6 mins read

O que Jesus quis dizer com a parábola do Bom Pastor?

O que Jesus nos ensinou com a parábola do Bom Pastor?

Jesus Cristo chamava a Si mesmo de o Bom Pastor. Ele é o nosso pastor. Somos Suas ovelhas e Ele nos ama. Ele nos ajuda a conhecer a verdade e nos ensina como viver e voltar à presença do Pai Celestial.

O que Jesus quis dizer eu sou o Bom Pastor?

Ele dá a vida pelas ovelhas que lhe são confiadas, salva-as quando estão em perigo, vai à busca de outras que ainda foram capazes de vir para o seu rebanho ou que se perderam. Mas o evangelho também transmite para nós a ideia de que a segurança das ovelhas é a sua única preocupação.

Qual o sentimento que o Bom Pastor tem pelas ovelhas?

Ele tem um afeto genuíno por cada ovelha, protegendo a cada uma do perigo e suprindo-lhes as necessidades. (v. 11b)263. Jesus é o verdadeiro pastor porque dá sua vida livremente pelos seus (suas ovelhas), e tem com elas (ovelhas) uma infinita comunhão (vv.

O que quer dizer eu sou a porta das ovelhas?

Mas Jesus declarou que Ele é a Porta das Ovelhas e quem entra por essa porta sempre vai encontrar cura para qualquer mal. Jesus Cristo é o bom pastor e, além de ser a porta de entrada para a vida, bate à porta do nosso coração e faz morada em nossa vida.

O que significa Apascenta minhas ovelhas na Bíblia?

Apascentar as ovelhas pode significar fortalecer e nutrir as irmãs recém-conversas, as menos ativas e até as plenamente ativas. Nosso serviço deve ser desinteressado, calmo, e feito de boa vontade, com o coração cheio de amor a Deus e a Seus filhos.

Qual o papel do Bom Pastor?

O bom pastor é aquele que dá a própria vida pelas suas ovelhas; Ele as conhece e elas o conhecem; e está ao serviço da unidade. Jesus, antes de se designar a si mesmo como Pastor, diz algo que nos surpreende: “Eu sou a porta” (Jo 10, 7). É através dele que se deve entrar no serviço de pastor.

O que significa um bom pastor?

O Bom Pastor é uma perícope encontrada em João 10:1–21 na qual Jesus aparece como o "bom pastor" que dá a sua vida por suas ovelhas. A mesma metáfora pode ser vista no Salmo 23 (22). Nos Evangelhos, a imagem do "Bom Pastor" aparece sempre em referência a Jesus não se permitindo perder nenhuma de suas ovelhas.

Porque o povo de Deus é comparado a ovelha?

Não é com passividade, mas com prudência e determinação que age uma ovelha de Jesus. Ela trabalha, corre atrás, luta, faz a sua parte, previne-se, não se expõe ao mal nem ao perigo. Uma ovelha de Jesus pensa, raciocina, medita e confia na graça de Deus, mas nunca deixa de fazer a sua parte.

Qual é o papel do bom pastor?

A resposta é simples e clara. Sendo o Bom Pastor, 7 Jesus Cristo enxerga a doença em Suas ovelhas como uma condição em que necessitam de tratamento, de cuidado e de compaixão. Esse pastor, nosso Bom Pastor, alegra-Se ao ver Suas ovelhas doentes progredirem até que sejam curadas.

Por que as ovelhas precisam de um pastor?

Propósito: Proteger o rebanho de ovelhas contra predadores e ladrões, sobretudo à noite. Material e construção: Pedras em geral com espinheiros muitas vezes colocados no alto do muro.

O que significa ser pastor de ovelhas na Bíblia?

McConkie declarou: “Qualquer um que sirva em qualquer cargo da Igreja no qual seja responsável pelo bem-estar espiritual ou físico de quaisquer dos filhos do Senhor é pastor dessas ovelhas. O Senhor responsabiliza Seus pastores pela segurança (ou salvação) de Suas ovelhas”.

Qual é a diferença entre pastorear e apascentar?

Por sua vez, o verbo apascentar («do lat[im] *appascentāre, "apascentar"») é que significa «dar pasto a (gado)» e «levar ao pasto; pastorear»; em sentido figurado, quer dizer «doutrinar».

Qual o nome das duas varas utilizadas por Deus para apascentar as ovelhas?

A vara de Judá e a vara de José

Onde podemos encontrar os ensinamentos do Bom Pastor?

O amor do Bom Pastor por Suas ovelhas é ensinado de maneira belíssima no Salmo 23.

Qual é o papel do Bom Pastor?

A resposta é simples e clara. Sendo o Bom Pastor, 7 Jesus Cristo enxerga a doença em Suas ovelhas como uma condição em que necessitam de tratamento, de cuidado e de compaixão. Esse pastor, nosso Bom Pastor, alegra-Se ao ver Suas ovelhas doentes progredirem até que sejam curadas.

Porque o pastor deixa as 99 ovelhas no deserto?

O pastor era muito bom e carinhoso. Protegia as ovelhas dos animais selvagens e as vigiava à noite. Certo dia, uma das ovelhas se perdeu. O pastor deixou as outras 99 ovelhas num lugar seguro e saiu em busca da que estava faltando.

Como deve ser um bom pastor?

6 conselhos para pastores, independente do seu tempo de ministério

  1. #1 A Obra é do Senhor. …
  2. #2 É preciso ter coragem no Evangelho. …
  3. #3 Cuidar de você e da sua família é essencial. …
  4. #4 Saúde mental não é brincadeira. …
  5. #5 O ministério pastoral não é só um 'emprego' …
  6. #6 Você é um ser humano.

Qual é o papel do pastor na igreja?

Todo pastor foi chamado por Deus e recebeu a autoridade de liderar e guiar um conjunto de pessoas. Enquanto que é da responsabilidade do pastor orientar a direção e o caminho correto para as ovelhas, é responsabilidade da membresia obedecer seus direcionamentos.