6 mins read

O que foram as Expansão maritimas?

Que foi a expansão marítima?

A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.
Em cacheSemelhantes

O que foi a expansão marítima e qual seu objetivo?

A expansão marítima portuguesa foi a primeira de toda a Europa. Para os portugueses, a navegação foi a forma encontrada para comercializar com diferentes partes do mundo. Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI.
Em cache

O que foi a expansão marítima e quais as suas consequências?

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVIII, contribuiu para que o continente europeu superasse a crise gerada ao longo dos dois últimos séculos – XIV e XV -, provocada, principalmente pela fome, que assolava a Europa devido às mudanças climáticas, dentre outros fatores.
Em cache

Como foi o processo de expansão marítima?

A expansão marítima europeia ocorreu entre os séculos XV e XVII. Foi determinante para tirar a Europa da crise em que o continente mergulhou nos séculos XIV e XV. Foi ainda um momento de grande desenvolvimento de atividades comerciais entre diferentes continentes.
Em cache

Qual foi o motivo da expansão marítima?

Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.

Qual foi a principal causa da expansão marítima?

Expansão Marítima – Definição e Fatores

Aconteceu em uma época de queda do feudalismo e crescimento do capitalismo. Entre os principais fatores estavam o monopólio comercial das cidades italianas no mediterrâneo, crescimento da burguesia e do consumo e formação das monarquias nacionais.

Quais foram os principais motivos que levaram as grandes navegações?

Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época.

Por que os portugueses foram os pioneiros na expansão marítima?

Portugal foi pioneiro na expansão marítima por conjugar alguns fatores políticos, sociais, econômicos e técnicos que possibilitaram a procura por novas rotas de comércio com os mercados orientais.

Qual foi a importância da expansão marítima?

Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.

Qual foi o motivo da expansão marítima portuguesa?

Portugal possuía uma posição geográfica privilegiada, situada no extremo ocidental da Europa, o que lhe permitiu ter acesso ao Atlântico e ao mar Mediterrâneo.

Quais foram as conquistas realizadas pela expansão marítima portuguesa?

A exploração oceânica feita pelos portugueses concentrou-se em explorar a costa do continente africano, e, aos poucos, chegou-se a locais até então desconhecidos por eles. Na ordem cronológica, os portugueses chegaram a Madeira em 1420, a Açores em 1427, às ilhas de Cabo Verde em 1460 e a São Tomé em 1471.

Quais são as principais consequências da expansão para os europeus?

as consequências da expansão europeia – a sociedade

Há uma maior projeção económica da burguesia mercantil e enfraquecimento da nobreza senhorial e feudal, o que leva à reestruturação e reorganização dos estatutos sociais, embora de forma «oficiosa».

Quais são as principais características da expansão marítima?

Expansão Marítima – Definição e Fatores

Aconteceu em uma época de queda do feudalismo e crescimento do capitalismo. Entre os principais fatores estavam o monopólio comercial das cidades italianas no mediterrâneo, crescimento da burguesia e do consumo e formação das monarquias nacionais.

Quais foram os motivos da expansão marítima portuguesa?

Vários motivos levaram os portugueses a se lançarem nesta aventura. necessidade de abertura de novas rotas comerciais; expandir a fé cristã; conquistar terras e títulos para a nobreza.

Qual foi o resultado das Grandes Navegações?

O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.

Como foi as Grandes Navegações resumo?

As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.

Qual o principal motivo que trouxe a expansão marítima?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.

Como foi a expansão marítima portuguesa?

A expansão marítima portuguesa possibilitou a Portugal criar um dos maiores impérios da história mundial. Portugal foi pioneiro na expansão marítima por conjugar alguns fatores políticos, sociais, econômicos e técnicos que possibilitaram a procura por novas rotas de comércio com os mercados orientais.