5 mins read

Qual é a transitividade do verbo saber nesse texto?

Qual é a transitividade do verbo saber?

Significado de Saber

verbo transitivo direto Expressar conhecimentos determinados: saber cantar; saber dançar.

Como saber se é Vtd ou VTDI?

  1. Relembrando a classificação dos verbo. Verbo transitivo direto(VTD) – Exige objeto direto. …
  2. OD. Verbo transitivo(VT) – Exige objeto indireto. ( …
  3. OI. Verbo transitivo direto e indireto (VTDI) – Exige dois objetos: …
  4. OD OI. Verbo intransitivo(VI) – Não exige complemento Ex: A velha igreja desabou.

Qual é o verbo de saber?

saber – verbo

Indicativo
Presente Pretérito imperfeito Futuro imperfeito
saibo sabes sabe sabemos sabeis sabem sabia sabias sabia sabíamos sabíeis sabiam saberei saberás saberá saberemos sabereis saberão
Conjuntivo / Subjuntivo Infinitivo
Presente Pretérito imperfeito saber

O que é verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

O que é VTI exemplo?

Verbos transitivos indiretos (VTI)

São aqueles que exigem complemento com preposição obrigatória, portanto, unem-se ao verbo com preposição. Exemplos: Necessito de férias. Quem necessita, necessita de algo.

O que é VTDI exemplos?

Verbo transitivo direto e indireto (VTDI)

O objeto direto e indireto completa o verbo com a informação sobre o quê a quem. Exemplos: Enviei os postais aos clientes.

Qual é o sujeito do verbo saber?

Para o verbo saber, neste contexto, é necessário um sujeito subentendido, que, como se trata da terceira pessoa do plural, poderia ser «eles», mas que pode, também, ser «vocês», num discurso próprio de uma situação de interação verbal, como, de certo modo, parece tratar-se em b).

Como usar o verbo saber?

Você pode usar saber em português quando você tem um conhecimento de algo e também quando você tem uma informação. Você também pode usá-lo para expressar uma habilidade que você tem.

Como usar o verbo transitivo direto?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

O que é Vtd VTI VTDI vi VL?

Contudo, se o sentido do verbo não depender de nenhum complemento, então, o verbo será intransitivo. Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.).

O que é Vtd VTI vi OD Oi?

Introdução. Objeto indireto (OI) é o complemento verbal que se liga ao verbo por meio de preposição. Esse tipo de complemento aparece com verbostransitivos indiretos (VTI) ou verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).

O que é verbo transitivo indireto VTI?

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.

O que é um verbo intransitivo exemplo?

Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento, já que o significado da ação verbal é completo sozinho. O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi.

Qual é a conjugação do verbo saber?

sabersabedoria

eu sei
ele, ela, você sabe
nós sabemos
vós sabeis
eles, elas, vocês sabem

Como saber se o verbo e transitivo ou intransitivo exemplos?

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

Quais são os verbos transitivos indiretos?

Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos. É o caso de: acreditar, concordar, gostar, obedecer e responder.

Como achar o verbo transitivo direto em uma frase?

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto. Para indicar quem está sofrendo a ação, o objeto direto faz duas perguntas: o quê? quem?