5 mins read

Qual é o agente transmissor da doença?

Quais são os agentes transmissores de doenças?

Transmissão de doenças infecciosas

  • Bactérias.
  • Vírus.
  • Fungos.
  • Parasitas.
  • Príons.

Em cache

Qual é o agente transmissor do vírus da dengue?

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

Quais são as formas de transmissão de doenças?

Muitas doenças são transmitidas pelo contato com a pessoa doente ou com suas secreções. Os tipos de transmissão por contato podem ser diretos ou indiretos: Contato direto: é a transmissão que ocorre com o contato da superfície corporal de uma pessoa infectada.

Quais são os tipos de agentes infecciosos?

Entre os principais agentes infecciosos, podemos citar: vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os agentes infecciosos podem adentrar o organismo pela pele, via respiratória, circulatória e mucosas, por exemplo. A transmissão também pode se dar de diferentes formas, podendo ser de maneira direta ou indireta.

O que é agente causador e agente transmissor?

O agente etiológico nada mais é do que o organismo causador da doença, e o vetor é aquele que transporta o agente etiológico. Citando novamente o exemplo da doença de Chagas, o Trypanossoma cruzi é o responsável por causar a doença, ou seja, o agente etiológico.

Qual é o agente transmissor do sarampo?

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Qual é o vírus causador da gripe?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Qual é o mosquito transmissor da malária?

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do tipo Plasmodium, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, também conhecido como “mosquito prego”.

Quais são as 7 doenças?

Conheça 7 doenças comuns na infância e as formas de tratá-las

  • 1.1 1. Refluxo.
  • 1.2 2. Alergias.
  • 1.3 3. Otite.
  • 1.4 4. Resfriado.
  • 1.5 5. Gripe.
  • 1.6 6. Diarreia.
  • 1.7 7. Pneumonia.

Quais são as três doenças transmitidas por vetores?

Em nosso país, inúmeras são as doenças transmitidas por vetores, como dengue, malária, doença de Chagas, leishmaniose, febre amarela, vírus Oroupouche, Mayaro, filarioses, febre do Oeste do Nilo, encefalites, entre outras.

O que é agente infecção?

→ Agentes infecciosos

Os principais agentes infecciosos são os vírus, bactérias, protozoários e fungos, entretanto, outros organismos como os helmintos, também podem ser assim denominados, não sendo essa, portanto, uma definição que engloba apenas micro-organismos.

Quais os tipos de cadeia de transmissão?

A transmissão pode ser direta (ex: dispersão de gotículas) ou indireta, mediante veículos de transmissão (ex: objetos, água, alimentos, produtos biológicos, incluindo soro e plasma) e/ou vetor.

Qual é o agente transmissor da Covid 19?

Catarro; Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Qual é o agente causador da caxumba?

Transmissão. A caxumba é causada por vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus. A transmissão ocorre por via aérea, por meio da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas.

O que transmite a poliomielite?

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Qual é o agente causador da hepatite?

O agente etiológico é um vírus DNA, hepatovírus da família Hepadnaviridae, podendo apresentar-se como infecção assintomática ou sintomática. Em pessoas adultas infectadas com o HBV, 90 a 95% se curam; 5 a 10% permanecem com o vírus por mais de seis meses, evoluindo para a forma crônica da doença.

Quem é o agente causador da pneumonia?

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Quem é o transmissor da febre amarela?

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.