6 mins read

Qual é a região íntima?

Qual é a parte íntima do corpo?

Clitóris, grandes e pequenos lábios, uretra, abertura vaginal e períneo formam a vulva. A vagina é uma cavidade dentro da vulva. A saúde da mulher passa pela vulva: clitóris, grandes e pequenos lábios, uretra, abertura vaginal e períneo (veja ilustração abaixo).

Qual a parte íntima feminina?

A vulva, chamada por alguns de pudendo feminino, localiza-se entre as coxas e compõe-se de pequenos lábios, grandes lábios, clitóris e vagina. Localizado na região pubiana, o monte de vênus é um acúmulo de gordura recoberto por pelos pubianos.

O que é região íntima?

A área entre o orifício vaginal e o ânus, abaixo dos grandes lábios, denomina-se períneo. Seu comprimento varia de quase dois a mais de cinco centímetros. Os grandes lábios e o períneo são cobertos com pele semelhante à do resto do corpo.

Como se lavar a região íntima feminina?

Higiene íntima feminina: você está fazendo tudo certo?

  1. Faça a higiene íntima usando água corrente e sabonete específico para a região vaginal. …
  2. Em dias quentes, a higiene íntima deve ser realizada entre três e quatro vezes ao longo do período. …
  3. Não use constantemente o absorvente diário, que é feito com nylon.

Em cache

Qual é a parte externa da região íntima?

As estruturas genitais externas incluem o monte de Vênus, os grandes lábios, os pequenos lábios, e o clitóris. A região onde essas estruturas estão localizadas denomina-se vulva.

É normal ter cheiro forte nas partes íntimas?

Ter odor na vagina é normal? Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Quantas vezes se deve lavar as partes íntimas?

Primeiro, é importante explicar que o canal da vagina (parte interna) é autolimpante, por isso, não há necessidade de limpá-lo. Já a parte externa (vulva) deve ser higienizada diariamente com água e sabão, mas não há necessidade de fazer a higiene mais de uma vez por dia.

Qual o cheiro de uma Pepeca saudável?

Mas qual o cheiro normal da vagina? Esse odor costuma ser leve e é um sinal de que está tudo bem com seu organismo. Além disso, durante o ciclo menstrual, é comum que a intensidade do cheiro da vagina sofra modificações, se tornando mais forte durante a ovulação.

Como faz pra tirar o cheiro ruim da Pepeca?

É indicado usar sabonete neutro no banho. E nada de fazer duchas vaginas: “elas alteram o pH e a flora bacteriana”, diz a profissional. Além disso, opte por calcinhas de algodão e evite os protetores íntimos diários.

O que fazer para deixar a Pepeka cheirosa?

A higienização da vulva (região externa) deve ser feita uma vez ao dia durante o banho, sem fricções intensas, com água e sabonete neutro, durante um a três minutos. Dê preferência a sabonetes sem muita atividade detergente, sem perfume exagerado e que não tenham pH muito ácido.

Como lavar a Pepeca da forma correta?

O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água! Nunca fazer ducha, porque tiramos a proteção natural e desregulamos a flora da vagina — explica a médica, que complementa: — Lavar com delicadeza, de preferência.

O que é esse líquido branco saindo da parte íntima?

Se o seu corrimento é fino, sem odor forte e entre uma cor clara até uma cor branco leitoso ou creme, não há necessidade de se estressar: são sinais positivos de que tudo está saudável e normal.

Porque toda vez que tenho relação fico com mau cheiro?

Suor, secreções vaginais naturais, sêmen, lubrificantes, enfim, são diversos os fatores que exalam cheiros durante e logo após as relações sexuais. Mas se a mulher percebe que um odor forte e incomum afeta a vagina após a transa, vale ficar atenta, pois pode se tratar de um caso de vaginose bacteriana.

Qual o cheiro da lubrificação feminina?

Na verdade, essa secreção transparente, sem cheiro e parecida com clara de ovo é produzida pelo colo uterino e por algumas glândulas vaginais, chamadas de Bartholin e de Skeene. Aliás, essas glândulas são importantíssimas pra manter a limpeza vaginal e também facilitar a penetração durante a relação sexual.

Quantas vezes por dia devemos lavar as partes íntimas?

Higiene íntima da vulva

Primeiro, é importante explicar que o canal da vagina (parte interna) é autolimpante, por isso, não há necessidade de limpá-lo. Já a parte externa (vulva) deve ser higienizada diariamente com água e sabão, mas não há necessidade de fazer a higiene mais de uma vez por dia.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo muito?

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

É normal sair espuma na hora da relação?

Pode ter um aspecto de pasta branca e translúcida, e até ser mais rala e aquosa. Independentemente da aparência, a secreção branca é uma parte totalmente normal da relação sexual. Na verdade, esta é a resposta natural do corpo à estimulação ou ao excitamento para ajudar na lubrificação.

Quando transo sinto cheiro de peixe?

Vaginose Bacteriana

Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso.