4 mins read

Qual é a transitividade do verbo?

Como saber a transitividade de um verbo?

Verbos transitivos diretos e indiretos indicam o quê ou quem, bem como de quê, para quê, de quem, para quem, em quem,… O quê? – Eu emprestei um vestido. A quem? Eu emprestei um vestido à minha irmã.
Em cacheSemelhantes

Quais são os tipos de transitividade do verbo?

Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.). Veja como identificar essa transitividade nas orações: Verbo transitivo direto.
Em cache

Como saber se é Vtd ou VTDI?

  1. Relembrando a classificação dos verbo. Verbo transitivo direto(VTD) – Exige objeto direto. …
  2. OD. Verbo transitivo(VT) – Exige objeto indireto. ( …
  3. OI. Verbo transitivo direto e indireto (VTDI) – Exige dois objetos: …
  4. OD OI. Verbo intransitivo(VI) – Não exige complemento Ex: A velha igreja desabou.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

O que é transitividade exemplo?

A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos: Entregaram a encomenda.

O que é VTDI exemplos?

Verbo transitivo direto e indireto (VTDI)

O objeto direto e indireto completa o verbo com a informação sobre o quê a quem. Exemplos: Enviei os postais aos clientes.

O que é um verbo intransitivo exemplo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Quais são os 7 verbos de ligação?

Os verbos de ligação têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Quais são os 7 verbos?

Exemplos de verbos auxiliares

  • Verbo ser;
  • Verbo estar;
  • Verbo ter;
  • Verbo haver;
  • Verbo ficar;
  • Verbo andar;
  • Verbo ir;
  • Verbo vir;

O que é verbo transitivo direto e objeto direto?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

O que é um verbo transitivo indireto?

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto.

Quando usar Vtd e VTI?

Quando tem sentido equivalente a “ajudar”, é VTD. Quando tem sentido equivalente a “morar”, é VTI com regência da preposição “em”. Quando tem sentido equivalente a “ver”, é VTI com regência da preposição “a”.

Quais são os verbos de ação?

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA.

Quais são os verbos transitivos diretos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito.

Quais são os 4 tipos de verbos?

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Quais são os 3 verbos?

Os verbos são palavras responsáveis por indicar ação, estado e fenômenos da natureza. Verbos de 1ª conjugação: terminados em -ar; Verbos de 2ª conjugação: terminados em -er; Verbos de 3ª conjugação: terminados em -ir e em -or.

Como identificar verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.