3 mins read

Qual é a origem do forró e quando surgiu?

Qual a origem do forró e quando ele surgiu?

O forró surgiu em 1930, no nordeste brasileiro e se tornou popular em meados dos anos 1950. Esse estilo musical surgiu por criatividade do poeta, compositor e cantor Luiz Gonzaga, que nasceu em 1912 e faleceu em 1989. O artista apresentava o forró por meio de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

Como o forró chegou ao Brasil?

O forró chegou ao Brasil no século XIX.

É uma dança típica praticada no Norte e no Nordeste, onde é muito forte. A prática do forró é muito comum nessas regiões, em especial no nordeste onde existem festas específicas em culto ao forró e aos reis desse gênero musical, como Luiz Gonzaga.

Qual é o principal objetivo do forró?

Esse ritmo tradicional das festas juninas é considerado pelos especialistas um excelente exercício aeróbico, auxiliando na tonicidade dos músculos, principalmente os das pernas, e ajudando na perda de peso. Muito mais do que meros "dois pra lá e dois pra cá", o forró está enraizado na cultura brasileira.

Quais são os três tipos de forró?

Como dito anteriormente, há três principais estilos de forró: o eletrônico, o universitário e o tradicional.

Qual é a origem do forró?

Existem diferentes versões para o surgimento da palavra forró. De acordo com a Enciclopédia da Música Brasileira (1998), a palavra trata-se de uma derivação do termo africano forrobodó, termo esse que é sinônimo de festa, de arrasta-pé ou farra.

Qual foi a origem do forró?

Sua origem tem relação com bailes populares que eram realizados no final do século XIX e eram chamados de "forrobodó", "forrobodança" ou "forrobodão". Naquele tempo era preciso molhar o piso do local onde essas festas aconteciam, pois eles eram feitos de "chão batido", ou seja, não havia revestimento, somente terra.

Onde se originou o forró?

Derivado do nome “forrobodó”, que significa confusão, arrasta-pé, ou farra, o forró surgiu no século XIX, na região de Pernambuco, onde eram realizados bailes populares.

Quem trouxe o forró para o Brasil?

A origem do Forró se deu, em Pernambuco, nos anos 1930. Porém, foi só vinte anos mais tarde, na década de 1950, que ele se popularizou realmente. O responsável por isso foi o compositor e cantor Luiz Gonzaga (1912–1989). Ele gravou, em 1949, a música “Forró de Mané Vito” que fez grande sucesso no Nordeste inteiro.

Quais são os instrumentos típicos do forró?

Além da zabumba, da sanfona e do triângulo, muitos grupos também utilizam guitarra, teclado, baixo, bateria, percussão, violão e banjo.

Onde o forró é mais popular?

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande e Caruaru, que sediam as maiores festas juninas do país.

Quem foi a primeira pessoa a tocar forró?

O forró começa a ganhar espaço e reconhecimento nacional somente a partir de 1950, um ano após o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga gravar a música “Forró de Mané Vito”, considerado o primeiro forró gravado no País.

Quais são as principais características do forró?

Originalmente, o forró era conhecido como “rastapé” ou “arrasta-pé” porque acontecia em salões de chão batido. Em outras palavras, os bailes populares aconteciam em terrenos sem revestimento no chão.