6 mins read

Qual é a principal mensagem do poema de Cecília Meireles?

Qual a principal mensagem do poema de Cecília Meireles?

Os versos mostram como as escolhas são obrigatórias, não escolher já é fazer uma escolha, não é possível fugir das situações que se apresentam no nosso dia a dia. Viver é, portanto, optar por caminhos diferentes, e é essa dificuldade da qual não se pode fugir, que Cecília Meireles mostra aos pequenos leitores.

Qual o poema mais bonito de Cecília Meireles?

10 poemas imperdíveis de Cecília Meireles analisados e comentados

  1. Motivo. Eu canto porque o instante existe. …
  2. Ou isto ou aquilo. Ou se tem chuva e não se tem sol, …
  3. Despedida. Por mim, e por vós, e por mais aquilo. …
  4. Retrato. Eu não tinha este rosto de hoje, …
  5. Encomenda. Desejo uma fotografia. …
  6. Reinvenção. …
  7. A bailarina. …
  8. Elegia.

O que seria Meireles defendia?

Sua tese, chamada de O Espírito Vitorioso, discursava acerca da liberdade individual na sociedade e defendia a modernização do ensino no Brasil.

Como se caracterizou a poesia de Cecília Meireles?

Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.

Qual é a finalidade do poema Canção de Cecília Meireles?

Nesse poema, Cecília desfaz liricamente uma realidade para criar outra realidade, marcadamente onírica. Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre dos meus dedos colore as areias desertas.

Qual acontecimento Cecília Meireles relata no seu poema?

A Inconfidência Mineira através da poesia de Cecília Meireles.

Quais temas Cecília Meireles costumava abordar em suas obras?

Assim, a autora de Romanceiro da Inconfidência, falecida em 9 de novembro de 1964, fez parte da segunda geração do modernismo brasileiro, com livros marcados pela melancolia, sensorialidade e reflexão sobre o mundo contemporâneo, obras que trabalham temas como o amor, a solidão, o tempo, a eternidade, a saudade, o

Como dizia Cecília Meireles?

Frases de Cecília Meireles

  • Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira. …
  • Tenho fases, como a Lua; fases de ser sozinha, fases de ser só sua. …
  • De longe te hei de amar – da tranquila distância em que o amor é saudade e o desejo, constância.

Que temas Cecília Meireles abordava?

Assim, a autora de Romanceiro da Inconfidência, falecida em 9 de novembro de 1964, fez parte da segunda geração do modernismo brasileiro, com livros marcados pela melancolia, sensorialidade e reflexão sobre o mundo contemporâneo, obras que trabalham temas como o amor, a solidão, o tempo, a eternidade, a saudade, o

Qual a importância da obra de Cecília Meireles?

Importância para Cultura Brasileira

Como herança, a escritora deixou mais de 50 obras publicadas. Todas são de suma importância para o estudo da literatura brasileira, para conhecer e entender a cultura do Brasil que, de alguma forma, está representada nos traços de Cecília.

Qual foi a obra mais importante de Cecília Meireles?

Romanceiro da Inconfidência

Sua obra mais famosa é o livro Romanceiro da Inconfidência. Cecília Meireles é um dos grandes nomes da literatura brasileira. Cecília Meireles é uma escritora brasileira. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 07 de novembro de 1901.

Qual é o objetivo de um poema?

A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor.

Qual é o gênero textual de Cecília Meireles?

Nesta primeira semana de estudos, iremos recordar o gênero textual: “poema”. Nossas atividades serão pautadas nos poemas de “Cecília Meireles”. Vamos conhecer um pouco de sua história? Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro.

Qual foi o legado de Cecília Meireles?

Ela deixou vasta obra jornalística e literária, o legado de sua atuação como educadora e o trabalho de interlocução da poesia brasileira com a portuguesa, israelense, indiana, entre outras territorialidades. Todas essas ações estão a exigir contextualização atualizada.

Qual é a história do poema?

Como surgiram os poemas? O poema surgiu da necessidade inata do indivíduo de se expressar. Contar a outrem seus anseios, desejos e súplicas. Reverenciar heróis, narrar histórias através dos versos e da musicalidade.

O que transmite a poesia?

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma. A arte não raciocina.

Qual é o conceito do poema?

A palavra “poema” vem do verbo grego “poiéo”, que quer dizer “fazer, criar ou compor”. Dessa forma, o poema é definido como um gênero textual e literário que tem como finalidade expressar sentimentos, emoções e pensamentos de quem escreve. A estrutura básica de um poema contém versos, estrofes, rimas e ritmo.

Qual é o principal objetivo da poesia?

Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor". O poema é bastante variável, seja em relação ao seu estilo, extensão ou temática.