6 mins read

Qual é a responsabilidade de uma imobiliária na locação de um imóvel?

Qual é o dever de uma imobiliária?

Portanto, a omissão, nesse caso, é um ilícito que pode ser punido, caso a falta de informação acarrete danos a uma das partes. Em resumo, o dever da imobiliária é garantir que a empresa vai cuidar de todos os trâmites da compra e venda, de forma que passe segurança às partes.
Em cache

Quando o inquilino pode processar a imobiliária?

A imobiliária pode ser processada quando existe a má-prestação de serviços, pois a imobiliária tem a obrigação de dizer ao cliente todas as informações verídicas a respeito do negócio firmado.

Qual a responsabilidade da imobiliária quando o inquilino não paga o aluguel?

Caso o pagamento não seja feito conforme o esperado, a imobiliária/administradora envia uma notificação extrajudicial para que o inquilino cumpra com suas obrigações contratuais.

O que a imobiliária não pode cobrar do Locatario?

A taxa de reserva, e o pagamento de serviços de reformas no condomínio, inclusive pintura externa, equipamentos de segurança, esporte e lazer, que são permanentes, não cabem ao locatário, mas ao locador”, explica o coordenador do Procon.

O que a imobiliária pode exigir?

Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

Qual é a lei que protege o inquilino?

Primeiramente, vamos a uma explicação rápida sobre o que é a Lei do Inquilinato (nº 8.245/91): é a Lei do Inquilinato que regula o mercado de aluguéis residenciais e comerciais. Tanto locador, quanto inquilinos devem conhecê-la antes de fechar negócio.

Onde posso reclamar de uma imobiliária?

Procon. O Procon (Instituto de Defesa do Consumidor) age a favor dos direitos dos consumidores. Sendo assim, ao se deparar com problemas na prestação do serviço, este é um dos locais de onde reclamar contra a imobiliária.

O que fazer para processar uma imobiliária?

O Procon também é um órgão que pode ser a solução de onde reclamar contra imobiliária. Para isso, você deve procurar pelo Procon da sua cidade, onde será orientado sobre o que deve ser feito de acordo com o seu caso.

Qual o prazo para cobrar o aluguel atrasado?

três anos

Resposta: Segundo o Código Civil (art. 206, parágrafo 3), os aluguéis relativos a prédios urbanos ou rústicos prescrevem em três anos. Esta prescrição significa que o locatário não terá mais o direito de cobrar a dívida de você.

Qual é a Lei que protege o inquilino?

Primeiramente, vamos a uma explicação rápida sobre o que é a Lei do Inquilinato (nº 8.245/91): é a Lei do Inquilinato que regula o mercado de aluguéis residenciais e comerciais. Tanto locador, quanto inquilinos devem conhecê-la antes de fechar negócio.

O que o locador não pode exigir?

Pela lei, o locador não tem o direito de exigir a retomada do imóvel antes do fim do contrato. A não ser que o locador tenha cometido alguma infração contratual, como atraso no pagamento de aluguéis ou realização de alguma reforma não autorizada. Nesses casos, o locador pode entrar com uma ação de despejo justificada.

Quais reparos são de responsabilidade do proprietário e quais são do inquilino?

Pintura, reparos, consertos na parte elétrica e hidráulica, reformas na estrutura. O que cabe ao proprietário do imóvel e o que é de responsabilidade do inquilino? De modo geral, as reformas estruturais ficam a cargo do proprietário, já os reparos de manutenção, são de responsabilidade do locatário.

O que o proprietário pode exigir do inquilino?

Cabe ao proprietário indenizar o inquilino pelas despesas realizadas. Muitas vezes essa indenização pode ser descontada do valor do aluguel. É bom frisar que o proprietário deve realizar o conserto de eventuais defeitos ocultos, que não puderam ser detectados pelo inquilino durante a vistoria.

O que fazer quando a imobiliária não responde?

Procon. O Procon também é um órgão que pode ser a solução de onde reclamar contra imobiliária. Para isso, você deve procurar pelo Procon da sua cidade, onde será orientado sobre o que deve ser feito de acordo com o seu caso.

Quando o inquilino tem direito a indenização?

O inquilino tem direito a ser indenizado pelas benfeitorias úteis e necessárias realizadas no imóvel, desde que tenham sido autorizadas pelo locador. A indenização pode ser feita por meio de compensação no valor do aluguel ou por reembolso ao término do contrato.

O que o locador não pode fazer?

Não poderá o locador entrar no imóvel e retirar os itens do inquilino, trocando a fechadura. Se fizer isso poderá, e com direito, sofrer um processo.

O que diz a nova Lei do Inquilinato?

A nova legislação determina que o inquilino que quiser sair do imóvel antes do término do contrato pague uma multa proporcional ao tempo de permanência que faltaria. Entre outras considerações. A Lei nº 12.112, promulgada em 2009, se tornou conhecida como a nova lei do inquilinato e assim é chamada até hoje.

O que a imobiliária pode cobrar do proprietário?

Qual o percentual máximo que pode ser cobrado? Geralmente, a taxa de administração de imóveis fica em torno em 10% do valor mensal do aluguel. Aqui na Silveira Imóveis, se o proprietário deixar vários imóveis conosco, podemos ainda baixar essa porcentagem. O valor é descontado automaticamente pela imobiliária.