5 mins read

Qual é a nova lei do TDAH?

O que muda com a nova lei do TDAH?

Essa lei oferece o acompanhamento e assistência integral aos alunos da educação básica de escolas públicas e privadas, garantindo que as necessidades desses alunos sejam atendidas por uma equipe multidisciplinar, com profissionais da área da saúde, com terapias e medicamentos e da área da educação.
Em cache

Quais são os Direitos de quem tem TDAH?

Nos últimos anos, as pessoas com TDAH conquistaram direitos que permitiram acesso à saúde, à educação, ao mercado de trabalho e inclusão social.

Quem tem TDAH tem direito a algum benefício do governo?

Sim, pode ter. Em alguns casos é possível obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para quem tem diagnóstico do transtorno. Ele garante o pagamento de 1 salário mínimo mensal ao beneficiário.

Quem tem TDAH tem direito a professora de apoio?

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.

Quem tem TDAH tem direito a Loas?

Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno.

Quem tem TDAH tem direito ao PCD?

Pelo fato do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) não ser considerada uma deficiência para a lei brasileira, não está entre as condições contempladas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, o que impede que as garantias legais estabelecidas se estendam aos portadores de TDAH.

Quais são as vantagens de ter TDAH?

Criatividade – pessoas com TDAH tendem a ser visionárias e criativas, e conseguem ter novas ideias com facilidade. Por “pensarem fora da caixa”, podem trazer benefícios para seus empregadores ao trazerem estratégias inovadoras para o negócio.

Porque TDAH é considerado PCD?

O entendimento de que o TDAH não é Deficiência se baseia no fato do transtorno ser uma disfunção, não podendo ser contemplado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Isso porque não é uma condição que impossibilita seu portador de exercer uma função específica, mas sim somente dificulta a realização da mesma.

Qual a melhor profissão para quem tem déficit de atenção?

Segundo pesquisa da Universidade de Michigan, indivíduos com TDAH se destacam mais em trabalhos que exigem criatividade e ser designer de interiores é uma profissão que exige bastante criatividade para criar diferentes possibilidades e liberdade de "pensar fora da caixa", sendo uma das profissões indicadas.

Quais são os direitos do TDAH na escola?

A lei estabelece que as escolas devem assegurar aos alunos com TDAH e Dislexia acesso aos recursos didáticos adequados ao desenvolvimento de sua aprendizagem, e que os sistemas de ensino garantam aos professores formação própria sobre a identificação e abordagem pedagógica.

Quem tem TDAH pode ser expulso da escola?

De maneira alguma seu filho pode ser expulso da escola por ser portador de TDAH.

Quem tem TDAH tem direito à carteirinha?

Sim. A Constituição Federal assegura esse direito, uma vez que a educação constitui condição fundamental para o exercício da cidadania.

Quem tem TDAH tem atraso mental?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), muitas vezes, é confundido com deficiência intelectual, entretanto ambos podem ocorrer isolados e também ter relações definidas como comorbidades, como aponta o neurologista da Apae Curitiba, Dr. Edson Rogerio Piana.

Qual a melhor profissão para quem tem TDAH?

Policial ou bombeiro – por serem altamente intuitivos, indivíduos com TDAH podem se sair bem em cargos que é interessante conseguir pensar em resoluções diferentes para problemas e em que não há uma rotina rígida.

Quem tem TDAH gosta de rotina?

As crianças portadoras de TDAH apresentam dificuldades para manter a atenção no mundo real, e por isso precisam de uma rotina que lhes estimule a pontualidade e a organização.

Quem dá o laudo de TDAH?

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

Quem tem TDAH têm autismo?

Segundo artigo da médica psiquiatra Aline Rangel, especialista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o TEA e o TDAH podem coexistir; porém, os sintomas do Déficit de Atenção e Hiperatividade costumam se sobressair, o que dificulta o diagnóstico do autismo.

Como são as crises de quem tem TDAH?

A criança apresenta dificuldade para finalizar suas atividades, sejam elas domésticas ou escolares. A criança apresenta dificuldade para manter a atenção nas atividades. A criança evita participar de atividades que necessitem de esforço mental. A criança apresenta dificuldade de participar de atividades silenciosas.