7 mins read

O que foi o rio Jordão na bíblia?

O que significa o rio Jordão?

Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.

Como era o rio Jordão na Bíblia?

Volumoso, caudaloso, opulento, cristalino. Os adjetivos relativos ao Rio Jordão bíblico, citado 175 vezes no Antigo Testamento e 15 no Novo, onde Jesus teria sido batizado, parecem se referir a um lugar imaginário. Hoje, o Rio Jordão, com seus 217 quilômetros, é uma sombra do que já foi no passado.
Em cache

Qual a importância do rio Jordão para o povo hebreu?

Considerado sagrado até os dias de hoje, o Rio Jordão possui uma história bastante mística e sagrada, sendo, inclusive, citado diversas vezes no decorrer da bíblia. Foi no Rio Jordão que, segundo a Bíblia, Jesus foi batizado, e também onde houve a cura de um leproso e a manifestação da santíssima trindade.
Em cache

O que Jesus fez no Rio Jordão?

Um dos milagres de Jesus, que foi a cura do leproso de Naamã, aconteceu lá. “Como uma rara fonte de água, o rio Jordão é central para diversas religiões, como judeus, cristãos e muçulmanos, que consideram o rio sagrado até os dias atuais”.
Em cache

Quantos anos tinha Josué quando atravessou o rio Jordão?

E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

Quanto tempo durou a travessia do rio Jordão?

quarenta anos

O livro bíblico de Josué narra uma cena interessante. O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles.

Como Josué atravessou o rio Jordão?

1 Quando toda a nação terminou de atravessar o Jordão, o Senhor disse a Josué: 2 Escolha doze homens dentre o povo, um de cada tribo, 3 e mande que apanhem doze pedras do meio do Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levem-nas com vocês para o local onde forem passar a noite.

Quais foram os milagres do rio Jordão?

O rio Jordão foi o cenário onde milagres aconteceram pelo poder de Deus. Dentre elas temos: A travessia de Josué pelo Rio Jordão, a subida de Eliás ao Céu, a cura de Naamã (A Cura do Leproso), e o Batismo de Jesus Cristo.

O que quer dizer passar o Jordão?

Trata-se de uma recriação da passagem bíblica que fala sobre o momento em que Josué e os israelitas atravessa o rio rumo a Canaã. Veja o que significa a travessia do rio Jordão nas Escrituras e confira como foi feita a cena que vai parar o Brasil.

Como foi a passagem do povo pelo rio Jordão?

O rio está aberto diante da Arca da Aliança e os hebreus observam, na margem do Jordão, admirados e emocionados. O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão. Tibar e Kadmo se espantam ao observar os hebreus cruzarem o Jordão.

Quais profetas abriram o rio Jordão?

O rio Jordão parará de fluir. O fluxo da água será interrompido e se tornará mais alto, abrindo-se um caminho para que os exércitos de Israel cruzem o rio Jordão.

O que aprendemos com a travessia do rio Jordão?

Por fim, a travessia do rio Jordão nos ensina sobre a fidelidade e o poder de Deus em conduzir o seu povo à vitória, mesmo em situações aparentemente impossíveis. A liderança de Josué, que segue os planos de Deus e confia em sua providência, é um exemplo para nós de como devemos agir em nossa própria jornada de fé.

Quantas vezes o rio Jordão foi aberto na Bíblia?

4 Quatro vezes que Deus abriu as Águas – Mar vermelho e Rio Jordão terjemahkan ke Indonesia | Lingualeo.

Como o povo de Israel passou pelo Rio Jordão?

Apanharam doze pedras do meio do Jordão, conforme o número das tribos de Israel, como o Senhor tinha ordenado a Josué; e as levaram ao acampamento, onde as deixaram. 9 Josué ergueu também doze pedras no meio do Jordão, no local onde os sacerdotes que carregavam a arca da aliança tinham ficado.

Como Josué atravessou o Rio Jordão?

Josué dá instruções certas e, quando as pessoas agiram conforme as instruções, o rio parou de fluir e "os pés dos sacerdotes tocaram a água", e ela "empilhou" mais a montante, para permitir que o povo de Israel atravessasse no leito seco do rio. Todos puderam atravessar, com Arca da Aliança no meio do rio.

Porque Josué teve que atravessar com o povo o rio Jordão?

Na nossa vida temos muitos desafios, seja na família, no trabalho, mas precisamos atravessar o Jordão, ou seja, tomar posse da promessa do Senhor que foi dada a Abraão há 500 anos da época de Josué.

Como Josué conseguiu atravessar o rio Jordão?

1 Quando toda a nação terminou de atravessar o Jordão, o Senhor disse a Josué: 2 Escolha doze homens dentre o povo, um de cada tribo, 3 e mande que apanhem doze pedras do meio do Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levem-nas com vocês para o local onde forem passar a noite.

Quanto tempo Josué Demorou para atravessar o rio Jordão?

quarenta anos

O livro bíblico de Josué narra uma cena interessante. O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão.