5 mins read

O que Max Horkheimer defende?

O que defendia Max Horkheimer?

O filósofo fazia críticas à razão instrumental, afirmava que a aproximação e o embasamento em elementos que garantem a dinâmica entre a práxis social e a teoria podem gerar uma gama muito grande de interpretações e reflexões, por conta disso, considerava a razão instrumental falha.
Em cache

O que é teoria crítica Segundo Max Horkheimer?

Max Horkheimer primeiro definiu a teoria crítica (em alemão: Kritische Theorie) em seu ensaio de 1937 "Teoria tradicional e crítica", como uma teoria social orientada para criticar e mudar a sociedade como um todo, em contraste com a teoria tradicional orientada apenas para compreendê-la ou explicá-la.

Qual a contribuição de Max Horkheimer para a cultura?

Uma de suas mais importantes contribuições ao pensamento proposto pela Escola de Frankfurt foi a distinção entre a teoria “crítica”, principal forma de análise da Escola, e a teoria “tradicional”.

O que defende a teoria crítica?

A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.
Em cacheSemelhantes

O que é indústria cultural Para Max Horkheimer?

O conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista.

Quais foram as contribuições de Max Horkheimer para a filosofia?

Max Horkheimer: foi um dos diretores do Instituto de Pesquisa Social. O filósofo e sociólogo foi responsável, junto a Adorno, por elaborar o conceito de Indústria Cultural, no livro Dialética do esclarecimento. Também foi perseguido pelo nazismo e refugiou-se nos Estados Unidos.

O que é indústria cultural para Horkheimer?

Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

O que é Adorno e Horkheimer defendia?

Adorno e Horkheimer defendiam, contudo, que o aspecto emancipatório da razão foi deixado em segundo plano em favor da razão instrumental, que buscava o domínio técnico-científico da natureza, incluindo a natureza interior do homem e do mundo social. A indústria cultural seria produto dessa razão instrumental.

O que defende a Escola de Frankfurt?

Os pensadores da Escola de Frankfurt analisaram e denunciaram algumas estruturas de dominação política, econômica, cultural e psicológica da sociedade moderna. Demonstraram de forma explícita a capacidade destrutiva do capitalismo, principal responsável pela estagnação da consciência política, crítica e revolucionária.

São princípios da teoria crítica?

Partindo de tal consideração, Melo (2011) destaca dois princípios fundamentais da Teoria Crítica: a orientação para a emancipação e o comportamento crítico. O primeiro significa não se separar do objeto sobre o qual estuda, tampouco manter uma postura desinteressada e neutra.

Qual foi a crítica feita por Max Horkheimer e Adorno a cultura de massa?

Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

Como Max Horkheimer identifica a razão?

Para Horkheimer, a razão subjetiva, ao abdicar de seu escopo original de determinar os fins últimos da existência humana, abandona o destino humano aos interesses em conflito na realidade, perdendo assim sua dimensão emancipatória e não oferecendo quaisquer garantias contra a barbárie.

Qual é o pensamento de Max Horkheimer e Theodor Adorno?

Adorno e Horkheimer denunciam o esclarecimento como propósito iluminista, em que a modernidade nasce afirmando a autonomia do sujeito e uma razão emancipatória, que se converte em uma razão procedimental e instrumental interrompendo o projeto original de liberdade.

Quais são as principais obras de Max Horkheimer?

Dialética do Esclarecim…1944Eclipse da Razão1947Critical Theory: Selected Es…1972Théorie traditionnelle et théorie cr…Traditional & Critical TheoryGesammelte Schriften
Max Horkheimer/Livros

Qual é a importância da teoria crítica?

A Teoria Crítica tem a função de mostrar que os homens não são meros resultados do processo histórico, mas são também agentes desse processo.