6 mins read

Qual é a visão de Platão sobre a política?

Como deve ser a ordem política para Platão?

Para ele, o poder deveria ser exercido por uma espécie de aristocracia, mas não constituída pelos mais ricos ou por uma nobreza hereditária. Os governantes tinham de ser definidos pela sabedoria. Os reis deveriam ser filósofos e vice-versa.

Qual é o pensamento de Platão?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Como Platão e Aristóteles define política?

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).

Qual era a visão de Aristóteles sobre a política?

A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra.

Qual foi a frase mais famosa de Platão?

Platão (427-347 a.C.)

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.

Por que Platão era contra a democracia?

Resposta. Resposta: Platão não criticava a democracia ateniense porque ela não era completa. Ao contrário até, ele era contrario a democracia porque achava que gente demais teria poder nesse estilo de governo. …

Qual foi a primeira ideia de Platão?

Podendo ser considerado o primeiro filósofo idealista, Platão criou uma teoria baseada em uma divisão binária do conhecimento: conhecimento inteligível e conhecimento sensível. O conhecimento sensível é aquele que obtemos por meio dos sentidos do corpo, é o conhecimento prático do mundo.

Qual é a melhor forma de governo para Platão?

A melhor forma de governo, sugere Platão, é a aristocracia.

O que é a política para Sócrates?

De acordo com as ideias de Sócrates (470 – 399 a.C), um dos maiores filósofos de todos os tempos, a política era uma ferramenta necessária para a organização do Estado como um todo.

O que a filosofia fala sobre a política?

Para o filósofo, a Ciência Política é dividida em ética e política. A ética trata da felicidade individual de cada cidadão na pólis, enquanto a política diz respeito a felicidade coletiva. Para Aristóteles a Política, enquanto ciência, existe para pensar em ações que levem ao bem estar individual e coletivo.

Qual foi o maior feito de Platão?

A principal obra de Platão é, sem dúvidas, “A República”. Conhecida mundialmente por ser a síntese de suas principais ideias e falar sobre política, essa obra não é a única. Ela é uma entre os outros 35 livros deixados por este grande filósofo!

Qual o mundo verdadeiro para Platão?

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.

Qual a forma de governo que Platão criticava?

Trata-se de compreender como o filósofo grego, na obra referida, questiona o funcionamento do regime democrático tanto de um ponto de vista epistemológico quanto de um ponto de vista ético ou axiológico, explicitando os riscos morais presentes naquele que é seu princípio mais fundamental: a liberdade.

Qual é o conceito de Platão?

"Amplo", "de ombros largos" (do Grego antigo "platôn). Era pseudônimo (apelido) do filósofo Arístocles, ou Aristócles. Esse apelido que se tornou pseudônimo se deve à estrutura física de tal filósofo: era robusto, forte.

Quais as formas de governo por Platão?

Conforme pudemos observar no trecho acima, Platão, em seu diálogo, enumera aquelas que seriam suas quatro formas de governo inferiores, na ordem da melhor para a pior: timocracia, oligarquia, democracia e tirania.

Quais as cinco formas de governo descritas por Platão?

As formas de governopor Platão consideradas como “puras” correspondem primeiramente ao modo como são exercidas. A democracia, governo de muitos, do povo (demo= povo, cracia= governo); aristocracia, governo de alguns( poucos) intelectuais e comerciantes; e a monarquia, governo de um só ( o Rei-Filósofo).

Porque Platão era contra a democracia?

A partir da aristocracia nasceria a oligarquia e desta, a democracia — e esse "governo do povo" daria lugar a uma tirania. Isso porque, assim como a busca cega por riqueza causa uma sede de igualdade, "o desejo insaciável de liberdade causa uma demanda por tirania".

Qual a relação para Platão entre filosofia e política?

Categoricamente podemos afirmar que é a partir de Platão que o mundo da pólis é assumido como parte integrante da agenda temática da filosofia. Ele foi o primeiro filósofo ocidental a sistematizar um pensamento político, bem como este tema é o centro de sua filosofia.