5 mins read

O que Millikan descobriu?

Qual o principal resultado do experimento de Millikan?

A realização deste experimento permitiu a determinação da carga do elétron a qual, aliada aos trabalhos de Thomson (acerca da razão q/m), possibilitou obter os valores da massa do elétron e da constante de Avogadro [4].
Em cache

Como foi o experimento de Millikan?

A experiência consistiu em observar o movimento de pequenas gotas de óleo carregadas, no seio de um campo elétrico criado por um condensador. Variando o valor do campo elétrico podia conseguir-se que as gotas não caíssem e com o valor do campo podia determinar-se o valor da carga da gota.

Como Millikan determinou o valor da carga elétrica?

Em seu experimento, Millikan observou pequenas gotas de óleo, que ao sofrerem um processo de ionização, podem conter uma carga total não nula. A partir da descrição mecânica dos movimentos das gotas, Millikan conseguiu obter o valor da carga do elétron, e.
Em cache

Quem determinou o valor da carga elementar?

Thomson recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1906. Doze anos mais tarde, em 1909, o física norte-americano Robert Millikan realizou um experimento que possibilitou calcular o valor numérico de uma carga elétrica elementar.
Em cache

Porque Millikan usou óleo?

Realizado por Robert Andrews Millikan em 1909, o experimento que ficou conhecido como Experiência da Gota de Óleo, foi desenvolvido por Millikan para determinar o tamanho de uma carga de um único elétron.

Quem descobriu a carga do elétron?

Thomson

Por volta de 1897, Thomson descobriu os elétrons: partículas elementares e de carga negativa. Também foi capaz de determinar experimentalmente a razão entre carga e massa eletrônicas.

Quem descobriu a massa do elétron?

Joseph John Thomson

Joseph John Thomson (1856-1940), descobriu o elétron em 1897. Ganhou o Prêmio Nobel de física de 1906. FE=FB eE=evB v=E/B. A razão entre a carga e a massa do elétron, ou de qualquer partícula carregada que penetre no tubo de raios catódicos, é calculada através de parâmetros controlados experimentalmente.

Quem foi que descobriu o átomo?

Em 1806, na tentativa de explicar algumas leis que envolviam massas de substancias químicas, o químico inglês, John Dalton (1766 – 1844) propôs uma teoria atômica que pode ser resumida: A matéria é formada por átomos.

Quem descobriu os prótons?

Ernest Rutherford

Em 1904, que Ernest Rutherford realizou o mesmo experimento com o gás hidrogênio e detectou a presença de partículas ainda menores com carga elétrica positiva. Essas partículas receberam o nome de prótons (p). O próton apresenta massa aproximadamente 1836 vezes maior que a do elétron.

Quem provou a existência do átomo?

O químico francês Lavoisier afirmou, em 1785, que “em uma reação química massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos ”. A teoria atômica de Dalton comprovou esse fato, já que um dos seus postulados afirma que o átomo é indestrutível.

Quem foi que descobriu os nêutrons?

James Chadwick

Os nêutrons foram descobertos em 1932 por James Chadwick.

Quem descobriu o elétron e nêutron?

Thomson descobriu esta primeira partícula elementar.

Qual foi o primeiro átomo descoberto?

John Dalton

Modelo atômico de Dalton

A primeira tentativa reconhecida de descrever os átomos partiu do cientista inglês John Dalton (1766-1844) em um modelo que ficou popularmente conhecido como “bola de bilhar”. Átomo de Dalton (1803): esfera maciça, indivisível e indestrutível.

Quem disse que o átomo e divisível?

Joseph John Thomson

Joseph John Thomson (Foto: Reprodução de TV)

Com essa descoberta, Thomson mudou mais de dois mil anos de história, e mostrou que o átomo podia ser dividido. A palavra átomo, apesar de ser usada até hoje, se tornou uma contradição: o átomo era divisível!

Quem descobriu o atômico?

Entre 1803 e 1807, Dalton propôs o primeiro modelo atômico, a primeira hipótese de como seria a estrutura de um átomo. Para ele, o átomo era a menor parte da matéria e não poderia mais ser dividido. Assim, seria uma partícula esférica, maciça, indivisível e indestrutível.

Quem descobriu o elétron e o próton?

Ernest Rutherford

Prótons, partículas atômicas que foram descobertas através dos experimentos científicos de Ernest Rutherford (1871-1937) e do físico Elgen Goldstein (1850-1930).

Qual o nome do criador do átomo?

O primeiro modelo atômico foi proposto por John Dalton, em 1808. Apoiado no modelo grego, o cientista afirmava que o átomo era uma esfera maciça, indivisível e indestrutível, o que para ele representava a menor porção da matéria.

Quem descobriu a divisão do átomo?

Rutherford

No ano de 1911, Rutherford criou o modelo atômico que levaria seu nome, o átomo de Rutherford. Trata-se de um modelo planetário do átomo e, anos mais tarde, já em 1917, realizou um experimento marcante: a primeira divisão do átomo, mais precisamente do núcleo atômico.