6 mins read

Qual é a origem das quadrilhas juninas?

Qual a origem e quem trouxe as quadrilhas juninas para o Brasil?

As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
Em cache

Qual o significado da quadrilha junina?

A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais.
Em cache

Qual é a origem das festas juninas?

Comemorados tradicionalmente durante o mês de junho, por isso o nome “festas juninas”, os festejos estão diretamente relacionados às festividades pagãs realizadas na Europa no solstício de verão, que ocorre em junho no hemisfério norte, segundo explicam professores de história do Centro Paula Souza (CPS), uma autarquia …

Quando a quadrilha chegou no Brasil?

de 1820

A quadrilha chegou ao Brasil no final da década de 1820 e, assim como em seu país de origem, foi muito comum entre as classes sociais mais ricas da sociedade brasileira da época (principalmente entre os integrantes da corte brasileira residente no Rio de Janeiro).
Em cache

Porque a festa junina é uma festa pagã?

Pesquisadores indicam que as festas juninas estão relacionadas às festividades pagãs — principalmente germânicas e romanas — que marcavam o início do verão e eram realizadas com o intuito de afastar maus espíritos e pragas que pudessem atingir a colheita.

Qual o verdadeiro significado da Festa de São João?

O Dia de São João é uma das comemorações da Festa Junina. São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão.

Quem criou a quadrilha junina?

A origem da quadrilha está relacionada à forma de dançar do country dance da Inglaterra, por volta do século XVIII. Com a Guerra dos Cem Anos, essa maneira de dançar foi compartilhada na França, região da Normandia. Os franceses modificaram a expressão e criaram a dança palaciana, praticada pela nobreza da época.

Como explicar quadrilha?

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil.

Qual é o principal objetivo da festa junina?

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

Qual é o verdadeiro significado de São João?

O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica. No mês de junho também é comemorado o Dia de Santo Antônio – Santo Casamenteiro – no dia 13, e o Dia de São Pedro, dia 29.

Quem inventou a dança de quadrilha?

E foi da França que veio essa dança. “Os nobres franceses começaram a dançar quadrilha no século 18. E a dança era bem diferente há 400 anos. A quadrilha era dançada em formato de quatro pares, daí o nome 'quadrille', um de frente para o outro”, conta a pesquisadora Eleonora Leal.

Porque os cristãos não comemoram o São João?

João é um grande homem de Deus, e a gente não comemora. Por isso tiram a cabeça dele e falam isso”, diz. Os três livros bíblicos que citam a decapitação de João (de Mateus, Marcos e Lucas), no entanto, não têm essa menção.

Qual a origem da festa junina segundo a Bíblia?

Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho. As comemorações passaram então a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a João Batista, descrito na bíblia como aquele que batizava as pessoas para a vinda de Jesus.

O que a Bíblia fala sobre a festa junina?

Segundo a bíblia, São João era João Batista, um dos 13 apóstolos de Jesus Cristo e o homem que o batizou. Jesus e João teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas.

Qual a importância da quadrilha para a cultura brasileira?

É uma manifestação cultural que se relaciona a questões sociais e culturais das regiões brasileiras. Por isso, além de ser uma atividade lúdica, a festa junina pode ser utilizada como um elemento pedagógico.

Qual é o objetivo da festa junina?

Aspectos físicos também são trabalhados através das festas juninas. Eles ajudam a desenvolver a coordenação motora, como por exemplo, no caso das apresentações de quadrilhas, que são cercadas de coreografias e movimentos sincronizados.

Quais são as 4 principais características da festa junina?

A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

Como a quadrilha veio para o Brasil?

A nossa quadrilha tem origem nos bailes franceses, no século XVIII, que por sua vez veio de uma dança inglesa. Essa tradição camponesa foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Por aqui a festividade se espalhou bastante e hoje é comemorada em todos os estados, cada um à sua maneira!