6 mins read

O que nos ensina o livro de Jeremias?

O que podemos aprender com a história de Jeremias?

Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.

Qual foi o propósito de Deus na vida de Jeremias?

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Qual o versículo chave do livro de Jeremias?

25:10–11.

Qual foi a missão de Jeremias na Bíblia?

Jeremias 21–38.

Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.

Para quem Jeremias profetizou lição?

Introdução. Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos. Antes disso, as profecias de Jeremias sobre o cativeiro de Judá foram lidas para o rei Jeoiaquim que as cortou e as queimou.

Qual foi a desculpa que Jeremias quando foi chamado por Deus?

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Qual era a esperança de Jeremias?

Convicto da invasão do país, da devastação das cidades, da desolação do templo, da captura e deportação do povo, da deposição da dinastia real, Jeremias passou a agir para salvar o maior número possível de pessoas.

Porque o Senhor pedi pra Jeremias comprar um terreno?

O relato bíblico diz que Jerusalém estava sitiada pelos babilônios e era iminente a tomada da cidade. Jeremias estava preso no pátio da guarda e nesse quadro adverso toma a decisão de comprar uma propriedade.

Qual foi a primeira visão de Jeremias?

Se a primeira parte da ordem a Jeremias envolvia uma ação, que era pregar ao povo, a segunda parte envolvia uma atitude (v. 17b): “Não tenha medo diante deles para que eu não lhe cause medo diante deles”. À primeira vista pode parecer que a ordem “não tenha medo” queira simplesmente dizer “seja corajoso”.

Qual era a dificuldade de Jeremias?

Repreendendo reis, profetas e sacerdotes, Jeremias se viu como alvo de várias dificuldades como: perseguição, conspirações, aprisionamento, ser declarado como digno de morte, ter suas profecias destruídas, ser acusado de traição, etc.

Por que Jeremias ficou depressivo?

Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Por que o senhor tocou na boca de Jeremias?

Qual é o significado do toque da mão de Deus na boca de Jeremias? O ato divino de tocar a boca de Jeremias no versículo 9 é a maneira metafórica de revelar que o que ele prega ao povo é verdadeiramente a palavra de Deus e não qualquer palavra humana.

O que significa buscar o Senhor de todo o vosso coração?

Encontrar Deus é uma questão de consciência de que Ele está perto; não há como entrar e sair da presença Dele, é preciso viver Sua presença. Deus quer mudar o seu caminho hoje. Ele quer que você seja mais que vencedor, que você viva como o Filho Dele viveu. Busque Jesus, viva com Ele.

O que significa amendoeira que Jeremias viu?

Em Jeremias a expressão 'vejo uma vara de amendoeira' (Jr 1.11) é simbólica de pressa, porque a raiz da palavra hebraica, traduzida por amêndoa, significa 'apressar-se'. Mostra-se ao profeta uma vara de amendoeira para significar que o SENHoR apressará o cumprimento da Sua palavra.

Que promessa Deus faz a Israel em Jeremias 30?

Jeremias 30:9—A Qual Rei Davi o Povo Iria Servir? Esse “Davi” se refere ao Messias e Rei que Deus prometeu que seria descendente de Davi. A promessa foi cumprida na vinda de Jesus Cristo e será cumprida novamente na Segunda Vinda.

Porque Jeremias é considerado como profeta chorão?

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

O quê Jeremias deveria fazer?

Jeremias deveria anunciar ao povo que uma grande ameaça estava vindo do norte contra Judá e Jerusalém. Porém, o seu grande desafio era convencer o povo disso.

Qual era o problema de Jeremias?

O profeta Jeremias era contra a liderança de Jeoaquim. Inclusive, foi nos primeiros anos de seu governo que o profeta proclamou um importante sermão que resultou em seu banimento do Templo e quase lhe custou a vida (Jeremias 7:1-8:3). O profeta também profetizou a morte de Jeoaquim (Jeremias 22:18,19; 36:30).