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Qual é a perspectiva de uma escola inclusiva?

Como é a perspectiva inclusiva na escola?

A escola precisa pensar como incluir o aluno para que o mesmo tenha aprendizagem, que é um direito dele. A inclusão contrapõe-se a todo e qualquer tipo de discriminação, e nessa perspectiva é preciso que a escola reavalie todos os seus conceitos, em busca de uma educação que respeite a heterogeneidade.
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O que é a perspectiva inclusiva?

PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.

Qual a importância de se ter uma perspectiva de educação inclusiva dentro da escola?

A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.

Qual é o principal objetivo da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

O que é uma escola inclusiva e quais são seus desafios?

A educação inclusiva é um caminho para contemplar a diversidade mediante a construção de uma escola que ofereça propostas e que atenda às reais necessidades de cada um, criando espaços de convivência.

Como característica de uma escola inclusiva Destaca-se que?

Como característica de uma escola inclusiva destaca-se: a os agrupamentos por turma devem ser homogêneos e atender ao critério idade. metodologias e conteúdos, uma vez que o aluno receberá reforço escolar na sala de recurso multifuncional.

Quais são as principais características de uma escola inclusiva?

Assim, uma escola inclusiva é aquela que garante o atendimento à diversidade humana e é capaz de prover uma educação de alta qualidade a todas as crianças. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades, garantindo o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.

Quais os princípios da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Como deve ser a construção de uma escola inclusiva?

O principio fundamental das escolas inclusivas consiste em todos os alunos aprenderem juntos, sempre que possível independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem. “Devemos ter amizade com todos os colegas de turma independente do comportamento. É uma forma de ajudar o colega melhorar.”

Que favorece a construção de uma escola inclusiva?

Essa construção de uma filosofia inclusiva deve pensar estratégias de aprendizagem, de acolhida dos alunos e famílias, materiais de apoio, qualificação da equipe de professores, acreditando sempre na capacidade de aprender de cada aluno, respeitando seu ritmo próprio e suas vivências.

Qual o principal desafio hoje na educação inclusiva?

Talvez o principal desafio que a educação inclusiva no Brasil encontra seja a despreparação da comunidade escolar para lidar com a inclusão. Isso acontece porque não possuímos uma educação ou metodologia voltada à inclusão.

O que deve ter em uma escola inclusiva?

Confira agora 10 dicas essenciais para a inclusão:

  1. Adapte a sua escola. …
  2. Crie um ambiente inclusivo. …
  3. Convide a comunidade. …
  4. Prepare os pais para a inclusão. …
  5. Oriente seus professores e sua equipe. …
  6. Explore o tema da inclusão. …
  7. Ensine a postura a ser adotada. …
  8. Evite o preconceito.

Quais são as práticas de uma escola inclusiva?

A prática pedagógica inclusiva pressupõe a participação de todas as pessoas, envolvidas com a instituição escolar, tendo em vista, que o Projeto Político e Educacional é uma construção coletiva, que deve viabilizar o enfrentamento da exclusão de pessoas com deficiência.

Qual a justificativa da educação inclusiva?

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Esse princípio evidencia a necessidade de um ensino que aceite e respeite toda a diversidade humana, objetivando uma sociedade mais justa, com a participação de todos.

Quais são os fundamentos de uma escola inclusiva?

A escola é inclusiva quando prepara o aluno para o ensino regular, para a vida familiar e para a vida social e cumpre seu papel quando atende à diversidade discente com equidade, sem preconceitos, observando as especificidades de cada indivíduo, buscando sua formação integral.

O que a escola pode fazer para tornar a educação mais inclusiva?

Viabilizar o aprendizado dos alunos sem exceção; Respeitar a individualidade no aprendizado dos estudantes; Promover convivência e diversidade no ambiente escolar; Entender que a educação inclusiva é um assunto que diz respeito a todos.

Quais são os grandes desafios para construir a escola inclusiva?

Conheça-os a seguir:

  1. Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. …
  2. Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. …
  3. Preconceito. …
  4. Déficit de profissionais especializados.

Quais são os três maiores desafios da educação inclusiva?

Principais desafios da inclusão escolar na escolar regular.

Dificuldade de a escolar lidar com a família do aluno com necessidades especiais. Falta de preparo e capacitação dos professores e demais colaboradores escolares para lidarem com alunos especiais.