6 mins read

Qual é o conceito de concessão?

O que é concessão no direito?

Concessão de direito real de uso – é o contrato pelo qual a Administração transfere o uso remunerado ou gratuito de terreno público a particular, como direito real resolúvel, para que dele se utilize em fins específicos de urbanização, industrialização, edificação, cultivo ou qualquer outra exploração de interesse …
Em cache

O que é concessão no direito administrativo?

Concessão pública é o contrato firmado entre a administração pública e uma empresa privada, para que esta passe a executar e explorar economicamente um serviço público onde são remuneradas por meio de tarifas pagas pelos usuários. São exemplos de concessões os aeroportos, rodovias e o setor de petróleo e gás.
Em cache

Quais são as concessões?

Sendo assim, existem quatro concessões: a parceria público-privada (PPP), a comum, a administrativa e a patrocinada.
Em cache

Como funciona o processo de concessão?

Como funcionam os contratos de concessão? Nos contratos de concessão comum, a tarifa cobrada do usuário e outras receitas de administração do serviço são suficientes para remunerar o concessionário pela prestação do serviço – e o governo tem a obrigação de contribuir com parte do pagamento para o investidor privado.

São exemplos de concessão do Poder Público?

A concessão pública é um contrato entre entes públicos e privados, no qual a empresa contratada fica responsável por executar um serviço de interesse das entidades públicas. Por exemplo: é de responsabilidade do Estado de São Paulo o fornecimento de energia elétrica para uso da população.

Como funciona o contrato de concessão?

Como funcionam os contratos de concessão? Nos contratos de concessão comum, a tarifa cobrada do usuário e outras receitas de administração do serviço são suficientes para remunerar o concessionário pela prestação do serviço – e o governo tem a obrigação de contribuir com parte do pagamento para o investidor privado.

Qual o conceito legal de concessão de serviço público?

A concessão de serviço público é uma espécie bem caracterizada. Ela pode definir-se como a delegação a um particular (pode eventualmente outorgar-se a ente público) pessoa natural ou jurídica, da gestão ou execução de um serviço público, por sua conta e risco, e remuneração pelos usuários.

Quais os benefícios da concessão?

Vantagens da concessão

  • Atração de capital privado, geralmente de empresas, que será utilizado na execução de serviços e obras públicas, ou seja, o Estado não necessita investir diretamente recursos públicos para tanto;
  • Utilização de regime jurídico mais flexível na prestação do serviço ou realização da obra.

Quando usar concessão?

Concessão é um substantivo feminino oriundo do latim "concessio" que significa permissão e expressa o ato ou efeito de conceder, outorgar ou entregar alguma coisa a alguém. Também pode estar relacionado com o privilégio que o Governo dá a particulares ou a empresas para exploração de serviços de utilidade pública.

Qual o prazo de uma concessão?

CONCESSÕES PRAZO DAS CONCESSÔES Quanto tempo pode durar uma concessão? As concessões têm uma duração limitada. Porém, a diretiva não prevê um número máximo de anos para o prazo de uma concessão.

Como fazer concessões?

4 maneiras de fazer concessões estratégicas e trabalhar melhor a sua vantagem:

  1. Rotule suas concessões. Não presuma que suas ações falarão por si mesmas. …
  2. Exigir e definir reciprocidade. …
  3. Faça concessões contingentes. …
  4. Faça concessões em prestações.

Como identificar uma concessão?

Em resumo, podemos dizer que: 1) quando se observa contraste entre orações em uma relação de subordinação, temos CONCESSÃO; 2) quando se observa contraste entre orações em uma relação de coordenação, temos ADVERSIDADE.

O que é fase de concessão?

Conjunto de operações preventivas, rotineiras e de emergência realizadas com o objetivo de preservar as características técnicas e físico-operacionais do Sistema Rodoviário e das instalações da Concessionária.

Qual a diferença entre autorização e concessão?

A autorização é ato discricionário e precário. A permissão é ato administrativo discricionário e precário. A concessão é contrato administrativo bilateral. A autorização e a permissão, por seu turno, distinguem-se em relação ao interesse visado com a atividade a ela relacionada.

O que é estratégia de concessão?

A estratégia concessão, tem como objetivo principal o desenvolvimento de relacionamentos e alianças. Poder ser aplicada nos seguintes casos: o outro é mais importante, posição de fraqueza, preservar relacionamento e crença de estar certo.

O que é concessões comuns?

Uma Concessão Comum é a delegação, por meio de um contrato, da prestação de um serviço público a uma empresa privada (concessionária), por prazo determinado e condições específicas.

O que é Concessivas exemplo?

O que é Concessivo:

Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

Como é feito concessão?

Uma concessão ocorre quando o governo (seja ele municipal, estadual ou federal) transfere a um terceiro (normalmente uma empresa privada) o direito de realizar e explorar algo que normalmente seria de sua responsabilidade.