5 mins read

Qual é a Norma Brasileira?

O que é Norma Brasileira regulamentadora?

NBR é uma sigla usada para representar a expressão Norma Técnica. É um conjunto de normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações. Uma NBR é criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Quantas normas brasileiras existem?

Atualmente, existem 37 Normas Regulamentadoras em vigor no Brasil. Normas que tratam de temas diversos, como os trabalhos que envolvem eletricidade (NR 10), ou o trabalho a céu aberto (NR 21). Neste artigo, iremos apresentar a você a lista das NRs brasileiras.

Qual é a norma da ABNT?

Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a norma utilizada da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) é a 14724. Essa norma especifica, em detalhe, qual a estrutura e os elementos que o trabalho deve conter.

Quais são as normas técnicas brasileiras?

Quais são as normas técnicas da abnt

  • Normas técnicas de segurança.
  • Normas técnicas de qualidade.
  • Normas técnicas de construção civil.
  • Normas técnicas de acessibilidade.
  • Normas técnicas de transporte de cargas.

O que é a norma 9050?

A NBR 9050/2020 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.

Onde é aplicada a ABNT?

Normas da ABNT

Costumam ser utilizadas como padrão para as publicações acadêmicas, como TCC (trabalho de conclusão de curso), dissertação, tese, artigo ou projeto. Cada NBR (Norma Brasileira) se destina a uma característica específica da produção acadêmica/científica.

Quais são os tipos de norma?

As espécies principais são as 1) normas definitórias ou determinativas, 2) normas diretivas ou normas técnicas e 3) normas prescrições.

Qual é a ABNT mais recente?

ABNT NBR 14725:2023

Esta Norma estabelece: termos adotados na classificação dos perigos, na rotulagem e na Ficha com Dados de Segurança (FDS).

O que são normas ABNT exemplos?

A norma da ABNT sugere que a fonte de todo o texto seja de tamanho 12. As exceções seriam as notas de rodapé, citações de mais de três linhas, paginação e legendas de imagens, que deverão ser de menor tamanho. As folhas deverão adotar margem esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior de 2 cm.

Qual a primeira norma da ABNT?

Uma dessas foi a NBR 15965, também conhecida como a primeira norma BIM no Brasil. Essa regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) padronizou o sistema de classificação das informações.

Qual é a última NBR 9050?

A Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2020, que trata da acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos foi publicada no último dia 3 de agosto e seu cumprimento já está sendo exigido pelos órgãos responsáveis pelos regulamentos técnicos.

Como citar a ABNT 9050?

Referências bibliográficas

[1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2004. Rio de Janeiro, 2004.

O que é ABNT exemplos?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi fundada no ano de 1940. Sua função é definir normas e regras técnicas – que afetam o comércio, a indústria e até a prestação de serviços no Brasil -, além de administrá-las.

Qual a norma mais importante?

De todas as leis que existem em um país, a Constituição é a mais importante delas. É a norma que trata justamente da elaboração das outras leis (como devem ser feitas, por quem, etc.)

O que são normas exemplo?

A norma visa ajustar e padronizar determinadas condutas ou atividades. O Código Civil e o Código Penal são exemplos de normas formais que guiam o comportamento dos cidadãos brasileiros em diversas situações, definindo aquilo que é ou o que não é permitido.

Quais são as normas da ABNT no Word?

Formatação:

  • Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  • Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  • Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  • Citação em itálico.
  • Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
  • A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.

Como usar as normas da ABNT em um trabalho?

Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT

  1. Margens:
  2. Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade:
  3. Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho.
  4. Colocar o texto justificado.
  5. Espaçamento de 1,5 no texto.
  6. Espaçamento de 1,0 para citação longa.
  7. Parágrafo de 1,25.

Quais são as normas ABNT no Word?

Formatação:

  • Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  • Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  • Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  • Citação em itálico.
  • Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
  • A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.