5 mins read

Qual é a mensagem principal do filme A hora e a vez de Augusto Matraga?

Como Augusto Matraga morreu?

Furioso com os acontecimentos, Nhô Augusto decide comprar briga com o major. No meio do caminho, no entanto, é atacado violentamente pelos capangas do inimigo e fica à beira da morte. Espancado, ele chega a ser queimado com ferro quente usado nos gados.

O que é Homência?

Dessa forma, os sentidos da palavra “homência” opõem-se a “desonrado”, “desmerecido”, “marcado a ferro feito rês”. Assim, o lexema “homência”, no âmbito do fragmento apontado, aproxima-se semanticamente de “pessoa honrada, que se destaca pelo mérito de suas ações e que não se deixa submeter ao outro”.

Quais os temas abordados no livro Sagarana?

Sagarana é o primeiro livro de João Guimarães Rosa.

Publicado em 1946, é uma obra regionalista, com caráter universal, já que trata de temas como a violência, além do conflito entre o bem e o mal. O título do livro é um neologismo que une saga (de origem alemã, sagen) e rana (de origem tupi).
Em cache

O que significa Réquiem para Matraga?

A sua composição “Réquiem para Augusto Matraga” (1965) é acionada em dois momentos na película, sempre referida à resistência dos sertanejos. Inclusive, ela sonoriza a cena final, o que é significativo.

Quem era nho Augusto?

O Augusto Matraga é, na verdade, o Augusto Esteves, o Nhô Augusto. Era "duro, doido e sem detença, como um bicho grande do mato". Era filho do Coronel Afonsão Esteves. Há também Angélica (preta e mais ou menos capenga) e Sariema (Tomázia, pescoço e pernas finas), as mulheres leiloadas no início da estória.

Qual o tema principal de Sagarana?

a feitiçaria

O tema central do conto é a feitiçaria, vista como comum pelos habitantes de Calango-Frito, local onde se passa a narrativa. Em seu relato, o narrador sai para caçar e encontra-se com duas personagens no percurso: João Mangolô e Aurísio.

Qual o foco narrativo da obra Sagarana?

O foco narrativo predominante nos contos é a terceira pessoa, apenas Minha Gente e São Marcos estão em primeira pessoa. Já no conto Corpo fechado, a narrativa é construída pelo médico que acompanha a história de Manuel Fulô.

O que quer dizer a palavra Sagarana?

Significado de "Sagarana"

O título é um neologismo, fenômeno linguístico muito presente nas obras do autor. É a junção da palavra "saga" com "rana", de origem tupi, que significa "semelhante com". Assim, Sagarana quer dizer "Semelhante a uma Saga".

Qual é a importância de Sagarana na literatura brasileira?

O diferencial de Sagarana, na avaliação de Luís Bueno, é uma forma de ver a literatura, sobretudo a literatura moderna no contexto brasileiro — país, na definição do especialista, onde a modernização sempre foi um processo complicado, profundamente excludente.

Qual é a característica mais marcante da escrita de Guimarães Rosa em Sagarana?

Os narradores de “Sagarana” têm o estilo marcante criado por Guimarães Rosa, cuja principal característica é a oralidade. No entanto, esse traço ainda não está tão acentuado como em obras posteriores, como “Grande Sertão: Veredas” e “Primeiras Estórias”, entre outras.

Quais são os focos desse tipo de narrativa?

Resumo sobre foco narrativo

O foco narrativo pode ser em primeira ou em terceira pessoa. O narrador personagem possui um ponto de vista em primeira pessoa. O observador e o onisciente possuem ponto de vista em terceira pessoa.

O que significa a palavra desnazificação?

Significado de Desnazificar

verbo transitivo Fazer desaparecer as marcas deixadas pelo nazismo.

O que Guimarães Rosa defendia?

Guimarães Rosa defendia as provas escritas, organizadas de forma dissertativa.

Qual o ponto de vista do narrador?

O foco narrativo designa o ponto de vista daquele que narra a história. Dessa forma, ele pode ser em primeira pessoa, isto é, quando pertence a uma das personagens (principal ou coadjuvante), e também pode ser em terceira pessoa, ou seja, quando não pertence a uma das personagens, localizando-se fora da história.

Qual é o tipo de narrador da obra?

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Qual o significado de desmoralizada?

Significado de desmoralizado

Que ou aquele que perdeu a força moral; desacreditado. Pervertido; corrupto.

O que significa a palavra apascentava?

1. Levar (o gado) ao pasto e vigiá-lo. 2. Pastorear, guiar.

Qual é a temática abordada na obra de Guimarães Rosa?

Por esse motivo, sua obra apresenta uma temática que envolve indagações sobre o destino, Deus e o diabo, o bem e o mal, a morte e o amor. Quanto à relação bem/mal, parece que Guimarães Rosa acreditou o tempo todo na supremacia do primeiro sobre o segundo.