4 mins read

O que Merleau-Ponty defende?

Qual é o pensamento de Merleau-Ponty?

Merleau-Ponty se propõe a descobrir as significações originárias como uma trajetória em direção à compreensão humana. Na sua proposta, a racionalidade é trazida à ciência, preservando o sujeito e o objeto, ou seja, encontrando no mundo de fato o que ele é e quais percepções podem ser confirmadas ou negadas.

O que diz a fenomenologia de Merleau-Ponty?

MerleauPonty, na Fenomenologia da Percepção, afirma que quer se trate do empirismo ou idealismo, isto é, quer se afirme o sujeito como constituído pelo mundo ou o mundo como constituído pelo sujeito, a concepção clássica de mundo é a mesma: um mundo constituído por relações objetivas.

O que é a percepção para Merleau-Ponty?

Para Merleau-Ponty (1964/1992), a percepção é uma porta aberta a vários horizontes; porém, é uma porta giratória, de modo que, quando uma face se mostra, a outra se torna invisível. Cada sentido se exerce em nome das demais possibilidades.
Em cache

Qual era a ideia chamada de subjetividade de Merleau-Ponty?

Merleau-Ponty considerou, de fato, a subjetividade como um dos polos da experiência, estabelecendo o mundo como outro. Porém, eles não são isolados, mas estão articulados no corpo, pois somente a partir da percepção é possível obter algum contato consigo mesmo.

Qual a importância de Merleau-Ponty?

Também representante do existencialismo, Merleu-Ponty nasceu em Rochefort-sur-Mer, no dia 14 de março de 1930. Entre suas obras mais importantes, destacam-se as do campo psicológico, como A estrutura do comportamento e Fenomenologia da percepção, e uma série de ensaios de cunho marxista chamado Humanismo e terror.

Como Merleau-Ponty concebe a relação entre mente e corpo?

A partir dessas considerações, podemos dizer que, para MerleauPonty, o corpo tem ele mesmo seu pensar. Por isso, o corpo é fonte de sentidos. Para compreender, por exemplo, o gesto de cólera, não preciso, segundo MerleauPonty (1999, p.

O que é a fenomenologia?

Significado de Fenomenológico

adjetivo Refere-se à fenomenologia, ao tratado, à análise ou à descrição comparativa dos fenômenos, de tudo o que pode ser observado na natureza. Etimologia (origem da palavra fenomenológico). Fenomenologia + ico.

Qual é a opinião de Merleau-Ponty sobre o comportamento humano?

Merleau-Ponty abordou um problema da tradição filosófica que se agudizou após o desenvolvimento das ciências humanas: a discordância entre a visão que o homem pode ter de si mesmo pela reflexão ou consciência e aquela que se obtém relacionando suas condutas às condições externas das quais elas dependem.

Que defende a fenomenologia?

A fenomenologia é uma orientação do pensamento europeu, a qual submeteu a concepção positivista a uma crítica radical do que se apresenta ao ser. O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo.

Quais são os três tipos de fenomenologia?

Temos, basicamente, três tipos de Fenomenologia: * 1) Fenomenologia Transcendental de Husserl; * 2) Fenomenologia Existencial de Jean Paul Sartre (1905-1980), e Maurice Merleau Ponty (1908-1961); * 3) Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger (1889-1976), Hans Georg Gadamer (n.

O que é a fenomenologia exemplos?

Fenomenologia é o estudo dos fenômenos, tal como se apresentam à consciência, deixando de lado preconceitos, suposições, teorizações ou generalizações sobre como sejam, buscando se aproximar do modo como são captados pela consciência.

Qual é a principal ideia da fenomenologia?

A principal ideia dos pensadores do campo da Fenomenologia é de voltarem-se para as coisas, irem ao encontro das coisas e fenômenos de forma direta, sem a intervenção ou influência de explicações científicas ou análises reflexivas e metodológicas muito complexas.

Qual é o principal objetivo da fenomenologia?

A fenomenologia procura mostrar que o ser humano deve ser o centro do processo do conhecimento. A consciência humana é doadora de significado e sentido para os fenômenos do mundo. Este sentido se direciona para o que é fundamental do fenômeno, a sua essência. Portanto este caminho é sempre intencional.

O que é fenomenologia defende?

A fenomenologia é uma orientação do pensamento europeu, a qual submeteu a concepção positivista a uma crítica radical do que se apresenta ao ser. O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo.