6 mins read

Qual é finalidade de uma resenha?

Qual é a principal finalidade da resenha?

Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc. Como se trata de um texto que aborda outro texto, são necessários alguns procedimentos a fim de que as vozes dos autores (da resenha e da obra resenhada) não se misturem.
Em cache

Qual é a característica de uma resenha?

As resenhas possuem algumas características que ajudam na definição desse formato, como a estrutura, objetividade, argumentação, imparcialidade ou análise crítica e a apresentação de recomendações do consumo da obra.

Qual é a finalidade do elemento comentário crítico em uma resenha?

A principal característica deste gênero de resenha é o uso do tom crítico, ou seja, a capacidade de interpretar os pontos mais importantes do tema e opinar a respeito, tendo como base textos e informações de outras fontes que possam complementar o argumento apresentado.
Em cacheSemelhantes

Como é feita uma resenha?

Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.

Qual a diferença entre um resumo é uma resenha?

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

Como se faz uma resenha?

Como fazer uma boa resenha crítica: passo a passo

  1. Conheça muito bem a obra. Para começar uma resenha crítica é necessário ler/assistir atentamente à obra analisada. …
  2. Faça anotações sobre a obra. …
  3. Pesquise sobre o autor/autora. …
  4. Crie sua opinião sobre a obra. …
  5. Produza a resenha crítica.

Qual a função social de uma resenha crítica?

A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações.

O que é necessário em uma resenha?

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Que palavras usar para iniciar uma resenha?

Vocês podem iniciar a frase, empregando a metonímia, substituindo, por exemplo, o “Freitas afirma” por “A obra afirma…”. Um procedimento que auxilia bastante a descrição sobre os ditos e feitos do autor na obra é a empatia. Imaginem-se autores em produção.

Porque resenha não é resumo?

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

Quantas linhas tem que ter uma resenha?

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

O que se espera de uma resenha?

A resenha objetiva oferecer informações ao leitor para que este decida consultar ou não o texto original. Por este motivo, ela deve resumir as idéias principais da obra, avaliar as informações contidas e a forma como foram empregadas e justificar a avaliação realizada.

O que é preciso ter em uma resenha?

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

O que não pode faltar na resenha?

Informações bibliográficas do material a ser resenhado: autor, título da obra, lugar e data de publicação e identificação das páginas (no caso de livros). Resumo com conteúdo da obra: exposição com os principais pontos apresentados no material resenhado.

O que não pode ter em uma resenha?

Em termos estruturais, a resenha se caracteriza por conter a identificação da obra resenhada e do autor, e um texto apenas informativo, ou informativo e opinativo, escrito sem quebras, ou seja, sem recorrer a subtítulos.

Como fazer uma resenha simples?

No entanto, caso você não utilize, aqui vão os 5 passos de como fazer um boa resenha.

  1. Identifique-se. O primeiro passo é se identificar. …
  2. Apresente o texto-objeto da resenha. …
  3. Descrição do conteúdo. …
  4. Se for uma resenha critica, você deve fazer uma análise crítica. …
  5. Conclusão.

Quais Os 4 Tipos de resenha?

Tipos de resenha

  • Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Objetividade;
  • Imparcialidade;
  • Impessoalidade;
  • Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Cientificidade.

Qual frase começar uma resenha?

Para começar a resenha, é necessário fazer uma exposição inicial sobre a obra, o tema e o autor. Essa parte inicial é mais informativa e tem como intuito situar o leitor para que ele saiba o que vai encontrar no texto.