Qual é a teoria de Maturana?
O que diz Maturana?
“A aceitação do outro junto a nós na convivência, é o fundamento biológico do fenômeno social. Sem amor, sem aceitação do outro junto a nós, não há socialização, e sem esta não há humanidade.”
O que é a teoria da autopoiese?
Autopoiese, Auto,organização. A teoria autopoiética tem como idéia básica um sistema organizado auto-suficiente. Este sistema produz e recicla seus próprios componentes diferenciando-se do meio exterior. O termo Autopoiese foi criado pelos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela.
Em cache
Qual o sentido da educação para Humberto Maturana?
Dessa maneira, as idéias de Maturana acerca da educação nos levam a compreender que educar é conviver em um espaço de aceitação recíproca, onde haja o respeito consigo mesmo e ao outro como legítimo outro e não meramente aprender conteúdos acadêmicos, delineando-se assim um novo caminho a ser percorrido.
O que é conhecer Para Maturana e Varela?
(MATURANA & VARELA, 1995, p. 165). O conhecimento, como se vê, depende de nosso corpo físico, o qual favorece, possibilita nossa correlação interna, enquanto algo que organiza o entendimento, mas sem negar, contudo, as interações.
O que é a biologia do conhecer?
A Biologia do Conhecer e da Linguagem é um corpo de conhecimentos originado de ideias do neurobiólogo e pensador chileno Humberto Maturana e seus colaboradores, também conhecido, menos adequadamente, como teoria da autopoiese.
O que é autopoiese na psicologia?
Assim, a autopoiese é a denominação desse modo de organização dos seres vivos, que se distinguem de outros por sua capacidade de se autoproduzirem (Maturana & Varela, 1997). Embora os sistemas vivos sejam autoproduzidos, eles não são sistemas isolados; pelo contrário, são marcados pela abertura e interação com o mundo.
Quem faz autopoiese?
Autopoiese deriva do grego (autopoiesis). A origem etimológica do vocábulo é autós (por si próprio) e poiesis (criação, produção). Seu significado literal é autoprodução. Os subsistemas produzem, e reproduzem, a sua própria organização circular por meio de seus próprios componentes.
Por que é importante aliarmos cada vez mais a neurociência com a educação?
Acreditamos que a educação, aliada às Neurociências, pode ajudar a entender a estrutura cognitiva do adulto e o seu processo de envelhecimento, pois muitas das dificuldades de aprendizagem encontradas por esses sujeitos são atribuídas à idade, às diversas mudanças e declínios em sua estrutura biológica.
Qual filósofo enfatizou a importância da percepção e memória no processo educativo?
Já no século XVI, destacou-se Juan Vives (1492–1540), que enfatizou a importância da percepção e memória no processo educativo.
Quais são as obras de Humberto Maturana que tenham como Palavras-chave cooperação e ética?
As obras de Humberto Maturana podem ser: "Aceitação do outro: a origem do social"; "Autopoiese e acoplamento estrutural: a dinâmica da vida."
Qual o processo de conhecer?
O conhecimento deve a sua origem à percepção sensorial, seguindo-se o entendimento e acabando, por fim, na razão. Diz-se que o conhecimento é uma relação entre um sujeito e um objeto. O processo do conhecimento envolve quatro elementos: sujeito, objeto, operação e representação interna (o processo cognoscitivo).
O que é a teoria dos sistemas de Luhmann?
A teoria sistêmica de Luhmann enfatiza os sistemas autopoiéticos, ou seja, os sistemas vivos, psíquicos e sociais, sobretudo este último, uma vez que o intuito do autor foi o de elaborar uma teoria geral da sociedade. Esses três sistemas, além de autopoiéticos, são também autoreferentes e operacionalmente fechados.
O que é acoplamento estrutural?
Em termos biológicos, o acoplamento estrutural acontece quando um organismo interage com o seu meio e, ao fazer isso, acaba por alterar a sua estrutura interna assim como a estrutura do meio com o qual está interagindo.
Quais são os 5 campos de estudo da neurociência?
Assim, classifica-se conforme suas finalidades.
- Neurofisiologia. Neurofisiologia diz respeito ao estudo da Neurociência que investiga as funções do sistema nervoso e periférico. …
- Neuroanatomia. …
- Neuropsicologia. …
- Neurociência comportamental. …
- Neurociência cognitiva.
Como o cérebro aprende segundo a neurociência?
O cérebro aprende a partir da combinação de estímulos
O lado esquerdo é responsável pelo perfil acadêmico: do raciocínio lógico, fala, matemática. É o lado responsável por ler, ouvir, falar, observar. Assim, quando você absorve conteúdo sozinho, você está utilizando esta parte do cérebro.
Quais são as 3 atividades que fazem parte do processo de aprendizado?
5 Etapas do processo de aprendizagem
- 1 – Compreender. É o início, quando a pessoa é exposta ao conhecimento – como fazer um curso, faculdade e outras modalidades de aprendizagem. …
- 2 – Retenção. É quando a informação é fixada na mente da pessoa. …
- 3 – Praticar. …
- 4 – Disseminar. …
- 5 – Criar.
Quais são as principais teorias de aprendizagem?
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
Quais são as obras de Humberto Maturana?
A arvore do conhecime… as bases bi…1984El Arbol del Conocimie…1987Autopoiesis and Cognition…1980La revolución reflexiva2021El sentido de lo humano1991De máquinas y seres vivos1994
Humberto Maturana/Livros