5 mins read

Qual é a teoria de Jorge Visca?

Qual a teoria de Visca?

Para Visca (1987), a aprendizagem depende de uma estrutura onde envolva o cognitivo/afetivo/social, nas quais estas sejam indissociavelmente ligadas a alguns aspéctos desses três elementos. Desta forma, o processo de aprendizagem vai se edificando a partir da interação do sujeito e as circunstâncias do meio social.
Em cache

Quais são os três obstáculos da aprendizagem Segundo Visca?

Jorge Visca (1987), classifica estes obstáculos como: epistêmicos, epistemofílicos, epistemológicos e funcionais.

Quais são as teorias que embasam a Psicopedagogia?

Atualmente, no entanto, a Psicopedagogia no Brasil fundamenta-se principalmente nas bases psicanalíticas e construtivistas. A primeira lida com o estudo dos processos inconscientes do sujeito e a segunda, com a epistemologia genética, ou seja, com o processo de construção do conhecimento humano12.

Quais as teorias envolvidas na Epistemologia Convergente?

A Epistemologia Convergente integra três teorias fundamentais: a Psicanálise de Freud, a Psicologia Social de Pichon-Rivière e a Psicologia Genética de Piaget.
Em cache

Qual foi a proposta de Estudos estabelecida por Visca 1987 para a Psicopedagogia?

De acordo com Visca, a Psicopedagogia foi inicialmente uma ação subsidiada da Medicina e da Psicologia, perfilando-se posteriormente como um conhecimento independente e complementar, possuída de um objeto de estudo, denominado de processo de aprendizagem, e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios ( …

Quem é Visca?

Foi o divulgador da Psicopedagogia no Brasil, Argentina e Portugal e o criador da Epistemologia Convergente, que propunha uma atividade clínica voltada para a integração de três frentes de estudo da psicologia: Escola de Genebra (Psicogenética, de Piaget), Escola Psicanalítica (Freud) e Psicologia Social (Enrique …

Quais são os 3 fatores para melhorar o aprendizado?

Quais estratégias adotar para melhorar o processo de aprendizagem?

  • Melhore a interação entre alunos, pais e professores. …
  • Pergunte aos alunos o que melhorar. …
  • Aposte na inovação. …
  • Capacite a sua equipe. …
  • Mude o método de ensino.

Quais são os 7 tipos de dificuldades de aprendizagem?

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Quem é o pai da Psicopedagogia?

professor Jorge Visca

O professor Jorge Visca é considerado o pai da psicopedagogia no Brasil. Ele foi um dos responsáveis pela difusão da psicopedagogia tanto em nosso país quanto no mun- do. Ele desenvolveu a epistemologia convergente, modelo formulado para a atuação psicopedagógica.

Quais as principais teorias pedagógicas?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner.

Quais as duas teorias epistemológicas?

Epistemologia genética segundo Jean Piaget

o apriorismo, o conhecimento que não depende de experiência prática e. o empirismo, onde o conhecimento é adquirido através das experiências práticas.

Qual é o foco principal da psicopedagogia?

A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

Qual é o foco principal da psicopedagogia institucional?

A função do psicopedagogo institucional/organizacional é promover o desenvolvimento e avaliar ações quanto à aprendizagem do individuo no contexto grupal, facilitando a construção e o compartilhamento do conhecimento coletivo, incentivando novas formas de relacionamentos, criando harmonia entre gestores e colaboradores …

Qual o autor propôs a teoria psicopedagógica dinâmica?

Diante dessa questão, Piaget (2007, p.

O que é necessário para que o aluno aprenda?

A leitura, a escrita e a matemática são meios ou estratégias para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Entre as três, certamente, a leitura, especialmente a compreensão leitora, tem o seu lugar de destaque. Ler para aprender é fundamental para qualquer componente pedagógico do currículo escolar.

Qual o nome da doença que a pessoa tem dificuldade de aprendizado?

Segundo a Dra Maristela, os problemas neurológicos mais comuns entre crianças e adolescentes na escola são: dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), déficit de processamento auditivo (DPA) e as chamadas discalculias – que interferem na capacidade de calcular e no raciocínio lógico da criança.

Qual o nome da pessoa que tem dificuldade de aprender?

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

Quem idealizou a EOCA?

É um teste idealizado por Jorge Visca que avalia a aprendizagem. A pesquisa iniciou devida uma tarefa solicitada pela disciplina de psicopedagogia de tema sobre aplicação de instrumentos psicopedagógicos.