6 mins read

Qual é a teoria de Erich Fromm?

Qual era a teoria de Erich Fromm?

Fromm afirmava que quanto mais os homens pretendiam se tornar indivíduos, mais se unia ao mundo através do amor e do trabalho produtivo, procurando uma espécie de vínculo que lhe destrua a liberdade e a integridade do eu individual (Fromm, 1983).

Quais as ideias de Erich Fromm?

A caracterologia de Erich Fromm tem a sua base fundamental na relação pessoa-mundo, nos processos de assimilação e socialização. O sistema de caráter é a base de ajustamento do indivíduo à sociedade e pode ser o equivalente nos homens do instinto nos animais.
Em cache

Como Erich Fromm define o amor?

Para Fromm, o amor é visto como uma atividade interna do ser que ama. A questão, sobretudo, não deveria ser a preocu- pação em ser amado(a), mas, antes disso, o sujeito deveria se preocupar em amar.
Em cache

Qual a conclusão de Erich Fromm sobre virtude é vício?

Virtude: assumir a responsabilidade pela própria existência; Vício: reside na irresponsabilidade perante si mesmo. “Bom” e “mau” são atribuídos em relação ao homem, sendo o bem-estar o único critério do valor ético. O bem é a afirmação da vida, o desenvolvimento das capacidades do homem.
Em cache

Como Erich Fromm relaciona virtude e responsabilidade?

Virtude: assumir a responsabilidade pela própria existência; Vício: reside na irresponsabilidade perante si mesmo. f) “Bom” e “mau” são atribuídos em relação ao homem, sendo o bem-estar o único critério do valor ético. O bem é a afirmação da vida, o desenvolvimento das capacidades do homem.

O que é personalidade para Erich Fromm?

A TEORIA DA PERSONALIDADE – A teoria da personalidade de Fromm está embasada na orientação de caráter, identificada como sendo as formas que os indivíduos se relacionam com o mundo e constituem de forma geral o caráter de dias formas: pela assimilação e peça socialização.

Quem criou o conceito de amor?

Quem inventou o termo amor? A palavra tem suas raízes no termo em latim “amare”, que era usado para a distinção das carícias e cuidados da mãe dos cuidados do amor verdadeiro. Para além disso, a lingua também cita a palavra “Amma” que faz referência ao amor materno, como o primeiro amor incondicional do ser humano.

Quem definiu os tipos de amor?

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da "natureza do amor". 1. Tipos de amor – Ágape = caridade e amor de Deus Amor oblativo, espirituoso, gratuito e incondicional.

Quem criou o conceito de ética?

Aristóteles

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) foi o primeiro filósofo a tratar da ética como uma área própria do conhecimento, sendo considerado o fundador da ética como uma disciplina da filosofia.

Como é definida a personalidade?

A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.

Quando a personalidade é definida?

A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

Qual é a teoria do amor?

A teoria triangular do amor é uma teoria do amor desenvolvida pelo psicólogo Robert Sternberg. No contexto das relações interpessoais, "os três componentes do amor, de acordo com a teoria triangular, são a intimidade, paixão e compromisso."

Quais são os três tipos de amor?

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.

Quais são os 4 tipos de amor?

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Quais são os 7 tipos diferentes de amor?

Conheça-as:

  1. Eros: amor apaixonado e romântico. É paixão, luxúria e prazer. …
  2. Philia: amizade íntima e autêntica. …
  3. Ludus: amor lúdico e sedutor. …
  4. Storge: amor familiar incondicional. …
  5. Philautia: amor-próprio. …
  6. Pragma: amor comprometido e companheiro. …
  7. Agápe: amor empático e universal.

O que é ética um breve resumo?

Ética é uma disciplina da filosofia que busca entender o modo como o ser humano deve agir com base na análise da moral, dos hábitos e dos costumes de uma sociedade. Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum.

O que é ética e um exemplo?

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

Quais são os cinco tipos de personalidade?

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo. As teorias de traços de personalidade há muito tentam definir exatamente quantos traços de personalidade existem.