6 mins read

O que foram os socráticos?

O que foram os Socraticos?

Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome, pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo.
Em cacheSemelhantes

Quem foram os filósofos Socraticos?

Vamos entender um pouco mais sobre o que cada um acreditava:

  • Tales de Mileto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo pré-socrático. …
  • Anaximandro de Mileto. …
  • Anaxímenes de Mileto. …
  • Heráclito de Éfeso. …
  • Pitágoras de Samos. …
  • Xenófanes de Cólofon. …
  • Parmênides de Eléia. …
  • Zenão de Eléia.

O que os socráticos buscavam?

Buscavam identificar e entender quais são os elementos primeiros, que deram origem a todas as outras coisas existentes no mundo. A ligação entre a natureza e os elementos naturais eram os fatores mais importantes e marcantes dentro das obras pré-socráticas.
Em cache

Quais foram os principais pensamentos socráticos?

De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer:

  • Na imortalidade da alma.
  • Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas.
  • Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.
  • Na democracia com um filósofo a frente.
  • Na ética do senso comum.

Em cache

Quais são as características dos socráticos?

5. Características do período socrático: A filosofia se volta para as questões humanas: ações, comportamento, crença, valor, o lugar do homem no mundo. O homem como ser racional capaz de conhecer-se a si mesmo, capaz de refletir e estabelecer procedimentos que o levem a verdade.

Quem foi Sócrates e o que ele defendia?

Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.

Quais são as principais características do período socrático?

Características do período socrático:

O homem como ser racional capaz de conhecer-se a si mesmo, capaz de refletir e estabelecer procedimentos que o levem a verdade. Definição das virtudes morais e virtudes políticas. As ideias e práticas que norteiam o comportamento dos seres humanos.

O que os filósofos defendiam?

Tales defendia que o princípio eterno era a água, Anaxímenes defendia que o princípio eterno era o ar ou o frio, Anaximandro defendia que o princípio eterno era o ilimitado, Heráclito defendia que o princípio eterno era o fogo, Pitágoras defendia que o princípio eterno eram os números, Empédocles defendia que o …

O que foram os pré Socraticos?

Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros a explicarem o mundo sem recorrer ao sobrenatural, sem recorrer ao místico. Anteriormente a eles, o mundo era explicado através da mitologia. A mitologia, no seu tempo, era o que estabelecia as regras sociais e estabeleciam a unidade do povo grego.

Quais eram os dois métodos socráticos?

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

Quais os três principais do período socrático?

A Filosofia grega Socrática

Os três maiores representantes da filosofia grega clássica são Sócrates, Platão e Aristóteles. Os dois primeiros nascidos cidadãos de Atenas, já, o último, este lá se radicou, estudou e depois praticou o magistério.

Qual foi a frase que Sócrates disse antes de morrer?

Eu afirmo a vocês, meus carrascos, que, tão pronto esteja morto, a vingança fará tombar sobre vocês, uma punição bem mais dolorosa do que a minha morte. Vocês me condenaram à morte na crença de que, por meio dela, se livrarão da crítica à sua conduta, mas eu afirmo, o resultado será exatamente o oposto.

Qual o nome da teoria de Sócrates?

É a maiêutica. Esse nome é derivado e em homenagem à profissão de sua mãe, que era parteira. Sócrates queria exatamente isto: que a alma de seus discípulos parisse as idéias, posto que elas já estavam todas lá. Esse inatismo socrático se justifica na teoria da reminiscência.

O que Sócrates produziu?

Ele viveu entre 469 a.C e 399 a.C, em Atenas, na Grécia Antiga! Ele é um campeão mundial da arte do pensamento. Foi um inovador, criou uma nova lógica de pensamento e de argumentação. Sócrates desenvolveu um método chamado Maiêutica, que você vai aprender agora.

Como foi chamado o método socrático?

O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates. Sua mãe, Fainarete, era parteira e o filósofo a tomou-a como exemplo e afirmava que os dois possuíam atividades semelhantes. Enquanto a mãe auxiliava mulheres a darem à luz a crianças, Sócrates auxiliava as pessoas a darem à luz a ideias.

Quais são os 4 filósofos?

Conheça os principais filósofos e suas teorias

  • Tales de Mileto. …
  • Sócrates. …
  • Platão. …
  • Aristóteles. …
  • Nicolau Maquiavel.

Quais os 3 principais filósofos?

Platão, Sócrates e Aristóteles, cada qual a seu modo, foram os três filósofos máximos da Grécia Antiga e, também, de toda a Humanidade, em todos os tempos.

Qual a principal ideia dos pré-socráticos?

Para os pré-socráticos, a questão mais importante era entender o mundo e a natureza. Nesse sentido, a maior parte deles se dedicou a encontrar a origem do universo. Para isso, eles observavam a “physis”, palavra grega que significa natureza, e buscavam as respostas racionais para os mais variados assuntos.