu outros onze países. A maior parte dos judeus europeus vivia em países que a Alemanha viria a ocupar, ou influenciar, durante a segunda Guerra Mundial.

O que é o Pangermanismo e espaço vital?

O governo da Alemanha seguindo o principio do pangermanismo, buscava que considerava um espaço vital, isto é, terras e recursos suficientes para que a população alemã pudesse se desenvolver.

O que foi a Tríplice Aliança e Entente?

A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança dividiam o continente em dois blocos. Esse sistema de alianças era baseado num acordo econômico, político e militar. Assim, tinham fins diplomáticos e funcionavam como uma proteção entre os Estados, os acautelando de ataques dos rivais.