Qual é a teoria de Winnicott?
O que é a teoria de Winnicott queria dizer com mãe suficientemente boa?
Winnicott vai destacar que a “mãe suficientemente boa” efetua uma adaptação ativa que exige uma preocupação fácil e sem ressentimentos. O que nos remete, de novo, à história das mulheres, quando submetidas a uma realidade que lhes dificultou ou impediu a descoberta criativa do mundo.
São as 3 funções maternas destacadas por Winnicott?
Em relação à função da mãe na adaptação às necessidades do seu bebê, Winnicott (1988/2006) assinala três “tarefas” principais: o holding, o handling e a apresentação de objetos.
O que é a teoria do amadurecimento de Winnicott?
Winnicott diz que o amadurecimento começa em algum momento após a concepção e, quando há saúde, não cessa até a morte.
Quais os principais conceitos de Winnicott?
O conceito de falso-self e a situação primitiva de carência ambiental; A tendência antissocial e a delinquência: o conceito de deprivação e as falhas ambientais; As angustias catastróficas e o medo do colapso-breakdown. A capacidade de estar só como um aspecto de amadurecimento emocional.
Qual o papel da família segundo Winnicott?
A família é, portanto, em Winnicott, no melhor dos casos, a continuidade do colo materno; é o primeiro círculo mais amplo para onde o amadurecimento se expande; é a retaguarda, em termos de confiabilidade e proteção, que favorece a continuidade da sustentação da criança à medida que o amadurecimento prossegue em novas …
Como é a terapia Winnicott?
A Psicanálise Winnicottiana afirma que a mãe assume uma postura de acordo com as necessidades do bebê. Isso porque a mesma costuma alimentar suas ilusões, correspondendo ao que este quer. Todavia, também faz o papel inverso, o desiludindo sempre que necessário. Tudo é parte da construção do menor enquanto este cresce.
Quais são os principais conceitos de Winnicott?
O conceito de falso-self e a situação primitiva de carência ambiental; A tendência antissocial e a delinquência: o conceito de deprivação e as falhas ambientais; As angustias catastróficas e o medo do colapso-breakdown. A capacidade de estar só como um aspecto de amadurecimento emocional.
O que é o brincar para Winnicott?
Winnicott1 descreve que o brincar possibilita à criança desenvolver relações sociais e a seqüência do desenvolvimento das relações transforma a natureza do brincar.
Como citar Winnicott O brincar é a realidade?
In: Winnicott, (1971) O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1975, p. 13-44. à Psicanálise: obras escolhidas.
Qual o papel do pai para Winnicott?
Em Winnicott, o pai faz parte do ambiente em que o bebê amadurece, um bebê que ainda depende, agora de maneira relativa, da sustentação da mãe para dar continuidade ao alcance do estatuto de um ser unitário. é justamente nesta tarefa de se tornar uno que o pai ajudará o bebê.
Qual a diferença básica Winnicott?
Em Winnicott, podemos dizer que a diferença fundamental diz respeito à ação do tempo no ser, e não à sexualidade. É claro que Winnicott considera a diferença sexual importante. Importante, mas não primária.
O que é objeto para Winnicott?
Em Winnicott o conceito de objeto ou fenômeno transicional recebe três usos diferentes: um processo evolutivo, como etapa do desenvolvimento; vinculada às angústias de separação e às defesas contra elas; representando um espaço dentro da mente do indivíduo.