5 mins read

Qual é o conceito de antítese?

Como identificar uma antítese?

Para identificar uma antítese, basta buscar pela presença de palavras, expressões e até mesmo orações com sentidos opostos.

O que é antítese e paradoxo exemplos?

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.
Em cache

É um exemplo de antítese?

Exemplos de frases com antítese

O leite está quente e o café está gelado . Ela está entre a vida e a morte . A vida é assim, cheia de tristezas e alegrias . Bonito para mim, feio para ela.

Quais são as figuras de linguagem antítese?

A antítese dá-se quando se utiliza duas palavras ou ideias com significados opostos. Na frase, “feio” e “bonito” são ideias opostas, mas utilizadas em conjunto para passar o pensamento desse ditado popular: se alguém ama uma pessoa considerada feia, tal pessoa será considerada bonita pelo ser que a ama.

Qual é o sinônimo de antítese?

9 sinônimos de antítese para 2 sentidos da palavra antítese: Oposição e contraste entre palavras e ideias: 1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.

Em que verso há uma antítese?

Os versos se constroem a partir de oposições, isto é, de antíteses: som-silêncio, luz-escuridão, dia-noite, não-sim. As antíteses também estão presentes em provérbios, na boca povo: "Quem quer faz, quem não quer manda".

O que é paradoxo 5 exemplos?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Como usar antítese?

A antítese é uma figura de linguagem que ocorre quando há a contraposição de palavras ou frases que expressem ideias opostas, mas não se excluem, e, sim, reforçam-se. Ela costuma usar dualidades clássicas na literatura, como nascimento e morte, dia e noite, luz e escuro, amor e ódio, bem e mal etc.

Qual a diferença entre antítese e antônimo?

Antônimos: são palavras que têm significados opostos, ou aproximadamente opostos, em um determinado contexto. É usado geralmente como recurso literário que cria antíteses e ajuda a formar as relações de paradoxos. A antítese é formada por uso de antônimos e os paradoxos por ideias que se anulam.

Qual é a diferença entre antítese e paradoxo?

Paradoxo e antítese: qual a diferença? Embora sejam figuras de pensamento baseadas na oposição, o paradoxo e a antítese se distinguem. O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso.

O que é hipérbole é um exemplo?

Em outras palavras, a hipérbole é um recurso muito utilizado, inclusive na linguagem do dia a dia, a qual expressa uma ideia exagerada ou intensificada de algo ou alguém, por exemplo: "Estou morrendo de sede".

O que é metáfora de um exemplo?

Exemplos de metáforas. Exemplo 1: Minha prima é uma flor. Explicação: ao lermos essa frase, sabemos que não se trata de um discurso literal. O emissor da mensagem estabelece uma comparação implícita entre a prima e a flor, e essa transferência resulta numa comunicação de sentido figurado.

O que é comparação é antítese?

Enquanto que a antítese ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos, a comparação aproxima dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança por meio de um conectivo (que, como).

O que é metonímia é um exemplo?

A metonímia é uma figura de linguagem em que se utiliza um termo no lugar de outro. Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa. Por exemplo: Depois de me formar, quero ter meu próprio teto.

Qual é o conceito de metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea.

O que é eufemismo é um exemplo?

O que é eufemismo:

“Ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, e “vestir paletó de madeira” são alguns exemplos de eufemismos utilizados para se referir a morte de alguém. No entanto, nestes exemplos, o eufemismo, mesmo na tentativa de suavizar a mensagem, pode apresentar um caráter grosseiro.

Qual é o conceito de comparação?

A comparação é uma figura de linguagem que estabelece relação entre dois ou mais elementos. A comparação é uma figura de linguagem muito comum e utilizada nos mais diversos contextos. É usada para relacionar, por semelhança, dois ou mais elementos. Não deve ser confundida com a metáfora.