5 mins read

O que leva uma pessoa a pegar meningite?

O que faz a pessoa pega meningite?

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

O que atrai meningite?

A transmissão da meningite acontece por meio do contato com saliva e/ou secreções respiratórias de uma pessoa contaminada.
Em cache

O que fazer para evitar pegar meningite?

manter a vacinação em dia. A rede pública de saúde oferece, gratuitamente, as vacinas contra as formas mais graves de meningite: Meningite tipo C (a proteção está contida na vacina Meningo C): – para crianças (1ª dose aos 3 meses; 2ª dose aos 5 meses; e reforço entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias);

Quando desconfiar de meningite?

Sensibilidade à luz; Fraqueza; Erupções cutâneas (manchas arroxeadas) Convulsões.

Quanto tempo a meningite fica no corpo?

Em geral são de 2 a 10 dias, em média 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. A meningite tuberculosa, em geral, ocorre nos primeiros seis meses após a infecção. É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces.

Qual o tipo de meningite mais perigosa?

A meningite bacteriana é a mais grave, geralmente, é passado de pessoa para pessoa pelo contato com a saliva do portador da bactéria. Tosse, espirro, fala e beijo são exemplos de meios de transmissão. Nesse caso de meningite, a doença se instala quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro.

Quem já foi vacinado contra meningite pode pegar?

Para crianças e adolescentes vacinados, não tem nada a ser feito, não precisa nenhuma dose extra. Adultos e idosos que quiserem fazer a vacina podem fazer, não há contraindicação. O risco (de meningite) para eles é baixo, mas a doença é grave. O adulto de hoje que foi vacinado na infância não tem proteção.

Qual é o exame para saber se tem meningite?

Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.

Qual parte do corpo a meningite ataca?

É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria.

Qual idade mais perigosa para meningite?

Crianças, jovens e adolescentes precisam de vacinar contra meningite! Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade.

Que parte do corpo a meningite afeta?

É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria.

Quem nunca tomou vacina de meningite O que fazer?

Caso não tenham se vacinado enquanto estavam na faixa etária contemplada pelo calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), também podem receber a Hib e a meningocócica conjugada C. Confira mais detalhes nos calendários de vacinação da SBIm.

O que fazer quando se tem contato com alguém com meningite?

No caso de pessoas que tiveram contato com pacientes com meningite por Haemophilus influenzae, a indicação é a quimioprofilaxia, tratamento que consiste na ingestão preventiva de medicamentos prescritos por médico.

Quais os primeiros sinais da meningite?

Os sintomas iniciais da meningite viral são semelhantes aos da meningite bacteriana: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vomito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Como identificar se a pessoa está com meningite?

forte dor de cabeça; náuseas; dor no pescoço; manchas vermelhas na pele (característica apresentada na meningite meningocócica).

Qual a chance de uma pessoa com meningite sobreviver?

Causada por vírus, bactérias ou outros agentes infecciosos, a meningite é uma doença grave que pode deixar sequelas, como danos neurológicos, e até levar à morte. A forma bacteriana é a que costuma resultar em mais complicações para os pacientes. Entre 10 a 12 por cento destes casos são fatais .

Como fica uma pessoa que tem meningite?

Meningite é a inflamação das meninges, revestimento ao redor do cérebro e da medula espinhal. Os sintomas da meningite podem ser bastante característicos, como dor de cabeça intensa, febre, manchas vermelhas pelo corpo e vômitos.

Qual o teste para saber se tem meningite?

Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.