5 mins read

Qual é a sua opinião sobre o grafite?

O que falar sobre o grafite?

O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc. É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.
Em cacheSemelhantes

Quais são as opiniões a favor do grafite?

Seguem 4 fatos favoráveis à prática do grafite no ambiente urbano:

  • Liberdade de expressão;
  • Acesso democrático aos espaços públicos;
  • O grafite é visto (com ressalvas) como uma forma de arte pública;
  • Visibilidade para muitos grafiteiros que moram em comunidade.

Qual a sua opinião sobre grafite e pichação?

Para a maioria da sociedade, o conceito pode estar muito bem definido diante da lei que considera a pichação como crime – enquanto o grafite é visto como uma imagem embelezadora de locais públicos, mas considerado legal apenas se tiver a autorização para ser realizado.
Em cache

Qual é a sua opinião sobre pichação?

Sem valor estético

Predominantemente caracterizada por letras e símbolos incompreensíveis para a população que não faz parte do meio, a pichação seria apenas uma disputa de territórios entre gangues e competição entre os próprios praticantes do ato nos locais mais altos e perigosos de se realizar.

Como o grafite é visto pela sociedade?

Na sociedade, culturalmente, o picho é visto como sujeira e vandalismo, enquanto o grafite acabou se tornando sinônimo de arte e é reconhecido com algo visualmente agradável e bonito, diferente das pichações em preto e com letras difíceis de serem compreendidas.

Qual é a sua opinião sobre o uso do grafite como forma de levar à reflexão expressar críticas ou fazer denúncias?

O Grafite sempre foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser interpretada como um rabisco que causa mais poluição visual, além de serem considerado um ato de vandalismo (pichar muro e patrimônio público).

Qual mensagem o grafite transmite?

Os grafiteiros expressam narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões por meio das formas, cores e traços nos muros. Junto a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do hip hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.

Qual é a mensagem que o grafite transmite?

Além de promover uma visão mais crítica do mundo, pois boa parte dos grafites transmitem mensagens de cunho social apontando problemas da comunidade ou sociedade.

Qual é o objetivo da arte do grafite?

O objetivo é, principalmente, tecer uma crítica social. Grafite vem da palavra italiana “graffito”, que significa literalmente “escrita feita com carvão”. O grafite é, por norma, muito perecível ao tempo e às circunstâncias uma vez que esse tipo de obra não possui proprietário nem vigia.

O que grafite visa expressar?

Alcides afirma que o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive e é reconhecido como uma arte democrática e manifestação genuína da criatividade popular.

Qual a importância do grafite para a escola?

“Por meio do grafite, estudantes e comunidade escolar podem dialogar com a cidade, expressar ideias, sentimentos e pensamentos, um ganho para a educação que prioriza a formação integral dos nossos jovens”, afirma a Professora Roseli Ventrella, da equipe de Arte da Secretaria Estadual da Educação.

Para que serve o grafite?

O grafite é conhecido por nós desde a infância: é a matéria-prima para os lápis pretos e lapiseiras. Além disso, aprendemos que o grafite também é usado em lubrificantes na indústria. Um dos usos mais diferenciados do grafite, no entanto, é nas plantações agrícolas.

O que o grafite visa expressar?

Alcides afirma que o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive e é reconhecido como uma arte democrática e manifestação genuína da criatividade popular.

Como o grafite é visto nos dias de hoje?

Ainda existe um certo preconceito e o grafite é visto por alguns como vandalismo e poluição visual. Ao mesmo tempo, ele vem ganhando cada vez mais a admiração das pessoas. O seu objetivo principal é ocupar os espaços e deixar algum tipo de reflexão para quem os vê.

Como o grafite é visto?

Na sociedade, culturalmente, o picho é visto como sujeira e vandalismo, enquanto o grafite acabou se tornando sinônimo de arte e é reconhecido com algo visualmente agradável e bonito, diferente das pichações em preto e com letras difíceis de serem compreendidas.