5 mins read

Qual é a origem de Riachão do Jacuípe?

Qual a origem do nome Conceição do Jacuípe?

O topônimo originou-se da adoção da santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição e do nome do Rio Jacuípe.

Quantos anos tem a cidade de Riachão do Jacuípe?

Riachão do Jacuípe
Município do Brasil
História
Fundação 1 de agosto de 1878 (144 anos)
Administração

Quem foi o primeiro prefeito de Riachão do Jacuípe?

Em 1946, foi o Senhor João Morais Filho, primeiro prefeito eleito pelo voto popular. Gentílico: jacuipense. Em 01-06-1838, através de lei, é criada a freguesia, possivelmente com o levantamento da Capela do Cemitério que foi denominado Nossa Senhora da Conceição do Riachão, em homenagem a excelsa padroeira.
Em cache

Qual foi a primeira fábrica de Conceição do Jacuípe?

As primeiras referências históricas ao Município de Conceição do Jacuípe datam de 1889, quando ali chegou o Sr. Tucides de Morais, que edificou a primeira casa no lugarejo, pertencente a Santo Amaro.

Qual a profundidade do rio Jacuípe?

O primeiro definido pela plataforma de Jacuípe, que se estende da linha de costa até a quebra do talude, com profundidade média de 70 metros, onde ocorrem grábens rasos, entre eles o do Rio Pojuca e Itapicuru.

Qual o significado de Jacuípe?

Jacuípe é um vocábulo indígena que significa "no rio dos jacus". Do tupi jacu: espécie de ave galiforme; y: rio; e pe: no.

Quem fundou Riachão?

O município teve seu primeiro registro com a fixação das Famílias dos fazendeiros, Elias Ferreira Barros e Manoel Coelho Paredes, em 1808, vindos da cidade de Pastos Bons, que fundaram o povoado que mais tarde receberia o nome de Riachão.

Quantos habitantes tem em Riachão do Jacuípe 2023?

A população da cidade de Riachão do Jacuípe (BA) chegou a 33.386 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 2,84% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para que o Rio Jacuípe é utilizado?

Existem, em seu curso, algumas barragens de represamento de grande importância no abastecimento de água potável para grande parte da população da bacia do Jacuípe, servindo também à agricultura e à pecuária.

Quantos habitantes tem em Chapada de Riachão do Jacuípe?

Riachão do Jacuípe. Riachão do Jacuípe é um município brasileiro do estado da Bahia situado a 186 km de distância da capital estadual, e pertencente à Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana. Sua população atualmente é de 33.498 habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS entre 16 municípios.

Onde fica o quilombo de Jacuípe?

O território da Bacia do Jacuípe possui povos e comunidades tradicionais, quatro delas são remanes- centes de Quilombo certificadas pela Fundação Pal- mares. Elas estão localizadas nos municípios de Capim Grosso e Quixabeira.

Qual a origem do nome Riachão?

A origem do nome Riachão se deu devido à existência de um riacho grande que corria dos elevados serranos para os baixios, que favoreceu a implantação de uma das primeiras fazendas do lugar, coincidente chamada de Fazenda Baixio, do ex-governador paraibano José Targino.

Qual o significado da palavra Riachão?

Significado de Riachão

substantivo masculino Riacho grande. Etimologia (origem da palavra riachão). Riacho + ão.

Onde nasce o rio de Barra do Jacuípe?

Ele nasce em Morro do Chapéu e desemboca no Paraguaçu. De acordo com João Dias, dos municípios banhados pelas água do Jacuípe, foram selecionados para a produção do documentário aqueles cuja sede está banhada ou muito próxima do rio. As gravações tiveram início no segundo semestre de 2019.

Qual a profundidade do Rio Jacuípe?

O primeiro definido pela plataforma de Jacuípe, que se estende da linha de costa até a quebra do talude, com profundidade média de 70 metros, onde ocorrem grábens rasos, entre eles o do Rio Pojuca e Itapicuru.

Quais são os pontos turísticos de Riachão de Jacuípe?

2 melhores pontos turísticos em Riachão do Jacuípe – BA

  • Arena Valfredão.
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

O que significa a palavra Jacuípe?

Jacuípe é um vocábulo indígena que significa "no rio dos jacus". Do tupi jacu: espécie de ave galiforme; y: rio; e pe: no.

Qual é a origem das comunidades quilombolas?

Os povos quilombolas não se agrupam em uma região específica ou vieram de um lugar específico. A origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas.